Hipermetropia
Lista de 06 exercícios de Física com gabarito sobre o tema Hipermetropia com questões de Vestibulares.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema aqui.
01. (UNIFOR) Um oftalmologista explica que pais e professores devem estar atentos aos comportamentos das crianças. Uma dificuldade de aprendizado pode ser explicada por defeitos na visão. Alguns defeitos na visão como a miopia (distância do ponto próximo muito grande) e a hipermetropia (ponto distante de 250,00 mm) são causados pela falta de esfericidade do olho. Para corrigir essas deficiências, usamos as lentes esféricas. Uma pessoa que é míope, para corrigir essa dificuldade que ela tem de enxergar de longe, precisa usar uma lente esférica divergente. Já uma pessoa que é hipermétrope deve usar para correção uma lente esférica convergente. Com base no texto acima, a vergência de uma lente corretiva para um olho hipermétrope, cujo ponto próximo está a 80,00 cm, e um olho míope, cujo ponto distante está a 80,00 cm é, respectivamente:
- 2,75 di e – 1,25 di
- 5,25 di e – 1,25 di
- 4,25 di e – 8,75 di
- 1,25 di e – 2,75 di
- 1,75 di e – 2,25 di
02. (UESB) Um estudante com hipermetropia, para ler um livro de Física, precisa posicioná-lo a 37,5cm dos olhos, sem usar os óculos. Colocando-os, consegue ler a uma distância de 25,0cm.
O tipo de lente que corrige o defeito e a sua vergência, em dioptrias, é
- divergente e +1,33
- divergente e 0,75
- convergente e 0,75
- convergente e −1,33
- convergente e +1,33
03. (ULBRA) Um globo ocular curto demais não consegue focalizar, na retina, objetos próximos, pois a focalização ocorre atrás da retina. Uma pessoa com esse tipo de olho é hipermétrope. A hipermetropia é corrigida com lentes de bordas finas ou positivas, pois, no ar, elas convergem os raios luminosos, ajudando a compensar a distância insuficiente entre o cristalino e a retina.
O ponto próximo de uma pessoa hipermétrope está 2 m de seus olhos. Qual é a vergência da lente que ela deve usar para conseguir enxergar a 25 cm?
- 1,5 dioptrias.
- 2,0 dioptrias.
- 2,5 dioptrias.
- 3,5 dioptrias.
- 4,0 dioptrias.
04. (UNIPAM) O estudo das lentes esféricas é um dos grandes trunfos da Óptica Geométrica. Por meio do conhecimento do comportamento dos raios de luz, foi possível não só aperfeiçoar quase todos os instrumentos ópticos mas também possibilitar a invenção de equipamentos que trouxeram avanços tecnológicos surpreendentes, como os microscópios, os telescópios e os espectrômetros.
As lentes esféricas são muito usadas para a correção de problemas d, de hipermetropia, de astigmatismo, de presbiopia, de estrabismo, entre outros.
Com relação às lentes, considere as seguintes afirmações:
I. As lentes esféricas de bordas grossas têm, em quaisquer circunstâncias, caráter divergente.
II. As imagens formadas por lentes divergentes são, em quaisquer circunstâncias, direitas e reduzidas em relação ao objeto.
III. As lentes divergentes podem corrigir a hipermetropia, uma vez que a imagem no olho hipermétrope se forma atrás da retina.
É CORRETO apenas o que se afirma em
- I e II.
- II e III.
- II.
- III.
05. (UFRR) “Podemos definir o defeito visual hipermetropia como sendo um defeito oposto ao defeito visual miopia (não permite visão nítida de um objeto distante). A hipermetropia caracteriza-se por um achatamento do olho na direção do eixo ante posterior ou por uma convergência diminuída, em relação olho normal. No caso da hipermetropia, a imagem é formada depois da retina e isso provoca falta de nitidez na formação de imagens próximas. Para que uma pessoa hipermetrope consiga enxergar com nitidez os objetos que estão próximos a ela, é necessário aumentar a convergência de seu olho.....
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/hipermetropia.htm em 18/07/2016
Uma pessoa que possui hipermetropia pode utilizar lentes para corrigir este defeito visual. Neste caso, para correção do defeito visual pode-se utilizar
- lentes biconvexas;
- lentes planas e paralelas;
- espelhos convexos;
- lentes bicôncavas;
- lentes plano-côncavas.
06. (FIP-Moc) Um aluno possui hipermetropia e só consegue ler se a imagem estiver a 1,0 m de distância de seus olhos. Ele toma emprestados os óculos de seu colega com hipermetropia, que possuem lentes com vergência de 2 dioptrias e coloca o texto a 25 cm dos olhos.
O aluno enxergará a imagem:
- nítida, pois ambos os colegas têm hipermetropia.
- nítida, pois a lente corretiva para seu problema é divergente.
- não nítida, pois a lente de que precisa deve ser convergente.
- não nítida, pois a lente corretiva para seu caso não é de 2 di.
- nítida, pois a lente para ele é independente do defeito da visão.