Lentes Esféricas: Lentes Convergentes
Lista de 10 exercícios de Física com gabarito sobre o tema Lentes Esféricas: Lentes Convergentes com questões de Vestibulares.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema aqui.
01. (UFT) Um dos mais elementares instrumentos ópticos de aumento é a lupa. Entretanto, apresenta limitações em seu aumento nominal devido ao valor reduzido da distância mínima de visão distinta e as deformações na imagem do objeto, o que limita o aumento da convergência. Para solucionar esses problemas, pode-se associar a lupa a uma lente convergente, criando um sistema óptico com duas lentes convergentes. O instrumento óptico que utiliza esse sistema de duas lentes convergentes é:
- binóculo.
- telescópio refletor.
- microscópio simples.
- microscópio composto
02. (UFPR) Um microscópio composto é constituído, em sua forma mais simples, por duas lentes convergentes colocadas em sequência, conforme esquematizado na figura abaixo. A lente mais próxima ao objeto é chamada objetiva e a lente mais próxima ao olho humano é chamada ocular. A imagem formada pela objetiva é real, maior e invertida, e serve como objeto para a ocular, que forma uma imagem virtual, direita e maior com relação à imagem formada pela objetiva. Suponha que a distância focal da lente objetiva seja 1 cm, a distância focal da lente ocular seja 4 cm e a distância entre as lentes seja de 6 cm.
Com base nas informações acima e nos conceitos de Óptica, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) Para que a imagem formada pela objetiva tenha as características especificadas no enunciado, o objeto deve estar a uma distância maior que 2 cm dessa lente.
( ) Supondo que o objeto esteja a uma distância de 1,5 cm da objetiva, a imagem formada por esta lente estará a 3 cm dela.
( ) A imagem final formada por este microscópio é virtual, invertida e maior em relação ao objeto.
( ) A imagem formada pela objetiva deve estar a uma distância maior que 4 cm da ocular.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
- V – F – F – V.
- F – V – V – F.
- V – V – F – F.
- F – F – V – V.
- F – V – V – V.
03. (UECE) Sobre lentes convergentes, é correto afirmar que um raio de luz que incide o paralelo ao eixo da lente
- passa pelo foco após a refração.
- passa pelo foco após a difração.
- segue paralelo ao eixo após a refração.
- segue paralelo ao eixo após a difração.
04. (UEG) O olho humano é um órgão complexo composto por um sistema de lentes convergentes, cujas mais importantes são a córnea e o cristalino. Sobre o mecanismo deficiências visuais mo de funcionamento e deficiências do olho, baseado nestas lentes, verifica-se que
- na miopia a córnea torna-se excessivamente plana, o que dificulta a identificação de objetos distantes.
- na presbiopia o cristalino torna-se mais flexível, dificultando a acomodação adequada e a identificação de objetos próximos.
- na hipermetropia o formato achatado do cristalino faz com que a imagem de um determinado objeto seja formada atrás da retina.
- no astigmatismo uma pessoa tem deformações nas curvaturas da córnea, o que leva a apenas uma visão ruim em diversas direções.
05. (UnB) Com a evolução tecnológica, os projetores cinematográficos passaram a utilizar um complexo ajuste de lentes para exibir os filmes nas grandes telas de projeção atuais. A respeito desse assunto, julgue o item.
No caso de lentes convergentes, se um objeto estiver na região entre o foco e o centro da lente, a imagem formada será
- virtual, invertida e de maior tamanho.
- real, direita e de menor tamanho.
- virtual, direita e de maior tamanho.
- real, invertida e de menor tamanho.
06. (PUC-SP) O globo ocular humano, com cerca de 25 milímetros de diâmetro, é o responsável pela captação da luz refletida pelos objetos à nossa volta. O olho humano é um órgão da visão, no qual uma imagem óptica do mundo externo é produzida, transformada em impulsos nervosos e conduzida ao cérebro pelo nervo óptico. O olho humano basicamente se restringe a duas lentes convergentes de alto poder refrativo: a córnea, com aproximadamente 2,3cm de distância focal, e o cristalino, com aproximadamente 7,1cm de distância focal. Considerando esses valores como médios, uma vez que podem variar de pessoa para pessoa, podemos calcular que a córnea e o cristalino, respectivamente, possuem aproximadamente
- + 0,43 dioptrias e + 0,14 dioptrias.
- + 4,3 dioptrias e + 1,4 dioptrias.
- + 43 dioptrias e + 14 dioptrias.
- - 4,3 dioptrias e - 1,4 dioptrias.
- - 43 dioptrias e - 14 dioptrias.
07. (Unichristus) Texto para a questão.
O MICROSCÓPIO COMPOSTO
O microscópio composto é usado para ver objetos muito pequenos que se encontram a pequenas distâncias. Em sua forma mais simples, ele consiste de duas lentes convergentes. A lente mais próxima do objeto é chamada de objetiva. A lente mais próxima do olho, chamada de visor ou ocular, é usada como um ampliador simples para ver a imagem formada pela objetiva.
Tipler e Mosca
Na objetiva, a imagem formada para a ampliação na ocular será
- virtual, invertida e maior.
- virtual, direita e menor.
- real, direita e maior.
- real, invertida e menor.
- real, invertida e maior.
08. (EMESCAM) O microscópio óptico (ver figura) proporcionou um grande avanço nas ciências biológicas e biomédicas. As ampliações feitas pelo microscópio são baseadas nas propriedades das lentes convergentes.
Em relação à formação de imagens para uma lente convergente, qual das afirmações abaixo é correta?
- Um objeto colocado entre o foco e o ponto antiprincipal objeto forma uma imagem real, invertida e maior.
- Um objeto colocado entre o foco e o ponto antiprincipal objeto forma uma imagem real, invertida e menor.
- Um objeto colocado entre o foco e o ponto antiprincipal objeto forma uma imagem virtual, invertida e maior.
- Um objeto colocado entre o foco e o ponto antiprincipal objeto forma uma imagem virtual, direita e maior.
- Um objeto colocado entre o foco e o ponto antiprincipal objeto forma uma imagem real, direita e menor.
09. (EMESCAM) O olho humano é um órgão da visão, no qual uma imagem óptica do mundo externo é produzida, transformada em impulsos nervosos e conduzida ao cérebro. O olho está representado na figura:
Sobre a visão, analise as afirmações abaixo:
(I) O cristalino consiste numa lente biconvexa que forma uma imagem real e invertida sobre a retina.
(II) Para que a imagem se forme na retina, os músculos do olho alteram a distância focal do cristalino, propiciando a chamada acomodação visual para objetos situados em posições diferentes.
(III) Uma pessoa míope não enxerga bem, pois a imagem se forma antes da retina, e para corrigir esse problema ela deve usar óculos com lentes convergentes.
(IV) Uma pessoa que sofre de hipermetropia não enxerga bem, pois a imagem se forma depois da retina, e para corrigir esse problema ela deve usar óculos com lentes convergentes. Podemos afirmar que:
- Todas as afirmações estão corretas;
- Somente as afirmações (I), (II) e (III) estão corretas;
- Somente as afirmações (II), (III) e (IV) estão corretas;
- Somente as afirmações (I) e (IV) estão corretas;
- Somente as afirmações (I), (II) e (IV) estão corretas.
10. (UFF) Uma lente convergente de pequena distância focal pode ser usada como lupa, ou lente de aumento, auxiliando, por exemplo, pessoas com deficiências visuais a lerem textos impressos em caracteres pequenos. Supondo que o objeto esteja à esquerda da lente, é correto afirmar que, para produzir uma imagem maior que o objeto, este deve ser:
- colocado sobre o foco e a imagem será real;
- posicionado entre a lente e o foco e a imagem será real;
- posicionado num ponto à esquerda muito afastado da lente e a imagem será virtual;
- posicionado num ponto à esquerda do foco, mas próximo deste, e a imagem será virtual;
- posicionado entre a lente e o foco e a imagem será virtual.