Aldeídos
Lista de 15 exercícios de Química com gabarito sobre o tema Aldeídos com questões de Vestibulares.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Aldeídos.
01. (FUVEST-SP) O aldeído valérico, mais conhecido por pentanal, apresenta que fórmula molecular?
- C5H10O
- C5H5O2
- C5H10O2
- C5H8O
- C5H12O
02. (UFU-MG) O nome correto do composto abaixo, de acordo com a IUPAC, é:
- 3-fenil-5-isopropil-6-metil-octanal
- 3-fenil-5-sec-butil-6-metil-heptanal
- 3-fenil-5-isopropil-6-metil-octanol
- 2-fenil-4-isopropil-5-metil-octanal
- 4-isopropil-2-fenil-5-metil-heptanal
03. (Puccamp-SP) Além de ser utilizada na preparação do formol, a substância da fórmula mostrada na figura a seguir tem aplicação industrial na fabricação de baquelite.
A função química e o nome oficial desse composto são, respectivamente:
- aldeído e metanal.
- éter e metoximetano.
- ácido carboxílico e metanoico.
- cetona e metanal.
- álcool e metanol.
04. (UFMT) Analise as seguintes informações referentes ao composto 3,7-dimetil-2,6-octadienal.
I) Apresenta dois carbonos terciários na sua estrutura.
II) Apresenta fórmula molecular C10H16O.
III) Apresenta cadeia homocíclica e insaturada.
IV) Apresenta apenas três carbonos secundários na sua estrutura.
Estão corretas apenas as afirmações:
- I e III.
- II e IV.
- I e II.
- II e III.
- III e IV.
05. (UFPA) O caproaldeído é uma substância com odor desagradável e irritante, que é eliminada pelas cabras durante o seu processo de transpiração. Sabendo que esse aldeído é um hexanal, podemos afirmar que, em uma molécula desse composto, o número de hidrogênios é igual a:
- 4
- 5
- 6
- 10
- 12
06. (Unicentro) O nome do composto a seguir é:
- ácido 3-metil butanodioico.
- pentanal.
- ácido pentanodioico.
- 2-metil butanal.
- pentanona.
07. (FMTM-MG) “O bom uísque se conhece no dia seguinte”. “Essa tequila você pode beber sem medo do dia seguinte”. Essas frases, comuns em propagandas de bebidas alcoólicas, referem-se à dor de cabeça que algumas bebidas causam. A principal responsável por ela é a substância chamada etanal. Assinale a alternativa que apresenta a função química e a fórmula estrutural dessa substância:
- álcool, H3C – COH.
- aldeído, H3C – CH2OH.
- aldeído, H3C – COH.
- álcool, H3C – OH.
- aldeído, H3C – OH.
08. (PUCCamp) A seguir estão representadas duas fórmulas de poluentes encontrados no ar, provenientes de automóveis que utilizam etanol como combustível.
Ambas as substâncias apresentam a função orgânica:
- álcool.
- cetona.
- aldeído.
- ácido carboxílico.
- éter.
09. (Enem) A ozonólise, reação utilizada na indústria madeireira para a produção de papel, é também utilizada em escala de laboratório na síntese de aldeídos e cetonas. As duplas ligações dos alcenos são clivadas pela oxidação com o ozônio (03), em presença de água e zinco metálico, e a reação produz aldeídos e/ou cetonas, dependendo do grau de substituição da ligação dupla. Ligações duplas dissubstituídas geram cetonas, enquanto as ligações duplas terminais ou monossubstituídas dão origem a aldeídos, como mostra o esquema.
Considere a ozonólise do composto 1-fenil-2-metilprop-1-eno:
Quais são os produtos formados nessa reação?
- Benzaldeído e propanona.
- Propanal e benzaldeído.
- 2-fenil-etanal e metanal.
- Benzeno e propanona.
- Benzaldeído e etanal.
10. (URCA) Reações de desidratação de álcoois, oxidação de aldeídos e polimerização de cloreto de vinila dão origem, respectivamente, a:
- alcanos, fenóis e poliamidas.
- alcenos, ácidos carboxílicos e PVC.
- alcinos, aminas e dióis.
- éteres, cetonas e baquelite.
- ácidos carboxílicos, álcoois e proteínas.
11. (UNIFOR Medicina) O Instituto Butantan, maior centro de pesquisa biomédica da América Latina, e a universidade americana Stanford descobriram uma molécula que controla a dor inflamatória. Estudos estão sendo testados em animais e o próximo passo é testar em humanos. Foram quatro anos de estudo. Os pesquisadores esperam que essa molécula seja usada para fabricar medicamentos com menos efeitos colaterais. A molécula se chama “Alda Um”. Ela ativa a enzima que está dentro da célula, chamada aldeído desidrogenase-2, e com issohá uma limpeza da célula. “Esses aldeídos são produzidos desde a ingestão de álcool, quando o indivíduo ingere álcool, ele tem um acúmulo. Além da presença de uma doença, de uma inflamação, por exemplo, a gente observou que também tem um aumento desses aldeídos tóxicos. E eles são capazes de induzir a dor”, explica a pesquisadora do Instituto Vanessa Zambelli. “A substância combate a dor em roedores. E isso gera uma grande perspectiva para, se for segura, que tenha resultado em humanos”.
Fonte: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2014/10/pesquisadores-descobrem-molecula-que-podecontrolar-dor-inflamatoria.html Acesso em 27 out. 2014. (com adaptações)
- a molécula “Alda Um” é um modulador negativo da atividade da enzima aldeído desidrogenase-2.
- o etanol é degradado no metabólito acetaldeído pela ação enzimática da aldeído desidrogenase-2.
- a enzima álcool desidrogenase catalisa a degradação dos metabolitos obtidos da quebra do acetaldeído.
- a ativação da aldeído desidrogenase-2 favorece a depleção dos aldeídos dentro da célula.
- a molécula “Alda Um”, se for segura, gera perspectiva no combate à inflamação pois degrada aldeídos diretamente.
12. (UNIVAG) Aldeídos e cetonas podem ser diferenciados a partir de um teste conhecido como Fehling. Duas soluções conhecidas como Fehling A e Fehling B são misturadas e adicionadas à solução contendo a substância a ser testada. O produto da mistura Fehling reage com a carbonila do aldeído, provocando sua oxidação. Se a solução mudar de cor (de azul para marrom), dizemos que o teste deu positivo, indicando a presença de aldeído na solução. A seguir são apresentadas as fórmulas estruturais de algumas substâncias comuns:
Soluções das substâncias 1, 2, 3 e 4 foram analisadas com o teste de Fehling. É correto afirmar que o teste dará positivo para a solução contendo a substância
- 3, produzindo a substância 2.
- 1, produzindo a substância 2.
- 2, produzindo a substância 3.
- 2, produzindo a substância 1.
- 4, produzindo a substância 3.
13. (UDESC) Algumas substâncias apresentam aromas bastante agradáveis e podem ser utilizadas na área de perfumaria, assim como os agentes aromatizantes em alimentos. Dentre as várias substâncias, as cetonas e os aldeídos são bastante utilizados. Estas propriedades também são encontradas na acetofenona (aroma de pistache) e no benzaldeído (aroma de amêndoas).
A reação a seguir utiliza a acetofenona para a formação da imina com 70% de rendimento da reação.
Assinale a alternativa que contém a massa de imina obtida a partir de 1 mol de acetofenona, na reação apresentada acima.
- 147,0
- 109,2
- 102,9
- 84,0
- 93,5
14. (UPE) Cientistas da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos divulgaram a primeira evidência de que a bebida alcoólica pode ser cancerígena. Segundo a líder do estudo, o corpo humano transforma as moléculas do álcool existente na cerveja, no vinho e nos licores. Esse processo de metabolização forma o acetaldeído, que tem estrutura semelhante à de um composto conhecido por ser cancerígeno: o formaldeído, o qual pode causar tumores nos pulmões, no nariz, no cérebro e no sangue humano (leucemia). Causa também sérios danos ao DNA, o que pode acarretar outras anomalias no organismo.
Disponível em: http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2012/08/22/ (Adaptado)
Em relação ao texto acima, são feitas três afirmativas a seguir:
I. A substância cancerígena produzida é o CH2O.
II. O processo metabólico indicado é uma oxidação do HOCH2CH3 para formar o CH3CHO.
III. Os dois aldeídos apresentados são isômeros constitucionais e potencialmente cancerígenos.
Está CORRETO o que se afirma em
- I.
- II.
- I e II.
- I e III.
- I, II e III.
15. (EsPCEx) Em química orgânica existem várias apresentações de fórmulas, como fórmulas moleculares e percentuais. A fórmula molecular indica o número de átomos de cada elemento em uma molécula da substância. A fórmula percentual indica a porcentagem, em massa, de cada elemento que constitui a substância. Uma maneira de determinação dessa fórmula é a partir da fórmula molecular, aplicando-se conceitos de massa atômica e massa molecular.
FONSECA, Martha Reis Marques da, Química Geral, São Paulo, Ed FTD, 2007, Pág. 114
Tratando-se da estrutura e fórmula molecular, aldeídos são substâncias orgânicas que apresentam em sua estrutura o grupo carbonila ligado a um átomo de hidrogênio, na ponta de uma cadeia carbônica.
Considere os seguintes aldeídos: metanal; etanal; propanal; 3-metilbutanal e 2-metilbutanal.
Baseado nas fórmulas moleculares dos compostos citados, o aldeído que apresenta, em sua fórmula percentual, aproximadamente 54,5 % em massa de carbono (C) na sua estrutura é o
- metanal.
- etanal.
- propanal.
- 3-metilbutanal.
- 2-metilbutanal.