Futurismo
Lista de 12 exercícios de História da Arte com gabarito sobre o tema Futurismo com questões de Vestibulares.
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01. (Fuvest) O futurismo de Marinetti e o fascismo de Benito Mussolini têm em comum:
- a constatação da falência cultural da Itália, que se agarrou ao passado romano e ignorou os grandes avanços da Primeira Revolução Industrial.
- o desejo de proporcionar aos cidadãos italianos o acesso aos bens de consumo e a implantação do Estado de bem-estar social.
- o esforço de modernização cultural e a tentativa de demolir as edificações que restaram do passado romano.
- a valorização e a adoção das bases e dos princípios das teorias revolucionárias anarquistas e socialistas.
- a glorificação da ideologia da guerra e da velocidade proporcionada pelos avanços técnicos e militares.
Resposta: E
Resolução: O “Manifesto Futurista” (1909), de Filippo Marinetti, aproximava-se do fascismo por conta do discurso belicista e da glorificação das novas tecnologias militares como símbolo da força do país. De grande repercussão na Itália, artistas “futuristas” como Marinetti se identificaram politicamente com o fascismo. Fonte: ETAPA
02. (UEL) Considerando as transformações da Arte Moderna em relação ao Período Acadêmico, observe as figuras 6 e 7 das obras futuristas e leia o texto a seguir.
Para os futuristas, os objetos não se esgotavam no contorno aparente e os seus aspectos se interpenetravam continuamente, devido, sobretudo, à nossa visão, que é dinâmica e vê vários espaços a um só tempo ou vários tempos num só espaço.
(DELL’ARCO, M. F., 1968, apud MORAIS, F. Arte é o que eu e você chamamos arte. Rio de Janeiro: Record, 2000. p.254.)
Com base nas figuras, no texto e nos conhecimentos a respeito do movimento Futurista, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) A partir do contato com o Cubismo, os futuristas investiram menos no tema e se aplicaram a complementar seu divisionismo colorista com uma fragmentação formal do tipo cubista. As obras futuristas demonstravam a possibilidade de usar a arte como meio para captar os aspectos de um entorno dinâmico. O divisionismo lhes permitia imprimir um ritmo dinâmico na composição.
( ) Boccioni, em seu Manifesto da Escultura Futurista, proclamou o uso de um único tipo de material na escultura. Enfatizou a imitação de fórmulas herdadas do passado baseadas na cópia do modelo nu e no estudo da estatuária clássica.
( ) Enquanto, no Cubismo, a geometrização enfatiza a estrutura formal do motivo representado, a fragmentação futurista tem a meta de criar elementos lineares (“linhas de força”) que podem ser seriados para produzir um efeito de movimento. A coerência formal no Futurismo tem importância secundária.
( ) O Futurismo italiano foi impulsionado na primeira década do século XXI pelas exposições e imagens do Realismo e do Neoclassicismo, sendo também influenciado pelo Expressionismo alemão.
( ) O Futurismo teve sua origem em uma maneira de entender a civilização, considerando o dinamismo como sensação típica do “nosso” tempo a ser buscada na pintura e na escultura. Em alguns aspectos foi um movimento radical que rechaçou todas as tradições, valores e instituições sempre respeitados. Valorizou o registro da velocidade como valor plástico.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
- V, V, V, F, F.
- V, V, F, V, F.
- V, F, V, F, V.
- F, V, F, V, F.
- F, F, V, F, V.
Resposta: C
Resolução: Verdadeiro. Os futuristas como Carrà e Severini (que, morando em Paris, conheciam o cubismo desde seus primórdios) apropriaram-se de aspectos da linguagem formal do cubismo e usaram-na para seus próprios fins. Um dos aspectos utilizados pelos futuristas foi a fragmentação da imagem perceptual. Boccioni e Carrà estabeleceram contato com a pintura cubista em 1911, numa viagem a Paris, sob orientação de Severini. Isso resultou em um menor investimento no tema e em uma apropriação da fragmentação formal do tipo cubista para que, através do divisionimo colorista, pudessem expressar a sensação de dinamismo. De 1910 a 1914, o método comum aos pintores futuristas foi um divisionismo que lhes permitia imprimir um ritmo dinâmico nas composições.
Falso: O Manifesto da escultura futurista, de Umberto Boccioni, proclama a diversidade de materiais para a escultura, enfatizando o movimento, rompendo com o modelo e o estático da estatuária clássica.
Verdadeiro: O uso do divisionismo pelos cubistas (Picasso e Braque) tinha o propósito definido da geometrização dos planos que enfatiza a estrutura formal do motivo representado. Na pintura futurista, a meta é bastante diferente. Trata-se de criar elementos lineares (“linhas de força”) que podem ser “seriados” para produzir um efeito de movimento. A coerência formal cubista tem no futurismo uma importância secundária.
Falso: O movimento Futurista italiano aconteceu na primeira década do século XX, não do século XXI. Teve influências das imagens do Cubismo e do Impressionismo e não do Realismo e do Expressionismo.
Verdadeiro: Em 1910, um grupo formado por Boccioni, Carrà, Russolo, Balla e Severini expôs com precisão um segundo manifesto, chamado “técnico”, contendo menos ruído e muito mais estética: “o gesto que reproduzimos numa tela não deveria ser nunca mais um momento fixo no dinamismo universal. Deveria ser simplesmente a sensação dinâmica mesma eternizada”. Quanto às tradições, aos valores e às instituições acadêmicas, o manifesto diz: “lutamos contra o nu na arte, tão enjoativo e tedioso como o adultério na literatura”. O ponto essencial deste manifesto é declarar que os críticos são daninhos e insistir no dinamismo como sensação típica de nosso tempo, sendo dever do artista transladar esta sensação para a pintura e para a escultura.
03. (ENEM 2017) E venham, então, os alegres incendiários de dedos carbonizados! Vamos! Ateiem fogo às estantes das bibliotecas! Desviem o curso dos canais para inundar os museus! Empunhem as picaretas, os machados, os martelos e deitem abaixo sem piedade as cidades veneradas!
MARINETTI, F. T. Manifesto futurista. Disponível em: www.sibila.com.br. Acesso em: 2 ago. 2012 (adaptado).
Que princípio marcante do Futurismo e comum a várias correntes artísticas e culturais das primeiras três décadas do século XX está destacado no texto?
- A tradição é uma força incontornável.
- A arte é expressão da memória coletiva.
- A modernidade é a superação decisiva da história.
- A realidade cultural é determinada economicamente.
- A memória é um elemento crucial da identidade cultural.
Resposta: C
Resolução:
04. (FAMECA) Nós cantaremos as grandes multidões movimentadas pelo trabalho [...]; a vibração noturna dos arsenais e dos estaleiros sob suas violentas luas elétricas; [...] as usinas suspensas nas nuvens pelos barbantes de suas fumaças; [...] as locomotivas de grande peito, [...] como enormes cavalos de aço.
(Filippo Tommaso Marinetti. “Manifesto do Futurismo”. In: Gilberto M. Teles. Vanguarda europeia e modernismo brasileiro, 1986.)
O Manifesto do Futurismo foi publicado, pela primeira vez, no jornal francês Le Figaro, em 20 de fevereiro de 1909.
Observa-se, pela leitura do excerto, que o Futurismo enaltecia a experiência humana produzida
- pela diversificação industrial com o emprego de novos tipos de energia e de metais.
- pela superação da pintura e da literatura devido à criação industrial de imagens plásticas.
- pela onipresença de pequenas unidades produtoras nas sociedades europeias.
- pela semelhança do novo mundo industrial com as paisagens naturais românticas.
- pela libertação da humanidade do trabalho repetitivo em linhas de montagem.
Resposta: A
Resolução: "[...] as usinas suspensas nas nuvens pelos barbantes de suas fumaças; [...] as locomotivas de grande peito, [...] como enormes cavalos de aço.", ou seja, pela diversificação industrial com o emprego de novos tipos de energia e de metais.
05. (ENEM 2019) 1. Nós queremos cantar o amor ao perigo, o hábito da energia e da temeridade.
2. A coragem, a audácia, a rebelião serão elementos essenciais de nossa poesia.
3. A literatura exaltou até hoje a imobilidade pensativa, o êxtase, o sono. Nós queremos exaltar o movimento agressivo, a insônia febril, o passo de corrida, o salto mortal, o bofetão e o soco.
4. Nós afirmamos que a magnificência do mundo enriqueceu-se de uma beleza nova: a beleza da velocidade. Um automóvel de corrida com seu cofre enfeitado com tubos grossos, semelhantes a serpentes de hálito explosivo... um automóvel rugidor, que parece correr sobre a metralha, é mais bonito que a Vitória de Samotrácia.
5. Nós queremos entoar hinos ao homem que segura o volante, cuja haste ideal atravessa a Terra, lançada também numa corrida sobre o circuito da sua órbita.
6. E preciso que o poeta prodigalize com ardor, fausto e munificiência, para aumentar o entusiástico fervor dos elementos primordiais.
MARINETTI, F. T. Manifesto futurista. In: TELES, G. M. Vanguardas europeias e Modernismo brasileiro. Petrópolis: Vozes, 1985.
O documento de Marinetti, de 1909, propõe os referenciais estéticos do Futurismo, que valorizam a
- composição estática.
- inovação tecnológica.
- suspensão do tempo.
- retomada do helenismo.
- manutenção das tradições.
Resposta: B
Resolução:
06. (Enem 2017) E venham, então, os alegres incendiários de dedos carbonizados! Vamos! Ateiem fogo às estantes das bibliotecas! Desviem o curso dos canais, para inundar os museus! Empunhem as picaretas, os machados, os martelos e deitem abaixo sem piedade as cidades veneradas!
MARINETTI, F. T. Manifesto futurista. Disponível em: www.sibíla.com.br. Acesso em: 2 ago. 2012 (adaptado).
Que princípio marcante do Futurismo e comum a várias correntes artísticas e culturais das primeiras três décadas do século XX está destacado no texto?
- A tradição é uma força incontornável.
- arte é expressão da memória coletiva.
- A modernidade é a superação decisiva da história.
- A realidade cultural é determinada economicamente.
- A memória é um elemento crucial da identidade cultural.
Resposta: C
Resolução:
07. (ENEM PPL 2016)
TEXTO II
A existência dos homens criadores modernos é muito mais condensada e mais complicada do que a das pessoas dos séculos precedentes. A coisa representada, por imagem, fica menos fixa, o objeto em si mesmo se expõe menos do que antes. Uma paisagem rasgada por um automóvel, ou por um trem, perde em valor descritivo, mas ganha em valor sintético. O homem moderno registra cem vezes mais impressões do que o artista do século XVIII.
LEGÉR, F. Funções da pintura. São Paulo: Nobel, 1989.
A vanguarda europeia, evidenciada pela obra e pelo texto, expressa os ideais e a estética do
- Cubismo, que questionava o uso da perspectiva por meio da fragmentação geométrica.
- Expressionismo alemão, que criticava a arte acadêmica, usando a deformação das figuras.
- Dadaísmo, que rejeitava a instituição artística, propondo a antiarte.
- Futurismo, que propunha uma nova estéstica, baseada nos valores da vida moderna.
- Neoplasticismo, que buscava o equilíbrio plástico, com utilização da direção horizontal e vertical.
Resposta: D
Resolução: No texto I, o título “A hieroglífica dinâmica do Bal Tabarim”, da obra de Severini, está vinculada à ideia de movimento, se pensarmos na noção que o termo “dinâmica” apresenta. Já no texto II, o trecho “uma paisagem rasgada por um automóvel” reforça o sentido de modernidade. Neste sentido, os textos I e II dialogam com as características da vanguarda Futurista. Fonte: Descomplica
08. (UEA - SIS) Leia o trecho inicial do “Manifesto do Futurismo”, publicado por Filippo Tommaso Marinetti em 1909 no jornal Le Figaro em Paris.
1. Nós queremos cantar o amor ao perigo, o hábito à energia e à temeridade.
2. Os elementos essenciais de nossa poesia serão a coragem, a audácia e a revolta.
3. Tendo a literatura até aqui enaltecido a imobilidade pensativa, o êxtase e o sono, nós queremos exaltar o movimento agressivo, a insônia febril, o passo ginástico, o salto mortal, a bofetada e o soco.
(Apud Gilberto Mendonça Teles. Vanguarda europeia e Modernismo brasileiro, 1992.)
Considerando tais preceitos, assinale a alternativa cujos versos, extraídos da obra poética de Fernando Pessoa, revelam influência do Futurismo.
- Amemo-nos tranquilamente, pensando que podíamos,
Se quiséssemos, trocar beijos e abraços e carícias,
Mas que mais vale estarmos sentados ao pé um do
[outro
Ouvindo correr o rio e vendo-o. - Mas, ah outra vez a raiva mecânica constante!
Outra vez a obsessão movimentada dos ônibus.
E outra vez a fúria de estar indo ao mesmo tempo
[dentro de todos os comboios
De todas as partes do mundo,
De estar dizendo adeus de bordo de todos os navios,
Que a estas horas estão levantando ferro ou afastan-
[do-se das docas. - Súbita mão de algum fantasma oculto
Entre as dobras da noite e do meu sono
Sacode-me e eu acordo, e no abandono
Da noite não enxergo gesto ou vulto.
Mas um terror antigo, que insepulto
Trago no coração, como de um trono
Desce e se afirma meu senhor e dono
Sem ordem, sem meneio e sem insulto. - Quem me dera que a minha vida fosse um carro de bois
Que vem a chiar, manhãzinha cedo, pela estrada,
E que para de onde veio volta depois
Quase à noitinha pela mesma estrada. - Passou a diligência pela estrada, e foi-se;
E a estrada não ficou mais bela, nem sequer mais feia.
Assim é a ação humana pelo mundo fora.
Nada tiramos e nada pomos; passamos e esquecemos;
E o sol é sempre pontual todos os dias.
Resposta: B
Resolução: Mas, ah outra vez a raiva mecânica constante!
Outra vez a obsessão movimentada dos ônibus.
E outra vez a fúria de estar indo ao mesmo tempo
[Dentro de todos os comboios
De todas as partes do mundo,
De estar dizendo adeus de bordo de todos os navios,
Que a estas horas estão levantando ferro ou afastan-
[Do-se das docas.
09. (Unifesp) Leia um trecho do “Manifesto do Futurismo” publicado por Filippo Tommaso Marinetti (1876-1944) no ano de 1909.
Nós cantaremos as grandes multidões movimentadas pelo trabalho, pelo prazer ou pela revolta; as marés multicoloridas e polifônicas das revoluções nas capitais modernas; a vibração noturna dos arsenais e dos estaleiros sob suas luas elétricas; as estações glutonas comedoras de serpentes que fumam; as usinas suspensas nas nuvens pelos barbantes de suas fumaças; os navios aventureiros farejando o horizonte; as locomotivas de grande peito, que escoucinham os trilhos, como enormes cavalos de aço freados por longos tubos, e o voo deslizante dos aeroplanos, cuja hélice tem os estalos da bandeira e os aplausos da multidão entusiasta.
(Apud Gilberto Mendonça Teles. Vanguarda europeia e modernismo brasileiro, 1992. Adaptado.)
Em consonância com este preceito do Futurismo estão os seguintes versos, extraídos da produção poética de Fernando Pessoa (1888-1935):
- Nas cidades a vida é mais pequena
Que aqui na minha casa no cimo deste outeiro.
Na cidade as grandes casas fecham a vista à chave,
Escondem o horizonte, empurram o nosso olhar para longe de todo o céu,
Tornam-nos pequenos porque nos tiram o que os nossos olhos nos podem dar,
E tornam-nos pobres porque a nossa única riqueza é ver. - Ontem à tarde um homem das cidades
Falava à porta da estalagem.
Falava comigo também.
Falava da justiça e da luta para haver justiça
E dos operários que sofrem,
E do trabalho constante, e dos que têm fome,
E dos ricos, que só têm costas para isso.
E, olhando para mim, viu-me lágrimas nos olhos
E sorriu com agrado, julgando que eu sentia
O ódio que ele sentia, e a compaixão
Que ele dizia que sentia. - Amemo-nos tranquilamente, pensando que podíamos,
Se quiséssemos, trocar beijos e abraços e carícias,
Mas que mais vale estarmos sentados ao pé um do outro
Ouvindo correr o rio e vendo-o.
Colhamos flores, pega tu nelas e deixa-as
No colo, e que o seu perfume suavize o momento – Este momento em que sossegadamente não cremos em nada,
Pagãos inocentes da decadência. - Levando a bordo El-Rei dom Sebastião,
E erguendo, como um nome, alto o pendão
Do Império,
Foi-se a última nau, ao sol aziago
Erma, e entre choros de ânsia e de pressago
Mistério.
Não voltou mais. A que ilha indescoberta
Aportou? Voltará da sorte incerta
Que teve? - Amo-vos a todos, a tudo, como uma fera.
Amo-vos carnivoramente,
Pervertidamente e enroscando a minha vista
Em vós, ó coisas grandes, banais, úteis, inúteis,
Ó coisas todas modernas,
Ó minhas contemporâneas, forma atual e próxima
Do sistema imediato do Universo!
Nova Revelação metálica e dinâmica de Deus!
Resposta: E
Resolução: O futurismo, movimento artístico e literário, surgido no início do século XX (1909), rejeitava o moralismo e o passado, com obras que se baseavam fortemente na velocidade e nos desenvolvimentos tecnológicos do final do século XIX: “Ó minhas contemporâneas, forma atual e próxima / Do sistema imediato do Universo! / Nova revelação metabólica e dinâmica de Deus!” Fonte: ETAPA
10. (PUC-Campinas) Como todas as revoluções das vanguardas históricas, o Futurismo traduz logo nos seus primeiros textos o grito de ruptura de uma classe que não deseja mais pactuar com a estabilidade do sistema. Mas o grito de ruptura é dado com os elementos e valores típicos do mesmo grupo contestado. Os elementos “perigo”, “velocidade”, “energia”, “audácia”, “revolta”, “bofetada”, “soco” – inicialmente propostos com a finalidade de traduzir o vitalismo antiburguês do Futurismo – serão os mesmos, desenvolvidos, que levarão o movimento a concluir no fascismo.
(Sílvio Castro. Teoria e política do modernismo brasileiro. Petrópolis: Vozes, 1979. p. 34 e 35)
No Brasil, ocorreram ecos vanguardistas do Futurismo, tal como se pode depreender destes versos de Mário de Andrade:
- Sobreviventes da pureza antiga,
as penas brancas, no debrum das asas. - No cavalo da frente o atro anjo infiel
Com façanhas de guerra se compraz. - passa galhardo um filho de imigrante
loiramente domando um automóvel! - Um luar amplo me inunda, e eu ando
Em visionária luz a nadar - Um sonho de mancebo e de poeta.
El-Dorado de amor que a mente cria
Resposta: C
Resolução: "...domando um automóvel" O futurismo conta com grande presença das máquinas e automóveis.
11. (Enem 2019) 1. Nós queremos cantar o amor ao perigo, o hábito da energia e da temeridade.
2. A coragem, a audácia, a rebelião serão elementos essenciais de nossa poesia.
3. A literatura exaltou até hoje a imobilidade pensativa, o êxtase, o sono. Nós queremos exaltar o movimento agressivo, a insônia febril, o passo de corrida, o salto mortal, o bofetão e o soco.
4. Nós afirmamos que a magnificência do mundo enriqueceu-se de uma beleza nova: a beleza da velocidade. Um automóvel de corrida com seu cofre enfeitado com tubos grossos, semelhantes a serpentes de hálito explosivo… um automóvel rugidor, que parece correr sobre a metralha, é mais bonito que a Vitória de Samotrácia.
5. Nós queremos entoar hinos ao homem que segura o volante, cuja haste ideal atravessa a Terra, lançada também numa corrida sobre o circuito da sua órbita.
6. É preciso que o poeta prodigalize com ardor, fausto e munificiência, para aumentar o entusiástico fervor dos elementos primordiais.
MARINETTI, F. T. Manifesto futurista. In: TELES, G. M. Vanguardas europeias e Modernismo brasileiro. Petrópolis: Vozes, 1985.
O documento de Marinetti, de 1909, propõe os referenciais estéticos do Futurismo, que valorizam a
- composição estática.
- inovação tecnológica.
- suspensão do tempo.
- retomada do helenismo.
- manutenção das tradições.
Resposta: B
Resolução: O documento de Marinetti, conhecido como o "Manifesto Futurista", de 1909, propõe os referenciais estéticos do Futurismo, que valorizam a inovação tecnológica. O manifesto enfatiza a exaltação do movimento agressivo, da velocidade e da energia, associando essas ideias à beleza moderna.
12. (Enem PPL 2021)
BALLA. G. Voo de andorinhas. Têmpera sobre papel, 50,8cm x 76,2 cm x 20cm. The Museum of Modem Art, Nova lorque, 1913.
Disponível em: www.mozaweb.com. Acesso em: 4 jul. 2021.
TEXTO II
O Futurismo empreende a junção entre instantaneidade e pregnância, pois o tema não é o momento ou o conjunto de momentos da ação, mas a velocidade com que essa ação se desenvolve. Representar um pássaro evoluindo no ar não é uma tarefa das mais dificeis para um artista, mas como representar a velocidade de suas manobras em pleno voo? Em Voo de andorinhas, de 1913, Giacomo Balla parece buscar uma resposta.
NEVES,A. E. História da arte. Vitória: UFES, 2011.
Na obra de Balla, os traços das andorinhas criam com o espaço uma articulação entre instantaneidade e percepção.
Esses traços são expressos pela
- decomposição gradual da imagem do pássaro.
- abstração dominante na escolha dos elementos da pintura.
- composição com pinceladas repetitivas que sugerem velocidade.
- inovação da representação da perspectiva ao explorar o contraste de tonalidade.
- manutenção da simetria por meio da definição dos contornos dos pássaros representados.
Resposta: D
Resolução: Na obra "Voo de andorinhas" de Giacomo Balla, os traços das andorinhas criam uma articulação entre instantaneidade e percepção.
Esses traços são expressos pela composição com pinceladas repetitivas que sugerem velocidade.