Ora, Ora

Parece que você tem um Bloqueador de Anúncios ativo, e quem não usa?

Contudo a Agatha Edu se mantém essencialmente com a renda gerada por anúncios, desativa aí rapidinho, parça. 😀

Home > Banco de Questões > EsPCEx 2021: História

EsPCEx 2021: História

33. (ESPCEX) A principal característica do Iluminismo, “movimento de ideias” que se desenvolveu na Europa Ocidental entre o final do século XVII e o final do século XVIII, é a crença na razão humana e no seu potencial. A “Enciclopédia”, obra que começou a ser publicada na França, em 1751, foi organizada pelo matemático Jean D’Alembert e pelo filósofo

  1. Aristóteles.
  2. Jean Paul Sartre.
  3. Denis Diderot.
  4. Platão.
  5. Jacques-Yves Cousteau.

34. (ESPCEX) No Congresso de Viena, em 1815, ficou decidida a restauração da monarquia absolutista. Essa volta ao poder das monarquias absolutistas provocou explosões revolucionárias em boa parte da Europa no decorrer do século XIX, dentre as quais pode-se citar a

  1. Revolução Francesa.
  2. Unificação Italiana.
  3. Revolta dos Sipais.
  4. Guerra do Ópio.
  5. Conferência de Berlim.

35. (ESPCEX) As afirmações a seguir referem-se ao Governo Médici (1969-1973), quando houve o período que ficou conhecido como “Milagre Econômico” ou “Milagre Brasileiro”:

I - A economia do Brasil cresceu, em média, 10 % ao ano.

II - O Brasil alcançou a autossuficiência em petróleo, auxiliado pela redução de consumo proporcionada pelo sucesso do Programa Proálcool.

III - Apesar do crescimento econômico, a inflação seguiu elevada, se comparada à dos anos que antecederam o regime militar.

IV - O estímulo ao investimento externo foi essencial para o crescimento da indústria.

V - As exportações brasileiras também cresceram, graças aos incentivos fiscais e à conjuntura externa favorável.

Assinale a alternativa que apresenta somente assertivas corretas, dentre as apresentadas.

  1. I, IV e V
  2. I, II e IV
  3. I, II e V
  4. II, III e V
  5. II, III e IV

36. (ESPCEX) A primeira Constituição da República, apesar de instituir o direito de voto aos cidadãos, com diversas exceções, determinou que na primeira eleição caberia à Assembleia Constituinte escolher o Presidente e o Vice-Presidente, quando foram, então, escolhidos o Marechal Deodoro da Fonseca como presidente e o Marechal Floriano Peixoto como seu vice, mesmo sendo de chapas diferentes. Encerrava-se, assim, o período conhecido como

  1. República de Espada.
  2. Política do Café com Leite.
  3. Nova República.
  4. Tenentismo.
  5. Governo Provisório.

37. (ESPCEX) A revolta comunista de 1935, conhecida como Intentona Comunista, eclodiu nas seguintes capitais brasileiras:

  1. São Paulo, Rio de Janeiro e Recife.
  2. Natal, Recife e Rio de Janeiro.
  3. Porto Alegre, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
  4. Recife, Natal e Porto Alegre.
  5. São Paulo, Belo Horizonte e Recife.

38. (ESPCEX) A Guerra da Tríplice Aliança, também conhecida como Guerra do Paraguai, envolveu os aliados Argentina, Brasil e Uruguai contra o Paraguai. Foi o conflito mais sangrento ocorrido na América do Sul no século XIX. Relativamente a esse assunto, é correto afirmar que

  1. o primeiro avanço das forças paraguaias foi a invasão da província argentina de Corrientes, em 1865.
  2. as tropas paraguaias, após a vitória na Batalha do Riachuelo, seguiram na sua ofensiva rumo aoUruguai, com o objetivo de recolocar Aguirre no poder.
  3. dentre as causas da guerra, pode-se destacar a invasão brasileira ao Uruguai e deposição de Aguirre.
  4. sob o comando de Caxias, as forças aliadas venceram uma série de importantes batalhas, chamadas de “dezembradas” ou “Dezembrada”, com a tomada de Assunção e a morte de Solano López na Batalha de Cerro Corá.
  5. um dos efeitos da guerra foi o aumento da dívida externa brasileira, quando o Brasil passou a depender cada vez mais de empréstimos obtidos com banqueiros norte-americanos.

39. (ESPCEX) No processo de descolonização da África, no contexto da Guerra Fria, os movimentos nacionalistas antagônicos que surgiram naquele continente, alinhados com o capitalismo ou com o socialismo, frequentemente recebiam apoio externo. Em Moçambique, após sua independência, surgiu a Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), apoiada

  1. pela África do Sul.
  2. por Angola.
  3. por Cuba.
  4. por Portugal.
  5. por nenhum dos países citados.

40. (ESPCEX) Até o início de 1942, na II Guerra Mundial, as tropas do Eixo Roma-Berlim-Tóquio dominaram a guerra. A partir daí, iniciou-se sua derrocada, com sucessivas derrotas e avanço dos aliados, retomando e libertando territórios conquistados pelo Eixo. Sobre esse assunto, analise as assertivas abaixo:

I – A primeira frente de luta dos aliados, que marcharia pouco a pouco em direção a Berlim, foi possibilitada pela derrota nazista na Batalha de Stalingrado, na União Soviética.

II – A segunda frente aliada foi criada a partir do desembarque na Normandia, no “Dia D”.

III – A terceira frente, avançando pela Itália, iniciou-se após a vitória aliada na Batalha de El Alamein, no Egito.

IV – A primeira grande derrota da Marinha japonesa aconteceu na Batalha de Midway.

Assinale a alternativa que apresenta somente assertivas corretas, dentre as apresentadas.

  1. I, II e III
  2. II, III e IV
  3. II e III
  4. I e IV
  5. I, II, III e IV

41. (ESPCEX) A participação portuguesa no comércio europeu ganhou impulso no início do século XV, no contexto das grandes navegações que se iniciaram nesse período. A primeira ação imperialista dos portugueses, a partir da qual os súditos do rei Dom João I sentiram-se seguros para iniciar seuavanço por “mares nunca dantes navegados” foi

  1. o descobrimento do Brasil.
  2. a ultrapassagem do Cabo da Boa Esperança.
  3. a chegada a Calcutá, nas Índias.
  4. a descoberta da América.
  5. a tomada de Ceuta.

42. (ESPCEX) Em 1580, o rei de Portugal morreu sem deixar herdeiros diretos e, na disputa pelo trono que se seguiu, saiu-se vencedor Filipe II, então rei da Espanha. Com isso, teve início o período conhecido como “União Ibérica”, que se estendeu por 60 anos e no qual, dentre outras consequências, os inimigos da Espanha passaram a ser, também, de Portugal. A respeito desse período, é correto afirmar que

  1. Portugal manteve certa autonomia na gestão de suas colônias, inclusive no tocante às relações comerciais que já possuía.
  2. a ocupação territorial pelos colonos portugueses foi temporariamente freada, em função da ocupação holandesa do Nordeste brasileiro, quando os esforços foram concentrados em recuperar a área invadida.
  3. durante um certo período os holandeses assumiram o controle do tráfico negreiro no Atlântico Sul, mas isso não modificou o fluxo de escravos africanos para o Brasil, pois, dada a elevada lucratividade do negócio, seguiram suprindo a demanda por escravos em toda a colônia.
  4. foram enviados ao Brasil visitadores do Tribunal do Santo Ofício, com a missão de apurar o que essas autoridades consideravam “desvios”, como as chamadas práticas judaizantes (relacionadas aos costumes da religião judaica).
  5. a Insurreição Pernambucana foi marcada por duas vitórias surpreendentes sobre os holandeses, nas Batalhas de Guararapes (1648 e 1649). Com a vitória brasileira na Segunda Batalha de Guararapes, os batavos deixaram o Brasil.

43. (ESPCEX) Por quase duzentos anos (1096 a 1270), a região do Mediterrâneo Oriental viveu o movimento das Cruzadas, expedições de perfil militar organizadas pela Igreja Católica. Relativamente a esse assunto, é correto afirmar que

  1. na Idade Média havia uma distinção rígida entre o poder do clero e dos nobres, o que pode ser percebido inclusive no movimento das Cruzadas.
  2. as Cruzadas levaram ao enfraquecimento do poder real, à medida que os senhores feudais ganhavam força com as expedições.
  3. a luta de reconquista das Cruzadas não era desejada pelos imperadores bizantinos, os quais, desde o Cisma do Oriente (1054), pretendiam combater os povos muçulmanos sem ajuda do Ocidente.
  4. havia outros interesses em jogo nas Cruzadas, como o comércio, atividade em destaque no início do período, mas que perdeu importância no decorrer do tempo, dado que era considerada uma atividade “mundana”.
  5. para a historiografia dos países árabes, as Cruzadas foram a primeira manifestação do imperialismo ocidental.

44. (ESPCEX) Relativamente ao processo de Independência dos Estados Unidos da América, é correto afirmar que

  1. as revoluções inglesas no Séc. XVII e o envolvimento inglês em guerras na Europa contribuíram para o fortalecimento do fiscalismo estabelecido pela metrópole.
  2. os progressos da Revolução Industrial durante o Séc. XVIII levaram o reino inglês a lançar-se em busca de novos mercados consumidores, o que não incluía as Treze Colônias na América.
  3. para justificar um aumento na cobrança de impostos das Treze Colônias, os ingleses argumentaram que a Guerra dos Sete Anos (1756-1763), contra a França, desenrolara-se parcialmente em território norte-americano e, desse modo, em defesa da América inglesa.
  4. o Sugar Act (Lei do Açúcar), em 1764, e o Stamp Act (Lei do Selo), em 1765, não chegaram a prejudicar os interesses dos colonos, por deixar de fora as Treze Colônias.
  5. o Tea Act (Lei do Chá), em 1773, acabou com o monopólio desse produto pela Companhia das Índias Orientais, sediada em Londres, o que foi festejado pelos colonos no episódio conhecido como Boston Tea Party (Festa do Chá de Boston).

Clique Para Compartilhar Esta Página Nas Redes Sociais



Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp

Publicidade 😃