FAMEMA 2024: Português
Para responder às questões 01 e 02, examine a tirinha do cartunista Adão Iturrusgarai
01. (FAMEMA 2024) Depreende-se da tirinha que o personagem desejaria que
- o tempo fosse menos obscuro.
- o tempo fosse previsível.
- o tempo transcorresse mais lentamente.
- o tempo não existisse.
- o tempo fosse reversível.
02. (FAMEMA 2024) Na construção do sentido de sua tirinha, o cartunista explora, sobretudo, o recurso expressivo denominado
- ambiguidade.
- metalinguagem.
- eufemismo.
- intertextualidade.
- hipérbole.
Leia o poema do poeta romântico Fagundes Varela, para responder às questões de 03 a 05.
A vida nas cidades me enfastia,
Enoja-me o tropel¹
das multidões,
O sopro do egoísmo e do interesse
Mata-me n’alma a flor das ilusões.
Mata-me n’alma a flor das ilusões
Tanta mentira, tão fingido rir,
E cheio e farto de tristeza e tédio
Rejeito as glórias de falaz²
porvir!
Rejeito as glórias de falaz porvir,
Galas e festas, o prazer talvez,
E busco altivo as solidões profundas
Que dormem quedas³
do Senhor aos pés,
Que dormem quedas do Senhor aos pés,
Ao doce brilho dos clarões astrais,
Ricas de gozos que não tem mundo,
Pródigas sempre de beleza e paz!
(Fagundes Varela. Cantos e fantasias e outros cantos, 2003.)
1 tropel: barulho, confusão.
² falaz: ilusório.
³ quedas: quietas.
03. (FAMEMA 2024) A característica dos habitantes das cidades criticada pelo eu lírico na segunda estrofe é
- a indiferença.
- a dissimulação.
- a melancolia.
- a ganância.
- a monotonia.
04. (FAMEMA 2024) A crítica à vida nas cidades explicitada pelo poema constitui um tópico explorado reiteradamente pela poesia
- barroca.
- realista.
- árcade.
- simbolista.
- naturalista.
05. (FAMEMA 2024) Observa-se rima entre palavras de classes gramaticais diferentes
- na terceira e na quarta estrofes.
- na primeira e na segunda estrofes.
- na primeira e na terceira estrofes.
- na segunda e na terceira estrofes.
- na segunda e na quarta estrofes.
06. Leia o conto “Diálogo das notas”, de Carlos Drummond de Andrade, para responder às questões de 06 a 10.
A nota de cinco mil cruzeiros estava preocupada. Anunciaram para breve a sua entrada em circulação, e já passavam muitos sóis sem que a retirassem do almoxarifado. No almoxarifado, chega-lhe o zum-zum de que continuamente as coisas sobem de preço e as notas baixam de valor. Embora os algarismos continuem os mesmos, cada dia significam uma realidade menor. Quando chegar minha vez de andar por aí — receia a nota de cinco mil — quanto valerão meus cinco mil?
Ao ser desenhada, sentira-se toda garbosa, cheia de minhocas na cabeça. Iria suplantar as coleguinhas, dando a vera ideia de grandeza. Mas até agora nada, e a nota inquieta-se:
— Quando vejo o cruzeiro metálico passar do tamanho de medalha de chocolate ao de botão de manga de camisa (e amanhã ele chegará talvez a semente de tangerina), sinto que meu futuro não será nada fagueiro. Vão-me reduzir às proporções de ficha de ônibus, feita de papel, e servirei para pagar a passagem de um coletivo circular. No máximo.
Estava nessa tristeza quando lhe apareceu, ainda em forma de neblina futura, o projeto da nota de cinco milhões, com efígie de cabeça para baixo, e sussurrou-lhe:
— Maninha, depois de mim virá a cédula de cinco trilhões, e assim sucessivamente, pois infinito é o número dos números. Até que um dia o homem se cansará de escrever no papel grandezas que são insignificâncias, e passará a escrever insignificâncias que valham grandezas. Já pressinto no horizonte maravilhosa nota zero, que nos resumirá a todas e alcançará o máximo valor metafísico.
(Carlos Drummond de Andrade. Contos plausíveis, 2012.)
06. (FAMEMA 2024) Na construção de seu conto, Drummond recorre essencialmente ao seguinte recurso retórico:
- hipérbole.
- eufemismo.
- antítese.
- personificação.
- pleonasmo.
07. (FAMEMA 2024) Verificam-se as vozes do narrador e de um dos personagens no seguinte trecho:
- “Ao ser desenhada, sentira-se toda garbosa, cheia de minhocas na cabeça.” (2º parágrafo)
- “Anunciaram para breve a sua entrada em circulação, e já passavam muitos sóis sem que a retirassem do almoxarifado.” (1º parágrafo)
- “— Maninha, depois de mim virá a cédula de cinco trilhões, e assim sucessivamente, pois infinito é o número dos números.” (5º parágrafo)
- “— Quando vejo o cruzeiro metálico passar do tamanho de medalha de chocolate ao de botão de manga de camisa (e amanhã ele chegará talvez a semente de tangerina), sinto que meu futuro não será nada fagueiro.” (3º parágrafo)
- “Quando chegar minha vez de andar por aí — receia a nota de cinco mil — quanto valerão meus cinco mil?” (1º parágrafo)
08. (FAMEMA 2024) Retoma uma expressão mencionada anteriormente no conto a palavra sublinhada em:
- “Já pressinto no horizonte maravilhosa nota zero, que nos resumirá a todas e alcançará o máximo valor metafísico.” (5º parágrafo)
- “Quando chegar minha vez de andar por aí — receia a nota de cinco mil — quanto valerão meus cinco mil?” (1º parágrafo)
- “Anunciaram para breve a sua entrada em circulação, e já passavam muitos sóis sem que a retirassem do almoxarifado.” (1º parágrafo)
- “Até que um dia o homem se cansará de escrever no papel grandezas que são insignificâncias, e passará a escrever insignificâncias que valham grandezas.” (5º parágrafo)
- “— Quando vejo o cruzeiro metálico passar do tamanho de medalha de chocolate ao de botão de manga de camisa (e amanhã ele chegará talvez a semente de tangerina), sinto que meu futuro não será nada fagueiro.” (3º parágrafo)
09. (FAMEMA 2024) O Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa define “onomatopeia” como “formação de uma palavra a partir da reprodução aproximada, com os recursos de que a língua dispõe, de um som natural a ela associado”. Ocorre onomatopeia no seguinte trecho:
- “Quando vejo o cruzeiro metálico passar do tamanho de medalha de chocolate ao de botão de manga de camisa (e amanhã ele chegará talvez a semente de tangerina), sinto que meu futuro não será nada fagueiro.” (3º parágrafo)
- “No almoxarifado, chega-lhe o zum-zum de que continuamente as coisas sobem de preço e as notas baixam de valor.” (1º parágrafo)
- “Vão-me reduzir às proporções de ficha de ônibus, feita de papel, e servirei para pagar a passagem de um coletivo circular.” (3º parágrafo)
- “Até que um dia o homem se cansará de escrever no papel grandezas que são insignificâncias, e passará a escrever insignificâncias que valham grandezas.” (5º parágrafo)
- “Já pressinto no horizonte maravilhosa nota zero, que nos resumirá a todas e alcançará o máximo valor metafísico.” (5º parágrafo)
10. (FAMEMA 2024) Em “Ao ser desenhada, sentira-se toda garbosa, cheia de minhocas na cabeça.” (2º parágrafo), a oração subordinada expressa ideia de
- consequência.
- finalidade.
- condição.
- tempo.
- comparação.