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FAMEMA 2024: Português

Para responder às questões 01 e 02, examine a tirinha do cartunista Adão Iturrusgarai

01. (FAMEMA 2024) Depreende-se da tirinha que o personagem desejaria que

  1. o tempo fosse menos obscuro.
  2. o tempo fosse previsível.
  3. o tempo transcorresse mais lentamente.
  4. o tempo não existisse.
  5. o tempo fosse reversível.

02. (FAMEMA 2024) Na construção do sentido de sua tirinha, o cartunista explora, sobretudo, o recurso expressivo denominado

  1. ambiguidade.
  2. metalinguagem.
  3. eufemismo.
  4. intertextualidade.
  5. hipérbole.

Leia o poema do poeta romântico Fagundes Varela, para responder às questões de 03 a 05.

A vida nas cidades me enfastia,

Enoja-me o tropel¹

das multidões,

O sopro do egoísmo e do interesse

Mata-me n’alma a flor das ilusões.

Mata-me n’alma a flor das ilusões

Tanta mentira, tão fingido rir,

E cheio e farto de tristeza e tédio

Rejeito as glórias de falaz²

porvir!

Rejeito as glórias de falaz porvir,

Galas e festas, o prazer talvez,

E busco altivo as solidões profundas

Que dormem quedas³

do Senhor aos pés,

Que dormem quedas do Senhor aos pés,

Ao doce brilho dos clarões astrais,

Ricas de gozos que não tem mundo,

Pródigas sempre de beleza e paz!

(Fagundes Varela. Cantos e fantasias e outros cantos, 2003.)

1 tropel: barulho, confusão.

² falaz: ilusório.

³ quedas: quietas.

03. (FAMEMA 2024) A característica dos habitantes das cidades criticada pelo eu lírico na segunda estrofe é

  1. a indiferença.
  2. a dissimulação.
  3. a melancolia.
  4. a ganância.
  5. a monotonia.

04. (FAMEMA 2024) A crítica à vida nas cidades explicitada pelo poema constitui um tópico explorado reiteradamente pela poesia

  1. barroca.
  2. realista.
  3. árcade.
  4. simbolista.
  5. naturalista.

05. (FAMEMA 2024) Observa-se rima entre palavras de classes gramaticais diferentes

  1. na terceira e na quarta estrofes.
  2. na primeira e na segunda estrofes.
  3. na primeira e na terceira estrofes.
  4. na segunda e na terceira estrofes.
  5. na segunda e na quarta estrofes.

06. Leia o conto “Diálogo das notas”, de Carlos Drummond de Andrade, para responder às questões de 06 a 10.

A nota de cinco mil cruzeiros estava preocupada. Anunciaram para breve a sua entrada em circulação, e já passavam muitos sóis sem que a retirassem do almoxarifado. No almoxarifado, chega-lhe o zum-zum de que continuamente as coisas sobem de preço e as notas baixam de valor. Embora os algarismos continuem os mesmos, cada dia significam uma realidade menor. Quando chegar minha vez de andar por aí — receia a nota de cinco mil — quanto valerão meus cinco mil?

Ao ser desenhada, sentira-se toda garbosa, cheia de minhocas na cabeça. Iria suplantar as coleguinhas, dando a vera ideia de grandeza. Mas até agora nada, e a nota inquieta-se:

— Quando vejo o cruzeiro metálico passar do tamanho de medalha de chocolate ao de botão de manga de camisa (e amanhã ele chegará talvez a semente de tangerina), sinto que meu futuro não será nada fagueiro. Vão-me reduzir às proporções de ficha de ônibus, feita de papel, e servirei para pagar a passagem de um coletivo circular. No máximo.

Estava nessa tristeza quando lhe apareceu, ainda em forma de neblina futura, o projeto da nota de cinco milhões, com efígie de cabeça para baixo, e sussurrou-lhe:

— Maninha, depois de mim virá a cédula de cinco trilhões, e assim sucessivamente, pois infinito é o número dos números. Até que um dia o homem se cansará de escrever no papel grandezas que são insignificâncias, e passará a escrever insignificâncias que valham grandezas. Já pressinto no horizonte maravilhosa nota zero, que nos resumirá a todas e alcançará o máximo valor metafísico.

(Carlos Drummond de Andrade. Contos plausíveis, 2012.)

06. (FAMEMA 2024) Na construção de seu conto, Drummond recorre essencialmente ao seguinte recurso retórico:

  1. hipérbole.
  2. eufemismo.
  3. antítese.
  4. personificação.
  5. pleonasmo.

07. (FAMEMA 2024) Verificam-se as vozes do narrador e de um dos personagens no seguinte trecho:

  1. “Ao ser desenhada, sentira-se toda garbosa, cheia de minhocas na cabeça.” (2º parágrafo)
  2. “Anunciaram para breve a sua entrada em circulação, e já passavam muitos sóis sem que a retirassem do almoxarifado.” (1º parágrafo)
  3. “— Maninha, depois de mim virá a cédula de cinco trilhões, e assim sucessivamente, pois infinito é o número dos números.” (5º parágrafo)
  4. “— Quando vejo o cruzeiro metálico passar do tamanho de medalha de chocolate ao de botão de manga de camisa (e amanhã ele chegará talvez a semente de tangerina), sinto que meu futuro não será nada fagueiro.” (3º parágrafo)
  5. “Quando chegar minha vez de andar por aí — receia a nota de cinco mil — quanto valerão meus cinco mil?” (1º parágrafo)

08. (FAMEMA 2024) Retoma uma expressão mencionada anteriormente no conto a palavra sublinhada em:

  1. “Já pressinto no horizonte maravilhosa nota zero, que nos resumirá a todas e alcançará o máximo valor metafísico.” (5º parágrafo)
  2. “Quando chegar minha vez de andar por aí — receia a nota de cinco mil — quanto valerão meus cinco mil?” (1º parágrafo)
  3. “Anunciaram para breve a sua entrada em circulação, e já passavam muitos sóis sem que a retirassem do almoxarifado.” (1º parágrafo)
  4. “Até que um dia o homem se cansará de escrever no papel grandezas que são insignificâncias, e passará a escrever insignificâncias que valham grandezas.” (5º parágrafo)
  5. “— Quando vejo o cruzeiro metálico passar do tamanho de medalha de chocolate ao de botão de manga de camisa (e amanhã ele chegará talvez a semente de tangerina), sinto que meu futuro não será nada fagueiro.” (3º parágrafo)

09. (FAMEMA 2024) O Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa define “onomatopeia” como “formação de uma palavra a partir da reprodução aproximada, com os recursos de que a língua dispõe, de um som natural a ela associado”. Ocorre onomatopeia no seguinte trecho:

  1. “Quando vejo o cruzeiro metálico passar do tamanho de medalha de chocolate ao de botão de manga de camisa (e amanhã ele chegará talvez a semente de tangerina), sinto que meu futuro não será nada fagueiro.” (3º parágrafo)
  2. “No almoxarifado, chega-lhe o zum-zum de que continuamente as coisas sobem de preço e as notas baixam de valor.” (1º parágrafo)
  3. “Vão-me reduzir às proporções de ficha de ônibus, feita de papel, e servirei para pagar a passagem de um coletivo circular.” (3º parágrafo)
  4. “Até que um dia o homem se cansará de escrever no papel grandezas que são insignificâncias, e passará a escrever insignificâncias que valham grandezas.” (5º parágrafo)
  5. “Já pressinto no horizonte maravilhosa nota zero, que nos resumirá a todas e alcançará o máximo valor metafísico.” (5º parágrafo)

10. (FAMEMA 2024) Em “Ao ser desenhada, sentira-se toda garbosa, cheia de minhocas na cabeça.” (2º parágrafo), a oração subordinada expressa ideia de

  1. consequência.
  2. finalidade.
  3. condição.
  4. tempo.
  5. comparação.

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