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FAMEMA

Para responder às questões 01 e 02, examine a tirinha do cartunista Adão Iturrusgarai

01. (FAMEMA 2024) Depreende-se da tirinha que o personagem desejaria que

  1. o tempo fosse menos obscuro.
  2. o tempo fosse previsível.
  3. o tempo transcorresse mais lentamente.
  4. o tempo não existisse.
  5. o tempo fosse reversível.

Resposta: E

Resolução: Os quadrinhos das tirinhas apresentam a sequência de ações de trás para frente, ou seja, o último quadrinho deveria ser o primeiro e o primeiro, o último. Trata-se, portanto, da ideia de um tempo reversível. (Fonte: OBJETIVO)

02. (FAMEMA 2024) Na construção do sentido de sua tirinha, o cartunista explora, sobretudo, o recurso expressivo denominado

  1. ambiguidade.
  2. metalinguagem.
  3. eufemismo.
  4. intertextualidade.
  5. hipérbole.

Resposta: B

Resolução: Resolução No último quadrinho, o personagem afirma que essa sequência de ações (tempo reversível) não é possível na vida real. Infere-se então que só é possível na tirinha, no desenho, o que indica o uso do recurso expressivo da metalinguagem, em que o código (tirinha) refere-se ao próprio código (a elaboração da tirinha.) (Fonte: OBJETIVO)

Leia o poema do poeta romântico Fagundes Varela, para responder às questões de 03 a 05.

A vida nas cidades me enfastia,

Enoja-me o tropel¹

das multidões,

O sopro do egoísmo e do interesse

Mata-me n’alma a flor das ilusões.

Mata-me n’alma a flor das ilusões

Tanta mentira, tão fingido rir,

E cheio e farto de tristeza e tédio

Rejeito as glórias de falaz²

porvir!

Rejeito as glórias de falaz porvir,

Galas e festas, o prazer talvez,

E busco altivo as solidões profundas

Que dormem quedas³

do Senhor aos pés,

Que dormem quedas do Senhor aos pés,

Ao doce brilho dos clarões astrais,

Ricas de gozos que não tem mundo,

Pródigas sempre de beleza e paz!

(Fagundes Varela. Cantos e fantasias e outros cantos, 2003.)

1 tropel: barulho, confusão.

² falaz: ilusório.

³ quedas: quietas.

03. (FAMEMA 2024) A característica dos habitantes das cidades criticada pelo eu lírico na segunda estrofe é

  1. a indiferença.
  2. a dissimulação.
  3. a melancolia.
  4. a ganância.
  5. a monotonia.

Resposta: B

Resolução: O poeta expressa descontentamento com o "sopro do egoísmo e do interesse" nas cidades, mencionando "Tanta mentira, tão fingido rir" como parte da vida urbana que o desagrada. Portanto, a resposta correta é a opção que reflete essa crítica à falsidade e à dissimulação, que é a letra B - "a dissimulação".

04. (FAMEMA 2024) A crítica à vida nas cidades explicitada pelo poema constitui um tópico explorado reiteradamente pela poesia

  1. barroca.
  2. realista.
  3. árcade.
  4. simbolista.
  5. naturalista.

Resposta: C

Resolução: "A poesia árcade repudiava as coisas inúteis e valorizava o contato com a natureza, símbolo de felicidade e harmonia. Seus cenários são as paisagens campestres e bucólicas, em contraste com o avanço industrial e a realidade social estabelecida na época."

05. (FAMEMA 2024) Observa-se rima entre palavras de classes gramaticais diferentes

  1. na terceira e na quarta estrofes.
  2. na primeira e na segunda estrofes.
  3. na primeira e na terceira estrofes.
  4. na segunda e na terceira estrofes.
  5. na segunda e na quarta estrofes.

Resposta: A

Resolução: A rima entre palavras de classes gramaticais diferentes, conhecida como rima rica, ocorre quando há semelhança sonora entre substantivos, adjetivos, verbos, etc. Vamos analisar as estrofes mencionadas para identificar onde ocorre essa rima:

Terceira estrofe:

"Rejeito as glórias de falaz porvir,"

"Rejeito as glórias de falaz porvir,"

Aqui, temos a rima entre "porvir" (substantivo) e "rir" (verbo).

Leia o conto “Diálogo das notas”, de Carlos Drummond de Andrade, para responder às questões de 06 a 10.

A nota de cinco mil cruzeiros estava preocupada. Anunciaram para breve a sua entrada em circulação, e já passavam muitos sóis sem que a retirassem do almoxarifado. No almoxarifado, chega-lhe o zum-zum de que continuamente as coisas sobem de preço e as notas baixam de valor. Embora os algarismos continuem os mesmos, cada dia significam uma realidade menor. Quando chegar minha vez de andar por aí — receia a nota de cinco mil — quanto valerão meus cinco mil?

Ao ser desenhada, sentira-se toda garbosa, cheia de minhocas na cabeça. Iria suplantar as coleguinhas, dando a vera ideia de grandeza. Mas até agora nada, e a nota inquieta-se:

— Quando vejo o cruzeiro metálico passar do tamanho de medalha de chocolate ao de botão de manga de camisa (e amanhã ele chegará talvez a semente de tangerina), sinto que meu futuro não será nada fagueiro. Vão-me reduzir às proporções de ficha de ônibus, feita de papel, e servirei para pagar a passagem de um coletivo circular. No máximo.

Estava nessa tristeza quando lhe apareceu, ainda em forma de neblina futura, o projeto da nota de cinco milhões, com efígie de cabeça para baixo, e sussurrou-lhe:

— Maninha, depois de mim virá a cédula de cinco trilhões, e assim sucessivamente, pois infinito é o número dos números. Até que um dia o homem se cansará de escrever no papel grandezas que são insignificâncias, e passará a escrever insignificâncias que valham grandezas. Já pressinto no horizonte maravilhosa nota zero, que nos resumirá a todas e alcançará o máximo valor metafísico.

(Carlos Drummond de Andrade. Contos plausíveis, 2012.)

06. (FAMEMA 2024) Na construção de seu conto, Drummond recorre essencialmente ao seguinte recurso retórico:

  1. hipérbole.
  2. eufemismo.
  3. antítese.
  4. personificação.
  5. pleonasmo.

Resposta: D

Resolução: Na construção do conto "Diálogo das notas", Carlos Drummond de Andrade recorre essencialmente ao recurso retórico da personificação. A personificação é uma figura de linguagem que atribui características humanas a seres inanimados ou abstratos. No conto, as notas de dinheiro são personificadas, pois têm preocupações, medos e conversam entre si, como se fossem seres humanos.

07. (FAMEMA 2024) Verificam-se as vozes do narrador e de um dos personagens no seguinte trecho:

  1. “Ao ser desenhada, sentira-se toda garbosa, cheia de minhocas na cabeça.” (2º parágrafo)
  2. “Anunciaram para breve a sua entrada em circulação, e já passavam muitos sóis sem que a retirassem do almoxarifado.” (1º parágrafo)
  3. “— Maninha, depois de mim virá a cédula de cinco trilhões, e assim sucessivamente, pois infinito é o número dos números.” (5º parágrafo)
  4. “— Quando vejo o cruzeiro metálico passar do tamanho de medalha de chocolate ao de botão de manga de camisa (e amanhã ele chegará talvez a semente de tangerina), sinto que meu futuro não será nada fagueiro.” (3º parágrafo)
  5. “Quando chegar minha vez de andar por aí — receia a nota de cinco mil — quanto valerão meus cinco mil?” (1º parágrafo)

Resposta: E

Resolução: “Ao ser desenhada, sentira-se toda garbosa, cheia de minhocas na cabeça.” (2º parágrafo) Neste trecho, a voz é do narrador, pois descreve a sensação da nota ao ser desenhada.

“Anunciaram para breve a sua entrada em circulação, e já passavam muitos sóis sem que a retirassem do almoxarifado.” (1º parágrafo) Aqui, a voz também é do narrador, que relata os acontecimentos relacionados à nota de cinco mil cruzeiros.

“— Maninha, depois de mim virá a cédula de cinco trilhões, e assim sucessivamente, pois infinito é o número dos números.” (5º parágrafo) Este trecho é uma fala direta de um dos personagens (a nota de cinco mil cruzeiros) para a nota de cinco milhões.

“— Quando vejo o cruzeiro metálico passar do tamanho de medalha de chocolate ao de botão de manga de camisa (e amanhã ele chegará talvez a semente de tangerina), sinto que meu futuro não será nada fagueiro.” (3º parágrafo) Novamente, essa é a fala direta da nota de cinco mil cruzeiros, expressando suas preocupações e sentimentos.

“Quando chegar minha vez de andar por aí — receia a nota de cinco mil — quanto valerão meus cinco mil?” (1º parágrafo) Este trecho é uma fala direta da nota de cinco mil cruzeiros, refletindo sobre seu valor futuro.

08. (FAMEMA 2024) Retoma uma expressão mencionada anteriormente no conto a palavra sublinhada em:

  1. “Já pressinto no horizonte maravilhosa nota zero, que nos resumirá a todas e alcançará o máximo valor metafísico.” (5º parágrafo)
  2. “Quando chegar minha vez de andar por aí — receia a nota de cinco mil — quanto valerão meus cinco mil?” (1º parágrafo)
  3. “Anunciaram para breve a sua entrada em circulação, e já passavam muitos sóis sem que a retirassem do almoxarifado.” (1º parágrafo)
  4. “Até que um dia o homem se cansará de escrever no papel grandezas que são insignificâncias, e passará a escrever insignificâncias que valham grandezas.” (5º parágrafo)
  5. “— Quando vejo o cruzeiro metálico passar do tamanho de medalha de chocolate ao de botão de manga de camisa (e amanhã ele chegará talvez a semente de tangerina), sinto que meu futuro não será nada fagueiro.” (3º parágrafo)

Resposta: C

Resolução: “Anunciaram para breve a sua entrada em circulação, e já passavam muitos sóis sem que a retirassem do almoxarifado.” (1º parágrafo)

09. (FAMEMA 2024) O Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa define “onomatopeia” como “formação de uma palavra a partir da reprodução aproximada, com os recursos de que a língua dispõe, de um som natural a ela associado”. Ocorre onomatopeia no seguinte trecho:

  1. “Quando vejo o cruzeiro metálico passar do tamanho de medalha de chocolate ao de botão de manga de camisa (e amanhã ele chegará talvez a semente de tangerina), sinto que meu futuro não será nada fagueiro.” (3º parágrafo)
  2. “No almoxarifado, chega-lhe o zum-zum de que continuamente as coisas sobem de preço e as notas baixam de valor.” (1º parágrafo)
  3. “Vão-me reduzir às proporções de ficha de ônibus, feita de papel, e servirei para pagar a passagem de um coletivo circular.” (3º parágrafo)
  4. “Até que um dia o homem se cansará de escrever no papel grandezas que são insignificâncias, e passará a escrever insignificâncias que valham grandezas.” (5º parágrafo)
  5. “Já pressinto no horizonte maravilhosa nota zero, que nos resumirá a todas e alcançará o máximo valor metafísico.” (5º parágrafo)

Resposta: B

Resolução:

“No almoxarifado, chega-lhe o zum-zum de que continuamente as coisas sobem de preço e as notas baixam de valor.” (1º parágrafo) - Neste trecho, há onomatopeia com a expressão "zum-zum", que reproduz o som de vozes ou murmúrios.

10. (FAMEMA 2024) Em “Ao ser desenhada, sentira-se toda garbosa, cheia de minhocas na cabeça.” (2º parágrafo), a oração subordinada expressa ideia de

  1. consequência.
  2. finalidade.
  3. condição.
  4. tempo.
  5. comparação.

Resposta: D

Resolução: Na frase "Ao ser desenhada, sentira-se toda garbosa, cheia de minhocas na cabeça." (2º parágrafo), a oração subordinada expressa ideia de tempo. Essa construção indica o momento em que a nota de cinco mil cruzeiros se sentiu garbosa e cheia de minhocas na cabeça, que foi quando foi desenhada.