FAMERP 2023: Biologia
41. (FAMERP 2023) Em uma espermátide, todas as membranas do complexo golgiense foram marcadas com um elemento químico fluorescente. Depois de alguns minutos, a espermátide sofreu diferenciação celular e a célula resultante foi analisada ao microscópio. Verificou-se que a marcação fluorescente ocorria
- no flagelo.
- no acrossomo.
- no fagossomo.
- nos centríolos.
- nas mitocôndrias.
42. (FAMERP 2023) A queima de combustíveis fósseis como o diesel e o carvão mineral libera para a atmosfera os gases dióxido de enxofre e dióxido de nitrogênio. Essas duas substâncias reagem com o vapor de água da atmosfera e formam compostos químicos que afetam muitos animais, como as
- minhocas, pois estas possuem calcário que envolve seus corpos e que se dissolve com esses compostos.
- lombrigas, pois estas possuem uma cutícula pouco resistente a esses compostos.
- libélulas, pois estas possuem fina camada de queratina que não protege contra esses compostos.
- salamandras, pois estas possuem pele delgada e sem resistência contra esses compostos.
- lagartixas, pois estas possuem maior sensibilidade respiratória a esses compostos.
43. (FAMERP 2023) Em 1994, os primeiros fósseis de um hominídeo até então desconhecido foram encontrados na Etiópia. Os antropólogos responsáveis pela descoberta descreveram os restos mortais como sendo de uma fêmea adulta, e decidiram chamar a espécie de Ardipithecus ramidus, apelidada de “Ardi”.
Ao longo dos dez anos seguintes, vários fósseis da espécie de Ardi foram encontrados e datados entre 4,2 milhões e 4,4 milhões de anos.
Quando os cientistas examinaram essa coleção de fósseis, identificaram que o pé tinha uma estrutura que permitia dar passos com o impulso dos dedos, como fazemos hoje, o que os símios que caminham sobre quatro patas não fazem.
(www.bbc.com. Adaptado.)
Quando se compara a espécie de Ardi com a espécie humana atual, a categoria taxonômica comum a essas duas espécies e que revela um maior grau de parentesco evolutivo entre elas é
- o gênero Hominidae.
- a classe mammalia.
- a ordem primata.
- o subfilo vertebrata.
- o reino animal.
44. (FAMERP 2023) O fenômeno da muda, ou ecdise, que ocorre nos insetos hemimetábolos e holometábolos é controlado pelo hormônio ecdisona. Na natureza, existem algumas plantas que produzem a substância chamada brasinosterol, que consegue bloquear a ação da ecdisona. Para essas plantas, as vantagens de produzir a brasinosterol são
- bloquear a síntese de hormônios sexuais dos insetos e dificultar o acasalamento.
- obstruir o espaço intestinal dos insetos e inibir o parasitismo.
- estimular o rápido crescimento dos insetos e acelerar a morte precoce deles.
- inibir a formação das mandíbulas dos insetos e prejudicar a mastigação.
- manter os insetos na fase juvenil e reduzir a herbivoria.
45. (FAMERP 2023) O gráfico apresenta o espectro de absorção de luz pelos pigmentos clorofila a, clorofila b e carotenoides encontrados na maioria das espécies de plantas.
O gráfico que indica a taxa média de liberação de gás oxigênio realizada pelas espécies de plantas analisadas é:
46. (FAMERP 2023) Em novembro de 2021, uma mulher grávida que estava indo para a maternidade ficou presa em um engarrafamento causado por um acidente entre dois caminhões. Ela foi levada para o quartel do Corpo de Bombeiros em Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, e já chegou em trabalho de parto. O bebê acabou nascendo dentro do carro, com a ajuda dos bombeiros.
(https://g1.globo.com. Adaptado.)
O parto natural fora do ambiente hospitalar pode acontecer devido a eventos fisiológicos de natureza involuntária. Esse processo ocorre devido à liberação
- da progesterona, pelo útero, que induz a descamação do endométrio.
- da ocitocina, pela neuroipófise, que estimula as contrações uterinas.
- da prolactina, pela tireoide, que provoca o relaxamento do colo uterino.
- do cortisol, pelas adrenais, que induz a desintegração vascular do útero.
- da gonadotrofina coriônica, pelos ovários, que estimula a dilatação da vagina.
47. (FAMERP 2023) Existem duas principais hipóteses que tentam explicar qual metabolismo energético surgiu primeiro nos seres vivos formados na Terra.
Os estudos não são conclusivos, mas revelam elementos para o entendimento sobre como surgiram as reações metabólicas nos primeiros seres vivos que ocuparam o planeta.
Um exemplo desses estudos foram as descobertas acerca das fontes termais submarinas, que permitiram a alguns cientistas defender a hipótese
- heterotrófica, pois acreditam que os primeiros seres vivos realizavam a respiração celular.
- autotrófica, pois acreditam que os primeiros seres vivos realizavam a respiração celular.
- autotrófica, pois acreditam que os primeiros seres vivos realizavam a quimiossíntese.
- heterotrófica, pois acreditam que os primeiros seres vivos realizavam a fotossíntese.
- heterotrófica, pois acreditam que os primeiros seres vivos realizavam a quimiossíntese.
48. (FAMERP 2023) Nas raízes de certas espécies de plantas existem nódulos, regiões intumescidas repletas de bactérias (Rhizobium) que fixam o nitrogênio atmosférico em compostos nitrogenados, fundamentais na síntese de alguns compostos orgânicos.
Essas bactérias são encontradas comumente em plantas que produzem
- sementes em espigas.
- caules do tipo colmo.
- caules do tipo bulbo.
- caules do tipo tubérculo.
- sementes em vagens.
49. (FAMERP 2023) Em determinada espécie animal, sabia-se da existência de diferentes fenótipos quanto ao comprimento dos pelos. Havia animais com pelos curtos, pelos longos e pelos de comprimento intermediário. Quando se permitia o cruzamento entre animais de pelos curtos e animais de pelos longos, 100% da prole nascia com pelos de comprimento intermediário.
Já no cruzamento de animais de pelos curtos entre si, 100% da prole nascia com pelos curtos. E no cruzamento de animais de pelos longos entre si, todos os filhotes nascidos tinham pelos longos. Esse tipo de herança genética é denominado ___________ e pode-se deduzir que, se dois animais de pelos de comprimento intermediário forem cruzados entre si, em uma próxima ninhada a probabilidade de nascerem machos com ___________.
As lacunas do texto são preenchidas, respectivamente, por:
- dominância incompleta – pelos de comprimento intermediário será de 1/4.
- dominância completa – pelos longos será de 1/8.
- dominância completa – pelos curtos será de 1/2.
- dominância incompleta – pelos de comprimento intermediário será de 1/2.
- codominância – pelos curtos será de 1/4.
50. (FAMERP 2023) Os vírus são organismos especiais que sempre precisam de células para se reproduzir. Estruturalmente há diferentes vírus, como os vírus envelopados e os não envelopados.
Quando se analisa a estrutura básica de um vírus envelopado, constata-se que
- o envelope contém proteínas que possibilitam o transporte ativo de substâncias primordiais para a atividade metabólica desse vírus.
- existem glicoproteínas e microtúbulos no envelope que não mudam constantemente e que servem para identificar o tipo desse vírus.
- o envelope contém exclusivamente substâncias produzidas pelo próprio vírus durante a replicação no interior da célula hospedeira.
- no envelope há proteínas ligantes que se encaixam nos receptores da membrana celular e permitem a penetração desse vírus na célula hospedeira.
- os ribossomos virais são importantes para a síntese da enzima transcriptase reversa, capaz de adicionar proteínas no envelope viral.
Gabarito |
---|
41. B | 42. D | 43. C | 44. E | 45. A |
46. B | 47. C | 48. E | 49. A | 50. D |