Enem 2023: Humanas
46. (Enem 2023) Fotografia da avó bordada
SCARELI. G. A máquina de costura e os fios da memória
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, n. 18 maio-ago, 2021.
A definição de Sertão descrita no bordado associa esse recorte espacial a
- percursos e roteiros turísticos.
- trajetos e movimentos holísticos.
- vivências e itinerários socioafetivos.
- fronteiras e demarcações territoriais.
- profissões e interesses econômicos.
Resposta: C
Resolução: "Fotografia da avó bordada", trás consigo as vivências e itinerários socioafetivos
47. (Enem 2023) Felizes tempos eram esses! As moças iam à missa de madrugada. De dia ninguém as via e se alguma, em dia de festa, queria passear com a avô ou a tia, havia de ir de cadeirinhas. Bem razão têm os nossos velhos de chorar por esses tempos, em que as filhas não sabiam escrever, e por isso não mandavam nem recebiam bilhetinhos.
Novo Correio de Modas. 1853. apud DONEGÁ, A. L. Publicar ficção em meados do século XIX: um estudo dasrevistas femininas editadas pelos irmãos Laemmert. Campinas: Unicamp, 2013 (adaptado).
Na perspectiva do autor, as tradições e os costumes sociofamiliares sofreram alterações, no século XIX, decorrentes de quais fatores?
- Hábitos de leitura e mobilidade regional.
- Circulação de impressos e trânsito religioso.
- Valorização da língua e imigração estrangeira.
- Práticas de letramento e transformação cultural.
- Flexibilização do ensino e reformismo pedagógico.
Resposta: D
Resolução: Práticas de letramento e transformação cultural, pelo processo de alfabetização, e aumento da liberdade.
48. (Enem 2023) No Cerrado, o conhecimento local está sendo cada vez mais subordinado à lógica do agronegócio. De um lado, o capital impõe os conhecimentos biotecnológicos, como mecanismo de universalização de práticas agrícolas e de novas tecnologias, e de outro, o modelo capitalista subordina homens e mulheres à lógica do mercado.
Assim, as águas, as sementes, os minerais, as terras (bens comuns) tornam-se propriedade privada. Além do mais, há outros fatores negativos, como a mecanização pesada, a “pragatização” dos seres humanos e não humanos, a violência simbólica, a superexploração, as chuvas de veneno e a violência contra a pessoa.
CALAÇA, M.; SILVA, E. B; JESUS, J, N, Territorialização
do agronogócio e subordinação do canpesinato no Cerrado.
Elisée, Rev. Geo. UEG. n. 1, jan -jun. 2021 (adaptado)
Os elementos descritos no texto, a respeito da territorialização da produção, demonstram que há um
- cerco aos camponeses, inviabilizando a manutenção das condições para a vida.
- descaso aos latifundiários, impactando a plantação de alimentos para a exportação.
- desprezo ao assalariado, afetando o engajamento dos sindicatos para o trabalhador.
- desrespeito aos governantes, comprometendo a criação de empregos para o lavrador
- assédio ao empresariado, dificultando o investimento de maquinários para a produção.
Resposta: A
Resolução: O texto destaca a subordinação do conhecimento local à lógica do agronegócio, que transforma os bens comuns em propriedade privada, resultando na perda de controle e acesso às águas, sementes, terras e minerais. Isso sugere uma ameaça à sobrevivência e às condições de vida dos camponeses.
49. (Enem 2023) TEXTO I
Com uma população de 25 milhões de habitantes (cerca de 60% de minorias muçulmanas, principalmente da etnia Uigur), Xinjiang é uma região estratégica para a China. Faz fronteira com oito países, é uma artéria crucial do megaprojeto de infraestrutura chinês Cinturão e Rota e tem as maiores reservas nacionais de carvão e gás natural.
(NINIO, M. Disponível em: https: oglobo.globo.com. Acesso
em: 5 out. 2021 adaptado)
TEXTO II
Dentre as províncias da Região Oeste, Xinjiang se destaca ao receber mais de 1,7 milhão de migrantes entre 2000 e 2010. O principal motivo desse fluxo migratório é que o governo fornece subsídios à população visando aumentar a proporção de chineses da etnia Han em relação à população local de etnias turca e muçulmana.
ALVES. F.: TOYOSHIMA. S. Disparidade socioeconônica e
fluxo migratório chinês: interpretação de eventos
contemporâneos segundo os clássicos do desenvolvimento.
Revista de Economia Contemporânea. n 1. jan. abr. 2017 (adaptado)
A política demográfica para a província mencionada nos textos é parte da seguinte ação estratégica do governo chinês:
- Promover a ocupação rural.
- Favorecer a liberdade religiosa.
- Descentralizar a gestão pública.
- Incentivar a pluralidade cultural.
- Assegurar a integridade territorial.
Resposta: E
Resolução: Essa ação é um esforço para assegurar o controle demográfico, visando a manutenção e estabilidade do controle da região estratégica de Xinjiang, promovendo uma presença dominante da etnia Han e mantendo a integridade territorial da China. Este é um esforço para garantir a predominância de uma determinada etnia sobre as demais, o que pode influenciar significativamente a composição étnica e a demografia da região, e assim, assegurar a integridade territorial do país.
50. (Enem 2023) Superar a história da escravidão como principal marca da trajetória do negro no país tem sido uma tônica daqueles que se dedicam a pesquisar as heranças de origem afro à cultura brasileira.
A esse esforço de reconstrução da própria história do país, alia-se agora a criação da plataforma digital Ancestralidades.
“A história do negro no Brasil vai continuar sendo contada, e cada passo que a gente dá para trás é um passo que a gente avança”, diz Márcio Black, idealizador da plataforma, sobre o estudo de figuras ainda encobertas pela perspectiva histórica imposta pelos colonizadores da América.
FIORATI. G. Projeto joga luz sobre negros e revê
perspectiva histórica. Disponível em: www.folha.uol.
com.br. Acesso em: 10 nov. 2021 (adaptado).
Em relação ao conhecimento ‘sobre a formação cultural brasileira, iniciativas como a descrita no texto favorecem o(a)
- recuperação do tradicionalismo.
- estímulo ao antropocentrismo.
- reforço do etnocentrismo.
- resgate do teocentrismo.
- crítica ao eurocentrismo.
Resposta: E
Resolução: Essa iniciativa representa uma abordagem que busca contrapor a perspectiva histórica eurocêntrica, que historicamente dominou a narrativa cultural e histórica do Brasil, enfatizando mais profundamente a herança e a contribuição afro-brasileira para a formação cultural do país. Ao trazer à tona figuras historicamente negligenciadas e reconhecendo a importância das contribuições afro na cultura brasileira, a plataforma Ancestralidades questiona a centralidade exclusiva do eurocentrismo na construção da narrativa histórica e cultural do país.
51. (Enem 2023) Escrito durante a Primeira Guerra Mundial, o seguinte trecho faz parte da carta enviada pelo secretário do exterior britânico, Sir Arthur James Balfour, ao banqueiro Lord Rotschild, presidente da Liga Sionista, em 2 de novembro de 1917, a carta ficou conhecida como Declaração Balfour:
“O governo de Sua Majestade vê com aprovação o estabelecimento na Palestina de um lar nacional para o povo judeu, e fará todos os esforços para facilitar tal objetivo. Nada será feito que possa prejudicar os diretos civis e religiosos das comunidades não judaicas na Palestina.”
GATTAZ, A. A Guerra da Palestina. São Paulo: Usina do Livro. 2002 (adapiado).
A análise do resultado do processo em questão revela que o governo inglês foi incapaz de garantir seu objetivo de
- promover o bem-estar social.
- negociar o apoio muçulmano.
- mediar os conflitos territoriais.
- estimular a cooperação regional.
- combater os governos autocráticos.
Resposta: C
Resolução: A resposta correta, indicada como a opção C, sugere que o governo inglês foi incapaz de mediar os conflitos territoriais. Isso se justifica pelo fato de que a promessa de criar um lar nacional para o povo judeu na Palestina gerou tensões e conflitos territoriais entre a população judaica e as comunidades não judaicas na região. A implementação dessa decisão levou a disputas e confrontos territoriais, evidenciando a incapacidade do governo britânico de resolver esses conflitos.
52. (Enem 2023) TEXTO 1
Como presença consciente no mundo não posso escapar á responsabilidade ética no meu mover-me no mundo. Se sou puro produto da determinação genética ou cultural ou de classe, sou irresponsável pelo que faço no meu mover-me no mundo e, se careço de responsabilidade, não posso falar em ética.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à preatica educativa. São Pauio. Paz e Terra, 1996.
TEXTO II
Paulo Freire construiu uma pedagogia da esperança. Na sua concepção, a história não é algo pronto e acabado. As estruturas de opressão e as desigualdades, apesar de serem naturalizadas, são sócio e historicamente construídas. Daí a importância de os educandos tomarem consciência da sua realidade para, assim, transformá-la.
DEMARCHI, J. L, Paulo Freire. Disponível em: https://diplomatique.org.br. Acesso em: 6 out 2021 (adaptado)
Com base no conceito de ética pedagógica presente nos textos, os educandos tornam-se responsáveis pela
- participação sociopolítica.
- definição estético-cultural.
- competição econômica local.
- manutenção do sistema escolar.
- capacitação de mobilidade individual.
Resposta: A
Resolução: Considerando as ideias expostas, a resposta correta, indicada como opção A, é que os educandos tornam-se responsáveis pela participação sociopolítica. Isso se alinha com a visão de Freire sobre a importância da conscientização dos educandos acerca de sua realidade para que possam transformá-la, o que implica atuar de forma ativa na sociedade, participando e se envolvendo em questões políticas e sociais para efetivar mudanças significativas.
53. (Enem 2023) A Cordilheira do Himalaia tem mais de 50 milhões de anos, sendo classificada como a maior cordilheira do planeta. Originário da língua sânscrito, comum na região, seu nome quer dizer “morada da neve”. Ê possível encontrar nessa cordilheira as quinze maiores montanhas do mundo.
Ao todo, existem mais de cem picos, que contam com altitudes bem maiores que 7000 m. O Everest, considerado o ponto mais alto da Terra, tem nada menos que 8 848 m de altitude, e continua crescendo, aproximadamente, 0,8 mm a cada ano.
Disponível em: https:meioambiente.culturamix.com.
Acesso em: 12 nov. 2021 (adaptado).
Qual dinâmica natural é responsável pelo fenômeno apresentado?
- Derrame de lava vulcânica.
- Encontro de placas tectônicas.
- Ação do intemperismo químico.
- Sedimentação de erosão eólica,
- Derretimento de geleiras glaciais.
Resposta: B
Resolução: As montanhas do Himalaia surgiram devido ao choque entre as placas tectônicas indo-australiana e euro-asiática. Essas placas estão em constante movimento, e quando colidem, exercem uma grande pressão que resulta na formação e elevação das cadeias de montanhas, incluindo o Himalaia.
54. (Enem 2023) Eu poderia concluir que a raiva é um pensamento, que estar com raiva é pensar que alguém é detestável, e que esse pensamento, como todos os outros — assim como Descartes o mostrou —, não poderia residir em nenhum fragmento de matéria. A raiva seria, portanto, espírito. Porém, quando me volto para minha própria experiência da raiva, devo confessar que ela não estava fora do meu corpo, mas inexplicavelmente nele.
MERLEAU-PONTY, M. Quinta conversa: o homem visto
de fora. São Paulo: Martins Fontes. 1948 (adaptado).
No que se refere ao problema do corpo, a filosofia cartesiana apresenta-se como contraponto ao entendimento expresso no texto por
- apresentar uma visão dualista.
- confirmar uma tese naturalista.
- demonstrar uma premissa realista.
- sustentar um argumento idealista.
- defender uma posição intencionalista.
Resposta: A
Resolução: O texto aborda a questão da raiva e sua relação com o corpo, contrapondo as ideias filosóficas cartesianas. René Descartes, filósofo do século XVII, propôs uma distinção entre a mente (ou espírito) e o corpo, uma visão conhecida como dualismo cartesiano.
No trecho, Merleau-Ponty destaca a experiência pessoal da raiva e como essa emoção não parece residir apenas no "espírito", mas inexplicavelmente no corpo. Essa percepção contradiz a visão cartesiana, que separa nitidamente mente e corpo, considerando a mente como algo distinto e independente do corpo.
Dessa forma, a visão cartesiana que defende a separação radical entre mente e corpo, com a mente desvinculada da materialidade, é contraposta no texto ao expressar a presença da raiva de forma inexplicável no corpo. Portanto, a resposta correta, indicada como opção A, é que a filosofia cartesiana apresenta uma visão dualista, o que contrasta com o entendimento expresso no texto.
55. (Enem 2023) A diversão é o prolongamento do trabalho sob o capitalismo tardio. Ela é procurada por quem quer escapar ao processo de trabalho mecanizado para se pôr de novo em condições de enfrentá-lo.
Mas, ao mesmo tempo, a mecanização atingiu um tal poderio sobre a pessoa em seu lazer e sobre a sua felicidade, ela determina tão profundamente a fabricação das mercadorias destinadas à diversão que essa pessoa não pode mais perceber outra coisa senão as cópias que reproduzem o próprio processo de trabalho.
ADORNO, T; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar 1997.
No texto, o tempo livre é concebido como
- consumo de produtos culturais e elaborados no mesmo sistema produtivo do capitalismo.
- forma de realizar as diversas potencialidades da natureza humana.
- alternativa para equilibrar tensões psicológicas do dia a dia.
- promoção da satisfação de necessidades artificiais.
- mecanismo de organização do ócio e do prazer.
Resposta: A
Resolução: De acordo com o texto, o tempo livre é concebido como uma atividade que se entrelaça com a lógica do capitalismo. As mercadorias e produtos culturais produzidos para o entretenimento e diversão são moldados pela mesma lógica do sistema produtivo capitalista, representando uma extensão do processo de trabalho mecanizado. As pessoas são influenciadas a consumir esses produtos que reproduzem o próprio processo de trabalho, impedindo que percebam outras experiências além das cópias produzidas nesse contexto.
56. (Enem 2023) A charge ilustra um anseio presente na sociedade contemporânea, que se caracteriza pela
- situação de revolta individual.
- satisfação de desejos pessoais.
- participação em ações decisórias.
- permanência em passividade social.
- conivência em interesses partidários.
Resposta: C
Resolução: Na charge, vemos um grupo de pessoas assistindo a um debate político na televisão, cada uma delas sentada confortavelmente em suas poltronas e demonstrando desinteresse, pois a situação retrata a passividade social perante decisões importantes. A legenda "Democracia é coisa séria" destaca a ironia de como a sociedade muitas vezes se mostra passiva em relação a questões políticas fundamentais, assistindo de maneira passiva em vez de se envolver ativamente ou participar ativamente nas decisões que afetam a comunidade ou o país.
57. (Enem 2023) Quem se mete pelo caminho do pedido de perdão deve estar pronto a escutar uma palavra de recusa. Entrar na atmosfera do perdão é aceitar medir-se com a possibilidade sempre aberta do imperdoável. Perdão pedido não é perdão a que se tem direito [devido]. É com o preço destas reservas que a grandeza do perdão se manifesta.
RICOEUR, P. O perdão pode curar. Disponível em:
www.lusosofia.net. Acesso em: 14 out 2019.
A reflexão sobre o perdão apresentada no texto encontra fundamento na(s)
- rejeição particular amparada pelo desejo de poder.
- decisão subjetiva determinada pela vontade divina.
- liberdade mitigada pela predestinação do espírito.
- escolhas humanas definidas pelo conhecimento empírico.
- relações interpessoais medidas pela autonomia dos indivíduos.
Resposta: E
Resolução: O perdão é um ato que está relacionado com a autonomia das pessoas envolvidas, e a capacidade de concedê-lo ou recebê-lo é determinada pelas relações interpessoais, pelas escolhas e decisões individuais sobre como lidar com a situação e suas consequências. O perdão não é uma questão automática, mas uma dinâmica que se desenrola nas interações humanas, onde a autonomia e as relações interpessoais desempenham um papel fundamental.
58. (Enem 2023) A Cavalgada de Sant’Ana é uma expressão da devoção dos vaqueiros à padroeira de Caicó (RN). Nas décadas de 1950 a 1970, esse evento, então denominado Cavalaria, era celebrado pelas pessoas que residiam na zona rural do município de Caicó.
Essas pessoas usavam os animais (jegues, mulas e cavalos) como único meio de transporte, sobretudo para se dirigirem à cidade nos dias de feiras, trazendo seus produtos para comercializarem.
Estando em Caicó no período da Festa de Sant’Ana, esses agricultores se organizavam em cavalgada até o pátio da Catedral de Sant’Ana para louvar a santa e receber bênção para seus animais. Por volta da década de 1970, com a chegada do automóvel à zona rural do município, essa expressão cultural foi extinta.
O meio de transporte utilizando os animais passou a ser substituído por carros, sobretudo caminhonetes e caminhões, que transportavam os camponeses para a cidade em dias de feiras e festas.
Desde 2002, um grupo de caicoenses retomou essa expressão cultural e, em conjunto com a associação dos vaqueiros, realiza no primeiro domingo da Festa a Cavalgada de Sant’Ana. O evento, além de contar com a participação dos cavaleiros que residem nas zonas rurais, atrai também pessoas que residem em Caicó, cidades vizinhas e amantes das vaquejadas.
FESTA DE SANT’ANA. Disponível em: http:/portal. iphan.gov.br. Acesso em: 12 out. 2021 (adaptado).
As mudanças culturais mencionadas no texto caracterizam-se pela presença de
- elementos tradicionais e modernos em torno de uma crença religiosa.
- argumentos teológicos e históricos em consequência de uma ordem papal.
- fundamentos estéticos e etnográficos em função de uma cerimônia clerical.
- práticas corporais e esportivas em decorrência de uma imposição eclesiástica.
- discursos filosóficos e antropológicos em resultado de uma determinação paroquial.
Resposta: A
Resolução: As mudanças culturais descritas no texto sobre a Cavalgada de Sant’Ana mostram a transição de uma prática cultural tradicional para uma forma renovada de expressão cultural, mantendo elementos tradicionais, mas adaptando-se às novas realidades. As mudanças não ocorrem em consequência de uma imposição eclesiástica ou papal, mas sim de forma espontânea e adaptativa à evolução social e tecnológica.
Assim, a resposta correta, indicada como opção A, é que as mudanças culturais se caracterizam pela presença de elementos tradicionais e modernos em torno de uma crença religiosa. Isso porque a Cavalgada de Sant’Ana foi uma tradição ligada à devoção à padroeira, que evoluiu para incluir novas formas de participação, mantendo a base religiosa tradicional, enquanto se adaptava a mudanças sociais, tecnológicas e de transporte na comunidade
59. (Enem 2023) Do século XVI em diante, pelo menos nas classes mais altas, o garfo passou a ser usado como utensílio para comer, chegando através da Itália primeiramente à França e, em seguida, à Inglaterra e à Alemanha, depois de ter servido, durante algum tempo, apenas para retirar alimentos sólidos da travessa. Henrique III introduziu-o na França, trazendo-o provavelmente de Veneza.
Seus cortesãos não foram pouco ridicularizados por essa maneira ‘afetada” de comer e, no princípio, não eram muito hábeis no uso do utensílio: pelo menos se dizia que metade da comida caía do garfo no caminho do prato à boca. Em data tão recente como o século XVII, o garfo era ainda bascamente artigo de luxo, geralmente feito de prata ou ouro.
ELIAS, N. O processo civilizador: uma história dos costumes. Rio de Janetro Zahar. 1994.
O processo social relatado indica a formação de uma etiqueta que tem como princípio a
- distinção das classes sociais.
- valorização de hábitos de higiene.
- exaltação da cultura mediterrânea.
- consagração de tradições medievais.
- disseminação de produtos manufaturados.
Resposta: A
Resolução: O texto discorre sobre a introdução e evolução do uso do garfo como utensílio de comer ao longo dos séculos XVI e XVII. Esse processo social relacionado ao uso do garfo reflete a formação de uma etiqueta que tem como princípio a distinção das classes sociais, tal como mencionado nas descrições.
Inicialmente, o garfo era utilizado nas classes mais altas e foi objeto de ridicularização, associado a uma maneira "afetada" de comer. O utensílio era considerado um artigo de luxo, geralmente feito de materiais nobres como prata ou ouro, o que o tornava inacessível para as classes sociais mais baixas.
60. (Enem 2023) Negar o pedido por dinheiro indispensável para necessidades pessoais ou comprar bens usando o nome da pessoa sem o consentimento dela. Ameaçar o corte de recursos dependendo de atitudes pessoais, esconder documentos ou trocar senhas do banco sem avisar. Ou, ainda, proibir a pessoa de trabalhar ou destruir seus pertences. As histórias são comuns, mas às vezes não são reconhecidas como abuso. Mas é uma das cinco formas de conduta contra a mulher previstas na Lei Maria da Penha.
LEWGOY, J. Conduta quase invisivel destrói a vida de mulheres. Disponível em: https://valorinveste.globo.com. Acesso em: 23 out. 2021 (adaptado)
O texto apresenta tipos de conduta sujeitos a punição, conforme previsto na Lei Maria da Penha, porque consistem em formas de
- ação difamatória.
- desvio comportamental.
- expressão preconceituosa.
- violência patrimonial.
- desentendimento matrimonial.
Resposta: D
Resolução: O texto descreve diferentes formas de conduta que, de acordo com a Lei Maria da Penha, são consideradas formas de violência contra a mulher. Essas condutas incluem a negação de dinheiro para necessidades básicas, uso do nome da pessoa sem consentimento, ameaças, esconder documentos ou trocar senhas, proibir a pessoa de trabalhar e destruir seus pertences.
Essas ações se enquadram no conceito de violência patrimonial, que é uma das formas de violência previstas na Lei Maria da Penha. A violência patrimonial ocorre quando há dano, retenção, destruição parcial ou total dos objetos, instrumentos de trabalho, documentos, bens, valores e direitos da mulher.
61. (Enem 2023) Por trás da “mágica” do Google Assistant de sua capacidade de interpretar 26 idiomas está uma enorme equipe de linguistas distribuídos globalmente, trabalhando como subcontratados, que devem rotular tediosamente os dados de treinamento para que funcione.
Eles ganham baixos salários e são rotineiramente forçados a trabalhar horas extras não remuneradas. A inteligência artificial não funciona com um pozinho mágico. Ela funciona por meio de trabalhadores que treinam algoritmos incansavelmente até que eles automatizem seus próprios trabalhos.
A inteligência Artificial (IA) da economia freelancer está vindo
atrás de você. Disponível em: https://mittechreview.com.br.
Acesso em: 6 out. 2021 (adaptado).
O texto critica a mudança tecnológica em razão da seguinte consequência:
- Diversificação da função.
- Mobilidade da população.
- Autonomia do empregado.
- Concentração da produção.
- Invisibilidade do profissional.
Resposta: E
Resolução: O texto critica a mudança tecnológica por causa da consequência relacionada à invisibilidade do profissional. Ele destaca a situação dos trabalhadores que, apesar de desempenharem um papel fundamental no treinamento e funcionamento de algoritmos de inteligência artificial, permanecem invisíveis e sub-remunerados.
Esses trabalhadores, distribuídos globalmente, desempenham um papel crucial ao rotular e preparar dados de treinamento para sistemas de inteligência artificial, mas acabam sendo mal pagos e frequentemente forçados a realizar horas extras não remuneradas. Sua contribuição, apesar de ser fundamental para o funcionamento desses sistemas, é muitas vezes negligenciada, o que reflete a questão da invisibilidade do profissional nesse contexto.
62. (Enem 2023) Enormes alto-falantes sul-coreanos instalados na fronteira com o Norte costumavam transmitir desde canções em estilo K-pop (como é chamado o pop sul-coreano) até boletins climáticos e noticiário crítico ao vizinho comunista. O Norte costuma praticar atividade semelhante, transmitindo por seus alto-falantes discursos críticos a Seul e aliados.
Durante os anos 1980, o governo sul-coreano construiu um mastro de 97 metros de altura para hastear sua bandeira no povoado de Daesong-dong, na fronteira com o Norte. O Norte respondeu com a construção de um mastro ainda mais alto (160 m) na cidade fronteiriça de Gijung-dong. “Essas demonstrações são uma válvula de escape competitiva e importante entre os dois lados, fora de um possível conflito militar’, diz o analista Ankit Panda.
TAN, V. Disputa de mastros e alto-falantes com K-pop: as pequenas picuinhas do conflito entre as Coreias. Disponível em: www.bbc.com. Acesso em: 7 nov. 2021 (adaptado).
Os atos de competição citados têm suas origens históricas vinculadas a um contexto de
- domínio cultural-identitário de atores sociais.
- disputas étnico-raciais de povos tradicionais.
- divergências político-ideológicas de agentes estatais.
- imposição econômico-financeira de empresas privadas.
- protestos ecológico-sustentáveis de entidades ambientais.
Resposta: C
Resolução: Os atos de competição entre as Coreias, mencionados no texto, têm origens históricas vinculadas a um contexto de divergências político-ideológicas de agentes estatais. As disputas e demonstrações competitivas, como a construção de mastros de bandeira e o uso de alto-falantes para transmitir mensagens e músicas, refletem tensões políticas e ideológicas entre as duas Coreias, a do Sul e a do Norte.
Essa competição simbólica por meio de gestos e demonstrações na fronteira é resultado das divergências políticas e ideológicas entre os dois países. Os atos de competição, tais como a construção de mastros e a transmissão de mensagens pelos alto-falantes, são manifestações de rivalidades e tensões entre Coreia do Sul e Coreia do Norte, refletindo uma disputa ideológica e política entre os agentes estatais desses países.
63. (Enem 2023) Seda, madeiras aromáticas e têxteis, obras de arte, lã, cristais e muitas, muitas peças de porcelana chegaram ao Brasil ao longo dos séculos XVII e XVIII.
A opulência proporcionada pelo ouro fez com que esses itens fossem ainda mais presentes em cidades mineiras como Ouro Preto, Mariana e Sabará. Esses objetos inspiraram a criação das chinesices, termo que designa um tipo de arte que evoca motivos chineses, presentes em várias igrejas barrocas de Minas Gerais.
No Brasil, é bem provável que a inspiração para as pinturas nas igrejas barrocas com pássaros, elefantes, tigres, mandarins e pagodes tenha sido tirada de gravuras, tecidos, móveis e, principalmente, das porcelanas chinesas que circulavam livremente em uma sociedade enriquecida pelo comércio do ouro e pedras preciosas.
MARIUZZO, P. Estudos interdisciplinares ampliam conhecimento sobre chinesice no barroco mineiro. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br. Acesso em: 23 nov. 2021 (adaptado).
O desenvolvimento do processo artístico descrito no texto foi possível pelo(a)
- representação arquitetônica.
- intercâmbio transcontinental.
- dependência econômica.
- intervenção estatal.
- padrão estético
Resposta: B
Resolução:
64. (Enem 2023) Txai Suruí, liderança da Juventude Indígena, profere seu discurso na abertura da COP-26
“O clima está esquentando, os animais estão desaparecendo, os rios estão morrendo e nossas plantações não florescem como no passado. A Terra está falando: ela nos diz que não temos mais tempo.’
VICK, M. Quais são as conquistas do movimento indígena na COP-26. Disponível em: www.nexojornal.com.br. Acesso em: 10 nov. 2021 (adaptado).
O discurso da líder indígena explicita um problema global relacionado ao(à)
- manejo tradicional.
- reciclagem residual.
- consumo consciente.
- exploração predatória.
- reaproveitamento energético.
Resposta: D
Resolução: O discurso da líder indígena destaca problemas ambientais globais, fazendo menção ao aquecimento do clima, ao desaparecimento de animais, à morte de rios e ao insucesso nas plantações. Esses problemas estão fortemente ligados à exploração predatória dos recursos naturais.
A exploração predatória refere-se à utilização excessiva e muitas vezes irresponsável dos recursos naturais, que pode levar à degradação do meio ambiente, ao desaparecimento de espécies animais e vegetais, à poluição dos rios e à alteração do clima. Neste contexto, a fala da líder indígena destaca esses problemas, indicando que a Terra está enviando sinais de alerta devido à exploração predatória desses recursos.
65. (Enem 2023) Nas reportagens publicadas sobre a inauguração do Museu de Arte de São Paulo, em 1947, quando ele ainda ocupava um edifício na rua Sete de Abril, Lina Bo Bardi não foi mencionada nenhuma vez. A arquiteta era responsável pelo projeto do museu que mudaria para sempre a posição de São Paulo no circuito mundial das artes. Mas não houve nenhum registro disso.
O louvor se concentrou em seu marido e parceiro profissional, o respeitado crítico de arte Pietro Maria Bardi. Passados 75 anos, a mulher então ignorada recebeu um Leão de Ouro póstumo, a maior homenagem da Bienal de Arquitetura de Veneza, e tem agora sua história contada em duas biografias de peso, que procuram destrinchar uma carreira marcada pela ousadia e pela contradição.
PORTO, W. Lina Bo Bardi tem sua arquitetura contraditória destrinchada em biografias. Disponível em: www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 10 nov. 2021 (adaptado).
As transformações pelas quais passaram as sociedades ocidentais e que possibilitaram o reconhecimento recente do trabalho da arquiteta mencionada no texto foram resultado das mobilizações sociais pela
- equidade de gênero.
- liberdade de expressão.
- admissibilidade de voto.
- igualdade de oportunidade.
- reciprocidade de tratamento.
Resposta: A
Resolução: O reconhecimento tardio do trabalho da arquiteta Lina Bo Bardi, evidenciado após décadas de anonimato em relação ao seu papel fundamental no projeto do Museu de Arte de São Paulo, está associado a mudanças sociais, em especial à luta pela equidade de gênero.
Durante anos, muitas mulheres em diversas áreas, incluindo a arquitetura, foram subestimadas, sub-representadas e, em alguns casos, ignoradas, o que resultou na falta de reconhecimento de suas contribuições e conquistas. As mobilizações sociais e o crescente movimento em prol da equidade de gênero permitiram uma maior conscientização sobre a importância de reconhecer as contribuições das mulheres em vários campos, incluindo a arquitetura.
Nesse contexto, as transformações pelas quais as sociedades ocidentais passaram, dando maior atenção à equidade de gênero e buscando reconhecer o trabalho das mulheres, possibilitaram o reconhecimento tardio da contribuição de Lina Bo Bardi e outras mulheres cujas realizações foram subestimadas no passado.
66. (Enem 2023) Museu São Paulo
TEXTO I
Como é horrível ver um filho comer e perguntar: “Tem mais?” Esta palavra “tem mais” fica oscilando dentro do cérebro de uma mãe que olha as panela e não tem mais.
JESUS, C. M. Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo: Atica. 2014.
TEXTO II
A experiência de ver os filhos com fome na década de 1950, descrita por Carolina, é vivida no Brasil de 2021 por uma moradora de Petrolândia, em Pernambuco. “Eu trabalhava de ajudante de cabeleireira, mas a moça que tinha o salão fechou.
Eu vinha me sustentando com o auxílio que tinha, mas agora eu não fui contemplada. Às vezes as pessoas me ajudam com alimentos para os meus filhos. De vez em quando, eu acho algum bico para fazer, mas é muito raro. Tem dias que não tenho nem o leite da minha bebê.”
CARRANÇA, T. “Até o feijão nos esqueceu”: o livro de 1960 que poderia ter sido escrito nas favelas de 2021 Disponível em: www.bbc.com. Acesso em 6 out. 2021 (adaptado).
Considerando a realidade brasileira, os textos se aproximam ao apresentarem uma reflexão sobre o(a)
- recorrência da miséria.
- planejamento da saúde.
- superação da escassez.
- constância da economia.
- romanização da carência.
Resposta: A
Resolução: Os textos I e II apresentam reflexões que evidenciam a recorrência da miséria e da pobreza no contexto brasileiro, em décadas diferentes. Ambos descrevem situações em que famílias enfrentam dificuldades relacionadas à alimentação, passando por momentos de escassez e privações.
O Texto I é um trecho do livro "Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada", escrito por Carolina Maria de Jesus, retratando as dificuldades enfrentadas por ela e sua família na década de 1950 em São Paulo. O Texto II traz um relato de uma moradora de Petrolândia, Pernambuco, no ano de 2021, descrevendo desafios semelhantes em relação à alimentação e à sobrevivência.
Ambos os textos ilustram a persistência da pobreza e da escassez em diferentes épocas no Brasil, evidenciando a continuidade das dificuldades enfrentadas por famílias em situações de vulnerabilidade socioeconômica, especialmente no que diz respeito à alimentação e à sobrevivência de seus filhos.
67. (Enem 2023) No sul da Bahia, desde o século XVIII, tem-se registros de um tipo de sistema agroflorestal. Até hoje, esse sistema é característica marcante da paisagem da região, conhecido como cabruca, que consiste no cultivo do cacau à sombra do dossel da floresta nativa.
Esse sistema de cultivo do cacau (graças à tolerância da espécie à sombra) é considerado amigável para a vida silvestre, pois apresenta superioridade em termos de conservação da biodiversidade quando comparado com outras plantações tropicais (monoculturas de dendê, seringa ou café), agricultura ou pastagens.
SOLLBERG, I.; SCHIAVETTI, A. MORAES, M. E. B. Manejo agrícola no Refúgio de Vida Silvestre de Una: agroflorestas como uma perspectiva de conservação. Revista Árvore. n. 2, 2014 (adaptado).
A prática produtiva apresentada é um exemplo de
- difusão comercial de lavouras temporárias.
- utilização sustentável dos recursos naturais.
- ampliação tecnológica da pecuária intensiva.
- padronização alimentar dos povos tradicionais.
- modernização logística de plantios convencionais.
Resposta: B
Resolução: O sistema cabruca é reconhecido por manter a biodiversidade local, permitindo a convivência entre a cultura do cacau e a vegetação da floresta nativa. Ao utilizar a sombra da floresta para o cultivo do cacau, essa prática mantém as árvores nativas e a vida silvestre, preservando a biodiversidade da região. Isso contrasta com outras formas de cultivo que se baseiam em monoculturas ou práticas agrícolas mais intensivas, as quais tendem a degradar o meio ambiente e reduzir a diversidade biológica.
68. (Enem 2023) O masseiro, a mulher, e quatro filhos, dormindo numa tapera de quatro paredes de caixão, coberta de zinco. A água do mangue, na maré cheia, ia dentro de casa.
Os maruins de noite encalombavam o corpo dos meninos. O mangue tinha ocasião que fedia, e os urubus faziam ponto por ali atrás dos petiscos. Perto da rua lavavam couro de boi, pele de bode para o curtume de um espanhol. Morria peixe envenenado e quando a maré secava os urubus enchiam o papo, ciscavam a lama, passeando banzeiros pelas biqueiras dos mocambos no Recife.
RÊGO. J. L. O moleque Ricardo.
Rio de Janeiro. J. Olympio, 1966 (adaptado).
A aglomeração urbana representada no texto resulta em
- conservação do meio rural.
- crescimento da vegetação ciliar.
- interferência do espaço geográfico.
- equilíbrio do ambiente das cidades.
- controle da proliferação dos animais.
Resposta: C
Resolução: O texto descreve uma aglomeração urbana precária em que uma família vive em condições insalubres, próximos a um mangue, em um ambiente marcado pela poluição e condições de vida adversas. A descrição mostra a insalubridade do local, com a presença de água do mangue invadindo a casa, a presença de insetos (como os maruins), o mau cheiro do mangue e a atividade de curtume próxima, o que afeta a qualidade de vida e saúde da população local. Diante disso, a aglomeração urbana representada no texto resulta na interferência do espaço geográfico, mas não de uma maneira favorável. O texto descreve um ambiente urbano degradado, com condições insalubres, poluição e falta de saneamento básico, evidenciando a interferência negativa no ambiente geográfico devido à falta de infraestrutura e condições precárias de moradia.
69. (Enem 2023) Elas foram as pioneiras dos direitos das mulheres no Afeganistão. Defensoras ferrenhas da lei, buscaram justiça para os mais marginalizados. Mas, agora, mais de 220 juízas afegãs estão escondidas por medo de retaliação sob o regime do Talibã. Uma delas condenou centenas de homens por violência contra as mulheres, incluindo estupro, assassinato e tortura.
Mas poucos dias depois que o Talibã assumiu o controle de sua cidade e milhares de criminosos condenados foram libertados da prisão, as ameaças de morte começaram. O país sempre foi considerado um dos lugares mais difíceis e perigosos do mundo para as mulheres. De acordo com estudos de organizações não governamentais, cerca de 87% das mulheres e meninas serão vítimas de abuso durante a vida.
Disponível em: https://g1.globo.com. Acesso em: 12 out 2021 (adaptado).
O texto evidencia situação representativa de
- afronta às estruturas sociais.
- desprezo aos valores religiosos.
- transgressão às normas morais.
- desrespeito à dignidade humana.
- oposição aos princípios hierárquicos.
Resposta: D
Resolução: O texto aborda a situação alarmante das juízas afegãs escondidas por medo de retaliação do Talibã, além de mencionar a libertação de criminosos condenados após a ascensão do Talibã ao controle da cidade. Isso revela uma clara violação dos direitos humanos, em particular, o desrespeito à dignidade humana.
Portanto, a resposta correta é a opção D: desrespeito à dignidade humana. As ameaças de morte enfrentadas pelas juízas e a libertação de criminosos condenados mostram uma clara violação dos direitos e da segurança dessas mulheres, indo contra os princípios fundamentais de dignidade e respeito aos direitos humanos.
70. (Enem 2023) No cemitério, a sociedade religiosa encarregada do funeral, aterrorizada, apressou a cerimônia de tal forma que a mãe de Herzog perdeu o momento em que o caixão do filho começou a ser coberto pela terra. Quatro jornalistas que estavam presos no DOI chegaram para assistir ao sepultamento. Um se afastara, chorando.
Dizia: Eles matam, eles matam! Não pergunte nada. Não podemos dizer nada. Eles matam mesmo. Falava-se baixo. Ouviram-se dois curtos discursos. O primeiro, da atriz Ruth Escobar: Até quando vamos suportar tanta violência? Até quando vamos continuar enterrando nossos mortos em silêncio? No segundo, Audálio Dantas recitou o Navio negreiro, de Castro Alves: Senhor Deus dos desgraçados / Dizei-me Vós Senhor Deus / Se é mentira, se é verdade, / Tanto horror perante os céus.
GASPARI. E. A ditadura encurralada. São Paulo: Cia das Letras. 2004.
O acontecimento descrito no texto, ocorrido em meados dos anos 1970, atesta a seguinte característica do regime político-institucional vigente:
- Incorporação da estética popular para justificar o ideal de integração nacional.
- Afirmação da estratégia psicossocial para favorecer o objetivo de propaganda cívica.
- Institucionalização de mecanismos repressivos para eliminar os focos de resistência.
- Adoção de cerimoniais públicos para controlar as manifestações de grupos opositores.
- Estatização de meios de comunicação para selecionar a divulgação de atos governamentais.
Resposta: C
Resolução: O trecho descreve um funeral marcado por uma pressa incomum e a presença de jornalistas e pessoas reagindo emocionalmente, mostrando seu descontentamento com a violência e a repressão do regime. Isso demonstra a opressão e a repressão do regime político vigente naquela época.
A ação rápida e incomum durante o funeral do jornalista Vladimir Herzog, onde representantes do governo apressaram a cerimônia e a presença de jornalistas que expressavam emoções fortes, evidencia a estratégia repressiva do governo de eliminar oposições e dissidentes, mostrando o controle sobre as manifestações e a reação das pessoas.
71. (Enem 2023) Alternativas logísticas estão servindo de instrumentos que ativam os mercados especuladores de terras nas diferentes regiões da Amazônia e constituem em indicadores utilizados por diferentes atores para defender ou denunciar o avanço da cultura da soja na região e, com ela, a retomada do desmatamento.
É evidente que o crescimento do desmatamento tem a ver também com a expansão da soja, porém atribuir a ela o fator principal parece não totalmente correto. Parto da compreensão central de que a lógica que gera o desmatamento está articulada pelo tripé grileiros, madeireiros e pecuaristas.
OLIVEIRA. A. U. A Amazônia e a nova geografia da produção da soja. Terra Livre. n. 26. jan-jun 2006 (Adaptado).
Na visão do autor, o problema central da situação descrita é desencadeado pela
- apropriação de áreas devolutas.
- sonegação de impostos federais.
- incorporação de exportação ilegal.
- desoneração de setores produtivos.
- flexibilização de legislação ambiental.
Resposta: A
Resolução:No contexto do texto, o autor destaca que o desmatamento na Amazônia está diretamente relacionado a um tripé composto por grileiros, madeireiros e pecuaristas, evidenciando que a expansão da soja está envolvida no aumento do desmatamento.
72. (Enem 2023) TEXTO I
Por hora, apenas os mais abastados poderão sonhar em viajar ao espaço, seja por um foguete ou por um avião híbrido, mas toda a população global poderá sentir os efeitos dessas viagens e avanços tecnológicos. Para uma aventura dessas, as empresas tiveram que criar novas tecnologias que podem, em algum momento, voltar para a sociedade. A câmera fotográfica, hoje comum no mundo, antes foi uma invenção para ser usada em telescópios, e o titânio, usado até na medicina, foi desenvolvido para a construção de foguetes.
ORLANDO, G. Corrida espacial dos bilionários pode trazer
vantagens para todos. Disponível em: https//noticias.r7.com.
Acesso em: 5 nov. 2021 (adaptado).
TEXTO II
Os textos apresentam perspectivas da nova corrida espacial que revelam, respectivamente:
- Dependência e progresso.
- Expectativa e desconfiança.
- Angústia e adaptação.
- Pioneirismo e retrocesso.
- Receio e civilidade.
Resposta: B
Resolução: Texto I: Destaca os avanços tecnológicos e como as inovações desenvolvidas para viagens espaciais podem beneficiar a sociedade em geral, mencionando exemplos como a câmera fotográfica e o titânio.
Texto II: Foca no lançamento de uma nova era de viagens ao espaço por bilionários, sem dar indicações claras de desconfiança, mas sim de expectativa e um certo entusiasmo em relação a essa nova fase da exploração espacial.
73. (Enem 2023) Os séculos XV e XVI, quando se vão desmoronando as estruturas socioeconôrnicas da Idade Média perante os novos imperativos da Época moderna, constituem um momento-chave na história florestal de toda a Europa Ocidental.
Abre-se, genericamente, um longo período de “crise florestal”, que se manifesta com acuidade nos países onde mais se desenvolvem as atividades industriais e comerciais.
As necessidades em produtos lenhosos aumentam drasticamente com o crescimento do consumo nos mercados urbanos e nas regiões onde progridem a metalurgia e a construção naval, além da sua utilização na vida quotidiana de toda a população.
DEVY-VARETA. N. Para uma geografia histórica da floresta portuguesa. Revista da Faculdade de Letras — Geografia. n. 1. 1986 (adaptado).
Qual acontecimento do período contribuiu diretamente para o agravamento da situação descrita?
- O processo de expansão marítima.
- A eclosão do renascimento cultural.
- A concretização da centralização política.
- O movimento de reformas religiosas.
- A manutenção do sistema feudal.
Resposta: A
Resolução: O texto menciona um período de "crise florestal" nos séculos XV e XVI, resultado do aumento significativo na demanda por produtos lenhosos, devido ao crescimento do consumo nos mercados urbanos, na metalurgia, na construção naval e na vida cotidiana. Essa situação reflete uma pressão cada vez maior sobre os recursos florestais devido ao uso intensivo de madeira.
Dentre as opções apresentadas:
A eclosão do renascimento cultural (opção B) não está diretamente relacionada ao aumento na demanda por produtos lenhosos.
A centralização política (opção C) pode ter impactos em vários setores, mas não está diretamente ligada ao aumento da demanda por produtos lenhosos que levou à crise florestal.
O movimento de reformas religiosas (opção D) estava mais ligado a mudanças teológicas e institucionais na Igreja, não diretamente relacionado ao uso intensivo de recursos florestais.
A manutenção do sistema feudal (opção E) não é o elemento que contribui diretamente para a pressão sobre os recursos florestais, pois não se relaciona diretamente ao aumento da demanda por produtos lenhosos.
Portanto, a opção que se relaciona mais diretamente com o aumento da demanda por produtos lenhosos, agravando a crise florestal mencionada, é:
A) O processo de expansão marítima (opção A), uma vez que a expansão marítima impulsionou a construção naval e demandou grandes quantidades de madeira para a produção de navios, contribuindo para a pressão sobre as florestas.
74. (Enem 2023) Tahuantinsuyu — nome do Império Inca em quéchua — era dividido em quatro partes ou suyus: Chinchaysuyu (noroeste do Peru e Equador), Antisuyu (parte amazônica do império), Collasuyu (atual Bolivia) e Condesuyu (costa do Oceano Pacífico) e tinha Cuzco, no atual Peru, como sua capital imperial.
Oficialmente, todas as etnias dominadas pelos incas deveriam adotar a língua quéchua, adorar o Sapa Inca e o Sol e pagar taxas em forma de horas de trabalhos periódicos.
No entanto, pode-se dizer que o Império Inca era como um mosaico cultural em que vários e diferentes grupos étnicos adoravam o Sapa Inca e o Sol mas, simultaneamente, continuavam a adorar seus deuses locais e também a falar em suas línguas nativas.
MARTINS. C. Os incas e os tahuantinsuyu: apresentação.
Disponível em:http:/antigo.anphlac.org. Acesso em 6 out. 2021 (adaptado).
Ao comparar, no texto, a vertente da dominação territorial com os aspectos culturais, os incas tinham uma postura
- aceitável no que alude aos direitos humanos.
- admissível no que remete às crenças coloniais.
- tolerável no que se refere aos regimes tributários.
- flexível no que diz respeito aos costumes religiosos.
- compreensível no que concerne às normas laborais.
Resposta: D
Resolução: Apesar da imposição de certos elementos da cultura inca, como a língua e a adoração ao Sapa Inca e ao Sol, foi reconhecido que os diferentes grupos étnicos podiam manter suas próprias práticas religiosas e culturais locais, como adorar seus deuses e falar suas línguas nativas. Essa flexibilidade em relação às práticas religiosas é o aspecto mais relevante mencionado no texto.
75. (Enem 2023) A torcida do Fluminense inicia um movimento para mudar a letra de uma das músicas mais populares das arquibancadas tricolores. Grupos pedem a remoção do termo “mulambo imundo”, em uma provocação direta ao Flamengo.
Mulambo é um termo que surgiu em Angola, na época da escravatura, e eles eram chamados de mulambos pelos senhores de engenho, os patrões das fazendas.
Disponível em: https://oglobo.globo.com. Acesso em: 23 nov. 2021.
Qual mudança no comportamento social a proposta reportada no texto reflete?
- Rejeição de costumes elitistas.
- Repulsão de condutas misóginas.
- Condenação do preconceito racial.
- Criminalização de práticas homofóbicas
- Contestação do comportamento machista.
Resposta: C
Resolução: O termo "mulambo" tem origens históricas associadas à época da escravidão em Angola, onde os indivíduos escravizados eram chamados desse termo pejorativo. A proposta de remover essa expressão da letra da música é uma forma de reconhecer e rejeitar o preconceito racial presente nesse termo, mostrando uma mudança no comportamento social ao condenar expressões que remetem a essa carga histórica de discriminação racial.
76. (Enem 2023) Taxa de fecundidade no Brasil
Qual fator foi determinante para a mudança do indicador apresentado no gráfico?
- Flexibilização legal da prática de aborto.
- Envelhecimento da população brasileira.
- Crescimento dos casos de gravidez precoce.
- Participação feminina no mercado de trabalho.
- Diminuição dos benefícios na licença-maternidade.
Resposta: D
Resolução: A flexibilização legal da prática de aborto (opção A) poderia ter impacto, mas é importante destacar que mudanças na legislação sobre o aborto geralmente têm efeitos mais indiretos e a longo prazo na taxa de fecundidade.
O envelhecimento da população brasileira (opção B) normalmente está associado a uma redução na taxa de fecundidade devido a mudanças sociais, econômicas e educacionais que afetam as escolhas reprodutivas das mulheres.
O crescimento dos casos de gravidez precoce (opção C) tende a aumentar a taxa de fecundidade, ao invés de diminuí-la.
A participação feminina no mercado de trabalho (opção D) é conhecida por impactar a taxa de fecundidade, visto que o aumento da participação no mercado de trabalho muitas vezes está associado a uma escolha de ter menos filhos ou adiar a maternidade.
A diminuição dos benefícios na licença-maternidade (opção E) poderia influenciar indiretamente a taxa de fecundidade, mas não é um fator tão determinante quanto outros.
77. (Enem 2023) Havia já muito tempo que a Europa desfrutava os benefícios da vacina e arrancava à morte milhares de inocentes, condenados a serem vítimas do terrível flagelo das bexigas, e o governo de Portugal nunca se lembrara de transmitir ao Brasil a mais útil das descobertas humanas, quando aliás nenhum país mais do que ele carecia deste salutar invento ou se atendesse às vantagens da população ou ao perdimento de imensas somas na mortandade contínua de escravos, que este flagelo devorava, O certo é que mais ocupado de seu ouro que de seus habitantes, Portugal, como em outros muitos casos, esperou que o Brasil por seu próprio impulso remediasse a este mal.
PEREIRA. J. C. 12 jan 1828 apud LOPES, M. B. POLITO, R. Para uma história da vacina no Brasil: um manuscrito inédito de Norberto e Macedo. História, Ciências, Saúde — Manguinhos. n 2. abr-jun. 2007 (adaptado)
Escrito em 1828, o texto expressa a seguinte ideia de origem iluminista:
- As leis observáveis regem o mundo material.
- O monarca racional promove a sociedade justa.
- O direito natural justifica a liberdade dos homens.
- A produção da terra garante a riqueza das nações.
- A responsabilidade dos governantes assegura a saúde.
Resposta: E
Resolução: Essa ideia está em linha com os princípios iluministas que enfatizavam a responsabilidade do governo em promover o bem-estar social, incluindo o cuidado com a saúde pública. O texto critica o governo português por não transmitir a descoberta da vacina da varíola para o Brasil, apontando a negligência do governo em lidar com uma questão de saúde pública que afetava a população, especialmente no contexto da alta mortalidade de escravos devido à varíola. Isso ressalta a importância da atuação dos governantes na promoção da saúde e no cuidado com a população, o que está alinhado com os ideais iluministas sobre a responsabilidade dos líderes em assegurar o bem-estar e a saúde dos cidadãos.
78. (Enem 2023) Os movimentos da agricultura urbana no Rio de Janeiro vêm crescendo nos últimos vinte anos, tanto por meio de reproduções de modelos de vida antigos, vinculados ao resgate dos próprios costumes, como — e cada vez mais — são revelados hábitos inventivos nos quais moradores urbanos de diferentes classes sociais, sem nenhuma referência anterior com o campo, passam a se dedicar a essas atividades.
Ao possiblitar o acesso ao plantio e, consequentemente, à alimentação, permite-se uma nova relação com o que se come, reduzindo o percurso da cadeia produtiva e aproximando produtores de consumidores, pois ambos se confundem nas experiências de agricultura urbana.
PORTILHO, M.; RODRIGUES, C. G. O.; FERNANDEZ, A. C. F. Cultivando relações no arranjo local da Penha: a mobilização de mulheres a partir das práticas de agricultura urbana na favela. Cidades, Comunidades e Territórios, n. 42. jun 2021.
A prática agrícola destacada no texto apresenta como vantagem no espaço urbano a
- ocupação de lugares ociosos.
- densificação da área central.
- valorização do mercado externo.
- priorização de insumos químicos.
- mecanização de técnicas de cultivo.
Resposta: A
Resolução: A prática da agricultura urbana frequentemente envolve o cultivo de alimentos em espaços ociosos ou subutilizados dentro das áreas urbanas, como terrenos baldios, telhados, varandas, entre outros. Esses espaços são transformados em áreas produtivas para o cultivo de alimentos, contribuindo para a segurança alimentar e para a redução do percurso da cadeia produtiva.
Essa prática não se relaciona com a densificação da área central (opção B), valorização do mercado externo (opção C), priorização de insumos químicos (opção D) ou mecanização de técnicas de cultivo (opção E). A ênfase está na utilização de espaços não utilizados para a produção local de alimentos, gerando uma nova relação entre produtores e consumidores dentro do ambiente urbano.
79. (Enem 2023) TEXTO I
Gerineldo dorme porque já está conformado com o seu mundo. Porque já sabe tudo o que lhe pode acontecer após haver submetido todos os objetos que o rodeiam a um minucioso inventário de possibilidades. Seu apartamento, mais que um apartamento, é uma teoria de sorte e de azar.
Melhor que ninguém, Gerineldo conhece o coeficiente da dilatação de suas janelas e mantém marcado no termômetro, com uma linha vermelha, o ponto em que se que brarão os vidros, despedaçados em estilhaços de morte. Sabe que os arquitetos e os engenheiros já previram tudo, menos o que nunca já aconteceu.
MARQUEZ. G. G. O. O pessimista. In: Textos do Caribe. Rio de Janeiro: Record. 1981.
TEXTO II
A situação é o sujeito inteiro (ele não é nada a não ser a sua situação) e é também a coisa inteira (nunca há mais nada senão as coisas). E o sujeito a elucidar as coisas pela sua própria superação, se assim quisermos; ou são as coisas a reenviar ao sujeito a imagem dele. É a total facticidade, a contingência absoluta do mundo, do meu nascimento, do meu lugar, do meu passado, dos meus redores — e é a minha liberdade sem limites que faz com que haja para mim uma facticidade.
SARTRE, J.-P. O ser e o nada: ensaio de ontologia fenomenológica, Peirópolis: vozes. 1997 (adaptado).
A postura determinista adotada pelo personagem Gerineldo contrasta com a ideia existencialista contida no pensamento filosófico de Sartre porque
- evidencia a manifestação do inconsciente.
- nega a possibilidade de transcendência.
- contraria o conhecimento difuso.
- sustenta a fugacidade da vida.
- refuta a evolução biológica.
Resposta: B
Resolução: A visão determinista de Gerineldo, conforme expressa no Texto I, revela alguém que acredita na previsibilidade do mundo, a ponto de se submeter ao controle minucioso das possibilidades e da inevitabilidade dos acontecimentos. Ele parece estar resignado ao seu destino, ciente de que tudo está predefinido e catalogado. Essa postura nega a possibilidade de transcender as circunstâncias e de exercer liberdade sobre o seu próprio destino, o que vai de encontro ao cerne do existencialismo, que é a ideia de que somos seres livres e responsáveis por nossas escolhas, capazes de transcender as circunstâncias dadas.
80. (Enem 2023) O Golpe Militar de 1964 foi implacável no combate ao que restava das Ligas Camponesas, generalizadas na década anterior.
No entanto, em relação aos sindicatos sua atitude foi ambígua. Por meio de acordos com os Estados Unidos, foram concebidos centros sindicais e cursos de liderança com base em princípios conservadores e ministrados por membros da Igreja Católica.
DEL PRIORE, M.; VENÂNCIO, R. Uma história da vida rural no
Brasil. Rio de Janeiro: Ediouro. 2006 (adaptado)
Os sindicatos rurais foram tratados da forma descrita no texto porque o governo pretendia utilizá-los para
- controlar as tensões políticas.
- limitar a legislação trabalhista.
- divulgar o programa populista.
- regularizar a propriedade da terra.
- estimular a oferta de mão de obra.
Resposta: A
Resolução: A estratégia de estabelecer centros sindicais e cursos de liderança, baseados em princípios conservadores e ministrados por membros da Igreja Católica, demonstra uma tentativa do governo de cooptar e controlar a atuação dos sindicatos, orientando sua liderança e suas práticas sindicais para evitar tensões políticas que pudessem desestabilizar o regime e promover a oposição política. Isso era uma parte dos esforços do governo para manter o controle sobre as organizações e evitar movimentos sindicais que pudessem se tornar desafios significativos ao poder estabelecido.
81. (Enem 2023) A economia das ilegalidades se reestruturou com o desenvolvimento da sociedade capitalista. A ilegalidade dos bens foi separada da ilegalidade dos direitos.
Divisão que corresponde a uma oposição de classes, pois, de um lado, a ilegalidade mais acessível às classes populares será a dos bens — transferência violenta das propriedades; de outro, da burguesia, então, se reservará a ilegalidade dos direitos: a possibilidade de desviar seus próprios regulamentos e suas próprias leis e essa grande redistribuição das ilegalidades se traduzirá até por uma especialização dos circuitos judiciários, para as ilegalidades de bens — para o roubo — os tribunais ordinários e os castigos; para as ilegalidades de direitos — fraudes, evasões fiscais, operações comercias irregulares — jurisdições especiais com transações acomodações, multas atenuadas etc.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes. 1987.
O texto apresenta uma relação de cálculo político-econômico que caracteriza o poder punitivo por meio da
- gestão das ilicitudes pelo sistema judicial.
- aplicação das sanções pelo modelo equânime.
- supressão dos crimes pela penalização severa.
- regulamentação dos privilégios pela justiça social.
- repartição de vantagens pela hierarquização cultural.
Resposta: A
Resolução: A estratégia de estabelecer centros sindicais e cursos de liderança, baseados em princípios conservadores e ministrados por membros da Igreja Católica, demonstra uma tentativa do governo de cooptar e controlar a atuação dos sindicatos, orientando sua liderança e suas práticas sindicais para evitar tensões políticas que pudessem desestabilizar o regime e promover a oposição política. Isso era uma parte dos esforços do governo para manter o controle sobre as organizações e evitar movimentos sindicais que pudessem se tornar desafios significativos ao poder estabelecido.
82. (Enem 2023) Os vapores cruzavam os mares transportando pessoas, mercadorias e ideias, e ainda carregavam a mala postal, repleta de mensagens. Múltiplas histórias escritas atravessavam o oceano buscando por notícias de filhos e pais, irmãos, maridos e esposas, noivos e noivas.
As missivas traziam boas e más novas, comunicavam alegremente nascimentos e casamentos, também doenças e mortes; enviavam declarações de amor e fidelidade, fotos de família; encaminhavam conselhos de velhos, pedidos de ajuda e de dinheiro; expediam cartas bancárias e de chamada.
Essa literatura epistolar possibilitava a transmissão e reconstrução das tradições. Os deslocamentos tornaram-se um dos mais potentes produtores de escritura ao longo da história.
TRUZZI, O.: MATOS, I. Saudades sensibilidades no espitolário de e/imigrantes portugueses (Portugal-Brasil 1890-1930). Rev. Bras. Hist. n. 70 jul-dez.2015.
Conforme o texto, as correspondências trocadas entre imigrantes no Brasil com os seus países de procedência constituíam um dispositivo tecnológico que possibilitava o(a)
- disputa ideológica entre a comunidade de estrangeiros e a de nativos.
- circularidade cultural entre a sociedade de partida e a de acolhimento.
- controle doutrinário das narrativas do cotidiano de origem e de destino,
- fiscalização politica dos fluxos de populações do Novo e do Velho Mundo.
- monitoramento social dos grupos de trabalhadores da cidade e do campo.
Resposta: B
Resolução: As cartas e correspondências mencionadas no texto serviam como veículos de comunicação que conectavam a sociedade de origem dos imigrantes com a sociedade em que estavam inseridos no Brasil. Através dessas correspondências, as pessoas trocavam notícias, informações sobre suas vidas e experiências, transmitiam tradições, mantinham contato com familiares, amigos e sua cultura de origem, ao mesmo tempo em que se adaptavam a um novo ambiente e cultura no país de acolhimento. Isso contribuiu para uma troca de experiências e a manutenção das conexões entre essas diferentes culturas.
83. (Enem 2023) Diversos são os fatores causadores da degradação do solo, atuando de forma direta ou indireta, mas quase sempre a grande maioria das terras degradadas inicia esse processo com o desmatamento, que pode ser seguido por diversas formas de ocupação desordenada, como: corte de taludes para a construção de casas, rodovias e ferrovias, agricultura, com uso da queimada, vários tipos de mineração irrigação excessiva, crescimento desordenado das cidades, superpastoreio, uso do solo para diversos tipos de despejos industriais e domésticos, sem tratamento da área que recebe esses despejos; enfim, de uma forma ou de outra, os solos tornam-se degradados, sendo muitas vezes difícil, ou quase impossível, a sua recuperação.
GUERRA, A. T. Degradação dos solos: conceitos e temas. In: GUERRA, A. T.; JORGE, M. C. O. (Org.). Degradação dos solos no Brasil. Rio de Janeiro: Difel, 2018.
A partir da ocupação desordenada exposta no texto, o que impede a recuperação do recurso natural destacado é a
- elevação da biomassa.
- redução da salinização.
- diminuição da fertilidade.
- ampliação da microfauna.
- decomposição do substrato.
Resposta: C
Resolução: Essas práticas desordenadas afetam a estrutura do solo, diminuindo sua capacidade de reter nutrientes essenciais para o crescimento das plantas. Isso resulta na redução da fertilidade do solo, tornando-o menos apto para sustentar a vida vegetal e, por conseguinte, dificultando a recuperação do solo degradado.
84. (Enem 2023) A partir da década de 1930, começam a ser discutidos no Brasil os princípios de racionalização do trabalho.
As preocupações com a cozinha e o trabalho doméstico foram introduzidas com a medicina sanitária e a oferta de gás e eletricidade para uso doméstico no inicio do século XX.
A organização da cozinha visava atingir uma simplificação das tarefas, com a economa de movimentos e o barateamento dos equipamentos, a partir da produção em grande escala.
A padronização e racionalização da habitação e seus componentes visava uma radical transformação da casa, em especial da cozinha e apoiava-se tanto no desenvolvimento de novos equipamentos quanto nos estudos de racionalização do trabalho doméstico.
A principal preocupação era o desenvolvimento de um novo tipo de habitação, que deveria induzir um novo comportamento social.
SILVA, J. L. M. Transformações no espaço doméstico: o fogão a gás e a cozinha paulistana, 1870-1930. Anais do Museu Paulista, n. 2, jul.-dez. 2007 (adaptado).
No contexto descrito, as mudanças mencionadas proporcionavam às mulheres o(a)
- controle do orçamento familiar.
- libertação das tradições religiosas.
- exercício da representatividade política.
- ampliação dos momentos de socialização.
- afastamento das atividades especializadas.
Resposta: D
Resolução:
85. (Enem 2023) Produtores rurais europeus são antigos opositores de um grande acordo com o Mercosul. Na visão deles, existe um nítido risco de concorrência desleal, pois, na Europa, é preciso seguir regras mais rígidas de produção, o que encarece o processo.
Assim, eles não conseguiriam competir com os preços, por exemplo, da carne brasileira e teriam seus negócios ameaçados. Por outro lado, o setor industrial europeu se mobiliza a favor do acordo, uma vez que as reduções de tarifas no comércio internacional dariam maior acesso ao mercado sul-americano.
Um exemplo é o setor automotivo europeu, que prevê maior participação e concorrência nos paises do Mercosul caso o acordo siga em frente.
ROUBICEK, M. Como o risco ambiental afeta o acordo entre Mercosul e União Europeia. Disponível em: www.nexojornal.com.br. Acesso em. 25 out. 2021.
No contexto do acordo citado, os dois grupos econômicos europeus defendem, respectivamente, a
- restrição dos fluxos migratórios e a maior atuação de sindicatos.
- ampliação das leis trabalhistas e a plena importação de manufaturados.
- proteção das florestas nacionais e a ampla transferência de tecnologias.
- manutenção das barreiras fitossanitárias e a livre circulação de mercadorias.
- remoção dos entraves alfandegários e a melhor remuneração de empregados.
Resposta: D
Resolução: Os produtores rurais europeus estão preocupados com a concorrência desleal de produtos, como a carne brasileira, alegando que na Europa existem regras mais rígidas de produção que encarecem o processo. Isso indica a preocupação com a manutenção das barreiras fitossanitárias (normas relacionadas à segurança e qualidade alimentar, sanitária e ambiental) para proteger seus produtos e sua produção.
Por outro lado, o setor industrial europeu, como o automotivo, está a favor do acordo porque as reduções de tarifas no comércio internacional dariam maior acesso ao mercado sul-americano. Isso se alinha com a ideia de livre circulação de mercadorias, o que permitiria uma expansão do mercado para a indústria europeia.
86. (Enem 2023) Durante a Revolução Francesa, um certo padre Niollant escondeu-se no pequeno castelo de L’Escarbas Pagou amplamente a hospitalidade do velho fidalgo ocupando-se da educação de sua filha, Anaïs. A presença da mãe em nada modificou essa educação masculina dada a uma jovem criatura já muito inclinada à independência em virtude da vida no campo.
O padre transmitiu à aluna sua intrepidez de opiniões e sua facilidade de julgamento sem pensar que essas qualidades, tão necessárias num homem, se tornam defeitos numa mulher destinada aos humildes afazeres de mãe de família. Embora o padre recomendasse continuamente à aluna ser tanto mais graciosa e modesta quanto seu saber era mais extenso, a senhorita de Négrepelisse ficou com excelente opinião de si mesma.
BALZAC. H. Ilusões perdidas. São Paulo: Penguin Classics; Cia. das Letras 2011 (adaptado).
O comportamento desenvolvido pela personagem evidencia uma postura de
- abandono de laços afetivos.
- negação da ideia de subjetividade.
- aceitação da hierarquia de gênero.
- consolidação da estratificação social.
- ruptura de valores institucionalizados.
Resposta: E
Resolução: Ruptura de valores institucionalizados, "A presença da mãe em nada modificou essa educação masculina dada a uma jovem criatura já muito inclinada à independência em virtude da vida no campo."
87. (Enem 2023) TEXTO I
Oriunda da Romênia, Genny Gleizer aportou no Brasil em 1932. Assim como milhares de judeus do Leste Europeu, sua vinda para o Brasil ocorreu em um momento de ascensão do antissernitismo na Europa que tornava precárias suas vidas. O Brasil se colocava como uma possibilidade na busca por condições de sobrevivência e desenvolvimento.
ANTÃO, A. C. C. B. Gênero, imigração e política: o caso da judia comunista Genny Gleizer no Governo Vargas (1932-1935). Rio de Janeiro: Casa de Oswaldo Cruz, 2017 (adaptado).
TEXTO II
A presença judaica no Brasil foi criando aos poucos certas desconfianças que se refletiram em órgãos da imprensa e em círculos intelectuais e políticos Em parte essa imagem negativa adviria da onda nacionalista surgida no final dos anos 1910, que concebia imigrantes como concorrentes dos trabalhadores brasileiros, ou como seres improdutivos, exploradores da mão de obra e da riqueza autóctone. Além disso, as elites políticas da época acreditavam que os estrangeiros eram portadores das doutrinas anarquista e comunista, estranhas à “índole do povo brasileiro”. Esses “indesejáveis” seriam um mal externo que corromperia a nação.
MAIO, M. O.; CALAÇA, C. E. Um balanço da bibliografia sobre o antissemitismo no Brasil. In: GRINBERG, K. (Org.). Os judeus no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005 (adaplado).
Conforme descrito nos textos, o tratamento dispensado aos grupos mencionados se fundamentava em
- preceitos teológicos e religiosos.
- aspectos socioeconômicos e ideológicos.
- regulamentações territoriais e alfandegárias.
- orientações constitucionais e estatutárias.
- decretos legislativos e internacionais.
Resposta: B
Resolução: Os textos evidenciam que a situação dos imigrantes, especialmente dos judeus do Leste Europeu que vieram para o Brasil, e as percepções negativas sobre eles estavam associadas a fatores socioeconômicos e ideológicos. Eles foram vistos como concorrentes dos trabalhadores brasileiros, exploradores da mão de obra e portadores de ideologias consideradas estranhas à "índole do povo brasileiro", como anarquismo e comunismo.
As atitudes preconceituosas e desconfianças associadas aos imigrantes, especialmente à comunidade judaica, eram decorrentes de crenças sociais, econômicas e ideológicas difundidas na época, as quais contribuíram para a formação de estereótipos e visões negativas em relação a esses grupos.
88. (Enem 2023) Concorrer e competir não são a mesma coisa. A concorrência pode até ser saudável sempre que a batalha entre agentes, para melhor empreender uma tarefa e obter melhores resultados finais, exige o respeito a certas regras de convivência preestabelecidas ou não. Já a competitividade se funda na invenção de novas armas de luta, num exercício em que a única regra é a conquista da melhor posição.
A competitividade é uma espécie de guerra em que tudo vale e, desse modo, sua prática provoca um afrouxamento dos valores morais e um convite ao exercício da violência.
SANTOS. M. Por uma outra globalização: do pensamento único a consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2006.
De acordo com a diferenciação feita pelo autor, que prática econômica é considerada moralmente condenável?
- Adoção do dumping comercial.
- Fusão da função administrativa.
- Criação de holding empresarial.
- Limitação do mercado monopolista.
- Modernização da produção industrial.
Resposta: A
Resolução: O texto faz uma distinção entre concorrência, que respeita regras de convivência preestabelecidas ou não, e competitividade, que se baseia na conquista da melhor posição e pode levar a um afrouxamento dos valores morais, sendo um convite ao exercício da violência.
O dumping comercial refere-se à prática de oferecer produtos a preços abaixo do custo de produção, muitas vezes para conquistar uma posição mais vantajosa no mercado ou para prejudicar os concorrentes. Essa prática está relacionada à competição agressiva e pode ser considerada antiética e moralmente condenável de acordo com a perspectiva do autor.
89. (Enem 2023) Simulação de mudança da temperatura média anual em relação ao período pré-industrial em três cenários de aquecimento global
Qual medida é capaz de minimizar as mudanças apresentadas nas simulações?
- Expandir o transporte marítimo.
- Incentivar os fluxos migratórios.
- Monitorar as atividades vulcânicas.
- Controlar as emissões de carbono.
- Priorizar a utilização de termoelétricas.
Resposta: D
Resolução: O controle das emissões de carbono, principalmente provenientes de atividades humanas como queima de combustíveis fósseis, é uma ação chave para reduzir o aquecimento global e mitigar as mudanças climáticas. A diminuição das emissões de gases de efeito estufa, como o dióxido de carbono (CO2), tem um impacto direto na desaceleração do aquecimento global e na redução dos efeitos adversos associados às mudanças climáticas.
90. (Enem 2023) Não tinha outra filosofia. Nem eu. Não digo que a Universidade me não tivesse ensinado alguma; mas eu decorei-lhe só as fórmulas, o vocabulário, o esqueleto. Tratei-a como tratei o latim; embolsei três versos de Virgílio, dois de Horácio, uma dúzia de locuções morais e políticas, para as despesas da conversação. Tratei-os como tratei a história e a jurisprudência. Colhi de todas as cousas a fraseologia, a casca, a ornamentação.
ASSIS. M. Memórias póstumas de Brás Cubas. Belo Horizonte: Autêntica, 1995.
A descrição crítica do personagem de Machado de Assis assemelha-se às características dos sofistas, contestados pelos filósofos gregos da Antiguidade, porque se mostra alinhada à
- laboração conceitual de entendimentos.
- utilização persuasiva do discurso.
- narração alegórica dos rapsodos.
- investigação empírica da physis.
- expressão pictográfica da pólis.
Resposta: B
Resolução: Os sofistas eram conhecidos por serem mestres na arte da retórica e da persuasão, priorizando a forma e a manipulação do discurso em vez da busca pela verdade ou compreensão profunda. Eles ensinavam técnicas para argumentar e debater, muitas vezes subordinando a verdade aos efeitos persuasivos dos argumentos. Assim, a resposta correta é: