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Santa Casa 2023: Linguagens

01. (Santa Casa) Examine a tirinha publicada na conta do Instagram “War and Peas”, em 16.12.2021.

Santa Casa 2023: Linguagens

A tirinha permite caracterizar a personagem Morte como

  1. nostálgica.
  2. desconfiada.
  3. masoquista.
  4. alienada.
  5. insensível.

Leia o início do conto “Troca de datas”, de Machado de Assis, para responder às questões de 02 a 06.

I

— Deixa-te de partes, Eusébio; vamos embora; isto não é bonito. Cirila...

— Já lhe disse o que tenho de dizer, tio João, respondeu Eusébio. Não estou disposto a tornar à vida de outro tempo.

Deixem-me cá no meu canto. Cirila que fique...

— Mas, enfim, ela não te fez nada.

— Nem eu digo isso. Não me fez coisa nenhuma; mas... para que repeti-lo? Não posso aturá-la.

— Virgem Santíssima! Uma moça tão sossegada! Você não pode aturar uma moça, que é até boa demais?

— Pois, sim; eu é que sou mau; mas deixem-me.

Dizendo isto, Eusébio caminhou para a janela, e ficou olhando para fora. Dentro, o tio João, sentado, fazia circular o chapéu de Chile no joelho, fitando o chão com um ar aborrecido e irritado. Tinha vindo na véspera, e parece que com a certeza de voltar à fazenda levando o prófugo Eusébio. Nada tentou durante a noite, nem antes do almoço. Almoçaram; preparou-se para dar uma volta na cidade, e, antes de sair, meteu ombros ao negócio. Vã tentativa! Eusébio disse que não, e repetiu que não, à tarde, e no dia seguinte. O tio João chegou a ameaçá-lo com a presença de Cirila; mas a ameaça não surtiu melhor efeito, porque Eusébio declarou positivamente que, se tal sucedesse, então é que ele faria coisa pior. Não disse o que era, nem era fácil achar coisa pior do que o abandono da mulher, a não ser o suicídio ou o assassinato; mas vamos ver que nenhuma destas hipóteses era sequer imaginável. Não obstante, o tio João teve medo do pior, pela energia do sobrinho, e resignou-se a tornar à fazenda sem ele.

De noite, falaram mansamente da fazenda e de outros negócios de Piraí; falaram também da guerra, e da batalha de Curuzu, em que Eusébio entrara, e donde saíra sem ferimento, adoecendo dias depois. De manhã, despediram-se; Eusébio deu muitas lembranças para a mulher, mandou-lhe mesmo alguns presentes, trazidos de propósito de Buenos Aires, e não se falou mais na volta.

— Agora, até quando?

— Não sei; pretendo embarcar daqui a um mês ou três semanas, e depois, não sei; só quando a guerra acabar.

II

Há uma porção de coisas que estão patentes ou se deduzem do capítulo anterior. Eusébio abandonou a mulher, foi para a guerra do Paraguai, veio ao Rio de Janeiro, nos fins de 1866, doente, com licença. Volta para a campanha. Não odeia a mulher, tanto que lhe manda lembranças e presentes. O que se não pode deduzir tão claramente é que Eusébio é capitão de voluntários; é capitão, tendo ido tenente; portanto, subiu de posto, e, na conversa com o tio, prometeu voltar coronel.

(Contos: uma antologia, 1998.)

02. (Santa Casa) Depreende-se do trecho a seguinte característica de Eusébio:

  1. dissimulação.
  2. abnegação.
  3. hesitação.
  4. determinação.
  5. resignação.

03. (Santa Casa) O narrador manifesta-se explicitamente na narrativa no seguinte trecho:

  1. “O tio João chegou a ameaçá-lo com a presença de Cirila; mas a ameaça não surtiu melhor efeito, porque Eusébio declarou positivamente que, se tal sucedesse, então é que ele faria coisa pior.” (7° parágrafo)
  2. “Eusébio abandonou a mulher, foi para a guerra do Paraguai, veio ao Rio de Janeiro, nos fins de 1866, doente, com licença.” (11° parágrafo)
  3. “De manhã, despediram-se; Eusébio deu muitas lembranças para a mulher, mandou-lhe mesmo alguns presentes, trazidos de propósito de Buenos Aires, e não se falou mais na volta.” (8° parágrafo)
  4. “Não obstante, o tio João teve medo do pior, pela energia do sobrinho, e resignou-se a tornar à fazenda sem ele.” (7° parágrafo)
  5. “Não disse o que era, nem era fácil achar coisa pior do que o abandono da mulher, a não ser o suicídio ou o assassinato; mas vamos ver que nenhuma destas hipóteses era sequer imaginável.” (7° parágrafo)

04. (Santa Casa) Verifica-se o emprego de metalinguagem, recurso característico da prosa machadiana da maturidade, no seguinte trecho:

  1. “Há uma porção de coisas que estão patentes ou se deduzem do capítulo anterior.” (11° parágrafo)
  2. “Tinha vindo na véspera, e parece que com a certeza de voltar à fazenda levando o prófugo Eusébio.” (7° parágrafo)
  3. “Eusébio disse que não, e repetiu que não, à tarde, e no dia seguinte.” (7° parágrafo)
  4. “Não obstante, o tio João teve medo do pior, pela energia do sobrinho, e resignou-se a tornar à fazenda sem ele.” (7° parágrafo)
  5. “Eusébio abandonou a mulher, foi para a guerra do Paraguai, veio ao Rio de Janeiro, nos fins de 1866, doente, com licença.” (11° parágrafo)

05. (Santa Casa) “— Já lhe disse o que tenho de dizer, [...], respondeu Eusébio.” (2° parágrafo)

Transposto para o discurso indireto, o trecho assume a seguinte redação:

  1. Eusébio respondeu que já diria a ele o que tinha de dizer.
  2. Eusébio respondeu: — Já tinha dito a você o que tinha de dizer.
  3. Eusébio respondeu: — Já diria a você o que teria de dizer.
  4. Eusébio respondeu que já tinha dito a ele o que tinha de dizer.
  5. Eusébio respondeu que já teria dito a ele o que teria de dizer.

06. (Santa Casa) Expressão expletiva é aquela que, embora seja desnecessária ao sentido da frase, é empregada como realce ou ênfase. Verifica-se uma expressão expletiva no seguinte trecho:

  1. “Nem eu digo isso” (4° parágrafo).
  2. “eu é que sou mau” (6° parágrafo).
  3. “ela não te fez nada” (3° parágrafo).
  4. “a ameaça não surtiu melhor efeito” (7° parágrafo).
  5. “Não disse o que era” (7° parágrafo).

07. (Santa Casa) Esta arte trabalha sobre uma dicotomia, quase uma dilaceração. De um lado, as determinações católicas contrarreformistas — a obrigação de tratar dos temas bíblicos e da vida de santos; a perspectiva teocêntrica, que considera Deus como o centro do mundo, o eixo da vida. De outro, as solicitações do mundo — os temas da vida real, como as conquistas, as maravilhas inventadas pelos homens, segundo a perspectiva antropocêntrica, que considera o homem a medida de todas as coisas. Daí aparecem tensões entre o divino e o humano, o tema religioso e o tema mundano, o sublime e o profano, o alto e o baixo, etc.

(Luís Augusto Fischer. Literatura brasileira: modos de usar, 2013. Adaptado.)

O texto trata da arte

  1. renascentista.
  2. árcade.
  3. romântica.
  4. simbolista.
  5. barroca

Gabarito:

Leia o soneto de Luís de Camões para responder às questões de 08 a 10.

Qual tem a borboleta por costume,

que, enlevada1 na luz da acesa vela,

dando vai voltas mil, até que nela

se queima agora, agora se consome,

tal eu correndo vou ao vivo lume

desses olhos gentis, Aónia bela;

e abraso-me, por mais que com cautela

livrar-me a parte racional presume.

Conheço o muito a que se atreve a vista,

o quanto se levanta o pensamento,

o como vou morrendo claramente;

porém, não quer Amor que lhe resista,

nem a minha alma o quer; que em tal tormento,

qual em glória maior, está contente.

(Luís de Camões. Sonetos, 1942.)

1enlevada: atraída, fascinada.

08. (Santa Casa) No soneto, o eu lírico

  1. compara-se a uma borboleta e os olhos de Aónia a uma vela acesa.
  2. compara Aónia a uma borboleta e os olhos dela a uma vela acesa.
  3. compara-se a um vivo lume e Aónia a uma borboleta.
  4. compara Aónia a uma borboleta e os olhos dela à luz de uma vela acesa.
  5. compara-se a um vivo lume e Aónia a uma vela acesa.

09. (Santa Casa) No soneto, o eu lírico dirige-se, mediante vocativo,

  1. à vela.
  2. a Amor.
  3. à borboleta.
  4. a Aónia.
  5. à própria alma.

10. (Santa Casa) No trecho “em tal tormento, / qual em glória maior, está contente.”, o eu lírico faz uso do seguinte recurso retórico:

  1. pleonasmo.
  2. eufemismo.
  3. paradoxo.
  4. sinestesia.
  5. personificação.

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