UECE 2024: Linguagens
01. (UECE 2024) O objetivo do texto 1 é
- apresentar a relação da Lua com a Terra, a partir da inspiração de fantasia provocada pela Lua.
- discutir o papel da distância entre a Terra e a Lua para a ciência e a vida no planeta Terra.
- planejar a vida extraterrestre para as missões de colonização de todo o espaço do sistema solar.
- estabelecer relações históricas da origem do universo para futuras viagens de turismo espacial.
02. (UECE 2024) No texto 1, a função predominante é referencial, isso ocorre porque
- há preocupação com o uso de expressões demasiadamente coloquiais.
- recorre ao uso excessivo de adjetivos para convencer o leitor sobre o assunto.
- informa sobre o assunto, privilegiando o uso da objetividade, com fatos e dados concretos.
- preocupa-se em transmitir emoções e sentimentos, sublimando outras questões.
03. (UECE 2024) A sequência textual predominante no texto 1 é
- expositiva.
- descritiva.
- argumentativa.
- narrativa.
04. (UECE 2024) No trecho “Essa distância não é estática, mas sim variável,” (linhas 16-17), ocorre um exemplo de
- pleonasmo.
- hipérbole.
- hipérbato.
- elipse.
05. (UECE 2024) Em “A Lua, nosso satélite natural, tem sido objeto de admiração e curiosidade desde tempos imemoriais” (linhas 04-06); “A distância entre a Terra e a Lua é a medida que separa nossos dois corpos celestes” (linhas 14-15) e “Grandes antenas transmitem sinais de rádio em direção à Lua” (linhas 36-37), as funções sintáticas dos termos em destaque são, respectivamente,
- aposto, sujeito e objeto direto.
- sujeito, objeto direto e aposto.
- sujeito, objeto indireto e aposto.
- aposto, sujeito e objeto indireto.
06. (UECE 2024) No trecho “Essa distância não é estática, mas sim variável, devido às características das órbitas elípticas de ambos os corpos, logo, a distância pode acabar sendo maior ou menor a depender do ponto de medição.” (linhas 16-20), os termos sublinhados apresentam, respectivamente, o sentido de
- adversidade e conclusão.
- conclusão e adversidade.
- adição e alternância.
- alternância e adição.
07. (UECE 2024) Na expressão “A distância entre a Terra e a Lua é a medida que separa nossos dois corpos celestes durante sua órbita. Essa distância não é estática” (linhas 14-16), os elementos destacados sinalizam o fenômeno de textualidade denominado
- informatividade, pois subsidia as mensagens do texto.
- coesão sequencial, pois marca a passagem de um trecho a outro do texto.
- intertextualidade, pois refere-se a outros textos inferidos a partir de indícios.
- coesão referencial, pois retoma o termo anteriormente expresso.
08. (UECE 2024) Outro elemento que tem o mesmo valor semântico do termo destacado no trecho: “Essa distância não é estática, mas sim variável,” (linhas 16-17) é
- porque.
- por que.
- no entanto.
- também.
09. (UECE 2024) No poema de Manuel Bandeira, observa-se uma linguagem com
- valorização do puro e do simples, materializado no uso frequente de versos livres.
- forte apego do poeta à rígida métrica simbolista.
- presença marcante de elementos formais e temáticos da tradição parnasiana.
- descrição objetiva de elementos da natureza.
10. (UECE 2024) Os processos de formação das palavras “cosmograficamente” (linha 90) e “Desmetaforizada” (linha 92) são denominados, respectivamente,
- sufixação e parassíntese.
- sufixação e prefixação.
- prefixação e sufixação.
- parassíntese e sufixação.
11. (UECE 2024) Nos trechos “Desmetaforizada, Desmitificada” (linhas 92-93) e “Desmissionária de atribuições românticas” (linha 100), o prefixo de negação se manifesta para
- esboçar uma imagem figurada da Lua para os apaixonados pelo satélite.
- produzir neologismos que recusam os exageros para definir a Lua.
- estabelecer uma relação entre as características das linguagens parnasiana e modernista.
- produzir uma métrica necessária aos padrões do modernismo.
12. (UECE 2024) A escolha vocabular do autor, ao apresentar a Lua, ao longo do texto 2, sinaliza
- exagero cientificista, descaracterizando a obra poética.
- apelos metafóricos apoiados pela criação de novas palavras.
- exclamações convocatórias ao leitor para fins de engajamento.
- objetividade e simplicidade sem negar os processos criativos.