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UECE 2024: Linguagens

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01. (UECE 2024) O objetivo do texto 1 é

  1. apresentar a relação da Lua com a Terra, a partir da inspiração de fantasia provocada pela Lua.
  2. discutir o papel da distância entre a Terra e a Lua para a ciência e a vida no planeta Terra.
  3. planejar a vida extraterrestre para as missões de colonização de todo o espaço do sistema solar.
  4. estabelecer relações históricas da origem do universo para futuras viagens de turismo espacial.

02. (UECE 2024) No texto 1, a função predominante é referencial, isso ocorre porque

  1. há preocupação com o uso de expressões demasiadamente coloquiais.
  2. recorre ao uso excessivo de adjetivos para convencer o leitor sobre o assunto.
  3. informa sobre o assunto, privilegiando o uso da objetividade, com fatos e dados concretos.
  4. preocupa-se em transmitir emoções e sentimentos, sublimando outras questões.

03. (UECE 2024) A sequência textual predominante no texto 1 é

  1. expositiva.
  2. descritiva.
  3. argumentativa.
  4. narrativa.

04. (UECE 2024) No trecho “Essa distância não é estática, mas sim variável,” (linhas 16-17), ocorre um exemplo de

  1. pleonasmo.
  2. hipérbole.
  3. hipérbato.
  4. elipse.

05. (UECE 2024) Em “A Lua, nosso satélite natural, tem sido objeto de admiração e curiosidade desde tempos imemoriais” (linhas 04-06); “A distância entre a Terra e a Lua é a medida que separa nossos dois corpos celestes” (linhas 14-15) e “Grandes antenas transmitem sinais de rádio em direção à Lua” (linhas 36-37), as funções sintáticas dos termos em destaque são, respectivamente,

  1. aposto, sujeito e objeto direto.
  2. sujeito, objeto direto e aposto.
  3. sujeito, objeto indireto e aposto.
  4. aposto, sujeito e objeto indireto.

06. (UECE 2024) No trecho “Essa distância não é estática, mas sim variável, devido às características das órbitas elípticas de ambos os corpos, logo, a distância pode acabar sendo maior ou menor a depender do ponto de medição.” (linhas 16-20), os termos sublinhados apresentam, respectivamente, o sentido de

  1. adversidade e conclusão.
  2. conclusão e adversidade.
  3. adição e alternância.
  4. alternância e adição.

07. (UECE 2024) Na expressão “A distância entre a Terra e a Lua é a medida que separa nossos dois corpos celestes durante sua órbita. Essa distância não é estática” (linhas 14-16), os elementos destacados sinalizam o fenômeno de textualidade denominado

  1. informatividade, pois subsidia as mensagens do texto.
  2. coesão sequencial, pois marca a passagem de um trecho a outro do texto.
  3. intertextualidade, pois refere-se a outros textos inferidos a partir de indícios.
  4. coesão referencial, pois retoma o termo anteriormente expresso.

08. (UECE 2024) Outro elemento que tem o mesmo valor semântico do termo destacado no trecho: “Essa distância não é estática, mas sim variável,” (linhas 16-17) é

  1. porque.
  2. por que.
  3. no entanto.
  4. também.

UECE 2024: Linguagens

09. (UECE 2024) No poema de Manuel Bandeira, observa-se uma linguagem com

  1. valorização do puro e do simples, materializado no uso frequente de versos livres.
  2. forte apego do poeta à rígida métrica simbolista.
  3. presença marcante de elementos formais e temáticos da tradição parnasiana.
  4. descrição objetiva de elementos da natureza.

10. (UECE 2024) Os processos de formação das palavras “cosmograficamente” (linha 90) e “Desmetaforizada” (linha 92) são denominados, respectivamente,

  1. sufixação e parassíntese.
  2. sufixação e prefixação.
  3. prefixação e sufixação.
  4. parassíntese e sufixação.

11. (UECE 2024) Nos trechos “Desmetaforizada, Desmitificada” (linhas 92-93) e “Desmissionária de atribuições românticas” (linha 100), o prefixo de negação se manifesta para

  1. esboçar uma imagem figurada da Lua para os apaixonados pelo satélite.
  2. produzir neologismos que recusam os exageros para definir a Lua.
  3. estabelecer uma relação entre as características das linguagens parnasiana e modernista.
  4. produzir uma métrica necessária aos padrões do modernismo.

12. (UECE 2024) A escolha vocabular do autor, ao apresentar a Lua, ao longo do texto 2, sinaliza

  1. exagero cientificista, descaracterizando a obra poética.
  2. apelos metafóricos apoiados pela criação de novas palavras.
  3. exclamações convocatórias ao leitor para fins de engajamento.
  4. objetividade e simplicidade sem negar os processos criativos.

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