UECE 2022.2: Matemática
13. (UECE) O professor Abder comprou alguns exemplares de um livro para presentear seus alunos, gastando R$ 640,00. Ganhou quatro livros de bonificação e, com isso, o preço de cada livro ficou R$ 8,00 mais barato.
Assim, é correto afirmar que o número de livros que o professor destinou para presentear seus alunos é
- 20.
- 12.
- 18.
- 14.
14. (UECE) Se a e b são números reais positivos, a ≠ 1, b ≠ 1 e se 4.logub + 2. logvb² = 18, onde u = a2/3 e v = a², então, o valor de logab é igual a
- 9/4
- 3/6
- 7/4
- 7/6
15. (UECE) Situadas em um plano, três circunferências, cujas medidas do raio de cada uma delas é 3 cm, tangenciam-se mutuamente externamente.
Assim, pode-se afirmar corretamente que a medida, em cm², da área do triângulo cujos vértices são os centros das circunferências é igual a
- 7√3.
- 6√3.
- 9√3.
- 8√3.
16. (UECE) Uma folha de papel plana e retangular é dividida em três partes retangulares e congruentes de duas maneiras distintas, referenciadas à largura e ao comprimento da folha de papel.
Na primeira, a medida do menor lado de cada parte é igual a 4 cm e, analogamente, na segunda, a medida do menor lado de cada parte é igual a 5 cm.
Nessas condições, a medida, em cm, da diagonal da folha de papel é igual a
- 4√41.
- 3√41.
- 6√39.
- 5√39.
17. (UECE) Desenhados em um plano munido do sistema usual de coordenadas cartesianas, os gráficos das funções reais de variável real f, g e h, que são definidas por f(x) = 2x, g(x) = x² e h(x) = 2ˣ, possuem exatamente um ponto P em comum.
A soma dos quadrados das coordenadas de P é um número múltiplo de
- 6.
- 5.
- 3.
- 8.
18. (UECE) Em uma loja de confecções, um cliente, depois de verificar as ofertas, resolveu comprar três camisas de modelos e preços diferentes: a primeira foi a mais cara, o preço da segunda foi a metade do preço da primeira e o preço da terceira foi um terço do preço da primeira, totalizando a compra em p reais.
O vendedor que o acompanhava apresentou, então, uma oferta promocional. Ao comprar duas unidades de cada peça escolhida anteriormente, teria os seguintes descontos: 10% em cada peça de valor mais alto, 20% em cada peça de valor intermediário e 40% em cada peça de menor valor, totalizando a compra em P reais. A diferença P – p representa um acréscimo de k% sobre o valor p.
O Valor de k é aproximadamente
- 58,4%.
- 63,6%.
- 68,6%.
- 73,4%.
19. (UECE) Um triângulo retângulo, ao girar em torno de um dos catetos, gera um cone. Ao girar em torno da hipotenusa, gera dois cones ligados pela base, que é a mesma para ambos os cones.
Se a medida da hipotenusa do triângulo é 5 cm e a medida de um dos catetos é 3 cm, esse triângulo, ao girar em torno da hipotenusa, gera um sólido (união de dois cones) cuja medida do volume, em cm³, é
- 14π/3.
- 24π/5.
- 48π/3.
- 48π/5.
20. (UECE) Se p é a quantidade de números inteiros positivos formados por três algarismos pares e distintos, e q é a quantidade de números inteiros positivos formados por três algarismos ímpares e distintos, então, o valor do módulo de p – q é
- 28.
- 0.
- 12.
- 5.
21. (UECE) Em um plano munido do sistema usual de coordenadas cartesianas, identifica–se o par ordenado (x, y) com o número complexo z = x + iy, onde i é o número complexo tal que i² = –1.
Se x e y são números reais quaisquer, o conjunto de números complexos z = x + iy, com |𝑍|² = (x + iy).(x – iy)=1, é representado por
- quatro retas paralelas aos eixos coordenados.
- duas retas que passam pela origem do sistema de coordenadas.
- um quadrado centrado na origem do sistema.
- uma circunferência centrada na origem do sistema.
22. (UECE) Dados dois números inteiros positivos p e q, diremos que p é um divisor de q se existe um inteiro positivo k, tal que q = k.p. Um número inteiro positivo q, maior do que um, é chamado de número primo se seus únicos divisores positivos são o número um e o próprio número q.
Note que o número 101101 possui n divisores positivos sendo m deles números primos. Assim, é correto concluir que o valor de n – m é igual a
- 11.
- 9.
- 12.
- 10.