UERJ 2024: Geografia
07. (UERJ 2024) A França possui um sistema ferroviário com cerca de 30 000 quilômetros de extensão, dos quais aproximadamente 2 700 quilômetros são linhas de alta velocidade. Os mapas abaixo referem-se ao transporte de trens na França em 2017.
No mapa 1, destacadas em azul, estão as linhas de trem de alta velocidade. No mapa 2, apresenta-se o tempo de viagem, variável de acordo com o tipo de linha férrea
As distâncias, em linha reta, entre Paris e as cidades de Bordeaux e Toulouse são de 500 e 590 quilômetros, respectivamente. Com base na análise dos mapas, observa-se que o pensamento linear é inadequado para calcular o tempo de viagem de trem entre a capital francesa e essas duas cidades.
Uma característica das duas cidades que explica essa inadequação é:
- posição relativa na rede técnica
- relevância política na escala nacional
- localização absoluta na topografia plana
- importância industrial na hierarquia urbana
47. (UERJ 2024) A localização espacial dos estados alemães com índice de satisfação com a vida inferior a 7,0 é explicada, principalmente, pelos processos socioeconômicos ocorridos no país no período de:
NÍVEL DE SATISFAÇÃO INDIVIDUAL COM A VIDA NA ALEMANHA (2016)
- 1918-1933
- 1933-1949
- 1949-1990
- 1990-2020
49. (UERJ 2024) O artista Caco Galhardo faz uma crítica a comportamentos sociais de diversas sociedades contemporâneas, apresentando relações entre passado e futuro. De acordo com a charge, a condição que impacta diretamente no comportamento social contemporâneo é:
- demanda política de propaganda
- hierarquização classista de mercado
- tecnologia digital de entretenimento
- imposição cultural de empregabilidade
50. (UERJ 2024) Com 1,4 bilhão de habitantes, não dá para juntar 11 atletas num time competitivo? É o que se perguntam os torcedores chineses, frustrados mais uma vez por verem a Copa do Mundo sem a sua seleção.
O fracasso tem algo a ensinar sobre a sociedade chinesa e o futebol. A centralização foi muito eficaz para atingir as metas do governo e tornar a China uma potência econômica, militar e tecnológica. O futebol tornou-se uma dessas metas quando Xi Jinping assumiu o poder. Mas nem o estímulo do líder mais poderoso desde Mao Tsé-tung foi suficiente para a China acertar o pé.
O sistema centrado na obediência não ajuda a gestar criatividade. Jogadores e treinadores estrangeiros que atuaram na China notaram nessa diferença cultural um obstáculo à excelência.
Foi um choque sobretudo para os brasileiros, ensinados a associar futebol à improvisação, ver como a reverência à hierarquia afetava tomadas de decisão desde o roupeiro até seus companheiros em campo, avessos a qualquer ação fora do roteiro.
É uma mentalidade que favorece o desempenho nas modalidades em que a repetição mecânica é premiada, como natação e ginástica – nessas os chineses se destacam. Mas não funciona no futebol.
De acordo com o autor, o fracasso dos chineses no futebol deve ser atribuído à seguinte característica presente naquela sociedade:
- autoritarismo político
- nacionalismo ufanista
- controle populacional
- sentimento xenofóbico
52. (UERJ 2024) Os principais empregadores privados da França, que ficaram de fora dos debates sobre o controverso projeto de lei de imigração do governo, manifestaram-se horas antes de a lei ser adotada, em 19 de dezembro de 2023. “Não são os patrões que estão exigindo massivamente a imigração, é a economia”, disse Patrick Martin, presidente da maior federação patronal do país. E acrescentou: “Até 2050, a menos que reinventemos nossos modelos sociais e econômicos, precisaremos de 3,9 milhões de trabalhadores estrangeiros” Adaptado de lemonde.fr, 20/12/2023.
A pirâmide etária que representa o país mencionado na reportagem é:
53. (UERJ 2024) Agravada este ano pelo fenômeno El Niño, a seca sazonal da Amazônia, que levou os rios aos menores níveis da história, atrapalha o transporte de pessoas e mercadorias num momento em que os portos das regiões Norte e Nordeste, que formam o chamado Arco Norte, respondem por mais de 37% das exportações de soja e milho, principais itens da safra nacional de grãos. Nos últimos dez anos, essa rota de escoamento mais do que duplicou sua participação na logística nacional. Os portos das regiões Sudeste e Sul formam o Arco Sul, sendo o Porto de Santos (SP) ainda a principal porta de saída de grãos. Mas a tendência é que a via no norte do país siga ganhando importância porque, quanto mais acima do paralelo 16º Sul estiver a mercadoria, mais vale a pena exportar pelo Arco Norte.
Em menos de duas décadas, verifica-se uma alteração logística na exportação de grãos no território brasileiro.
Essa alteração é explicada, principalmente, pelo seguinte processo socioespacial:
- utilização de modernas tecnologias de cultivo
- incorporação de novos espaços produtivos
- eliminação de antigas práticas predatórias
- recuperação de velhas ferrovias de carga
54. (UERJ 2024) Após 83 anos, a cidade de Porto Alegre voltou a registrar uma grande enchente. Em 1941, a capital gaúcha enfrentou um alagamento histórico, que deixou cerca de 70 mil pessoas desabrigadas. Na ocasião, o nível do Guaíba, cuja cota de inundação é de 3 metros, chegou a uma altura entre 4,75 e 4,76 metros, segundo registros da época. Desta vez, o nível do Guaíba passou de 5,3 metros e, no dia 8 de maio de 2024, atingiu 5,07 metros.
As grandes enchentes que afetaram Porto Alegre, nos anos de 1941 e 2024, mencionadas na reportagem, indicam a incidência desse problema na capital gaúcha.
Na atualidade, o agravamento desse problema está relacionado ao contexto de:
- intensificação da crise climática
- exploração de recursos minerais
- degradação do bioma do Pampa
- permeabilização do solo da cidade
56. (UERJ 2024) De acordo com o mapa, entre 2013 e 2023, vários Estados europeus tiveram aumento de sua população absoluta.
VARIAÇÃO DO TOTAL POPULACIONAL NACIONAL (2013-2023)
Considerando a dinâmica populacional desse continente, essa variação está associada ao seguinte processo demográfico:
- saldo migratório positivo
- índice de fertilidade ascendente
- crescimento vegetativo negativo
- taxa de mortalidade descendente
57. (UERJ 2024) Nos dias 1º e 2 de novembro de 2023, ocorreu no Reino Unido a Conferência de Segurança sobre Inteligência Artificial (IA), que reuniu representantes de governos, empresas e sociedade civil de várias partes do mundo e culminou com uma declaração conjunta emitida pelos países participantes.
O autor da charge ironiza o resultado da conferência ao apontar uma possível contradição de alguns países participantes.
Essa contradição envolve os seguintes fatores:
- direitos humanos – ordenamentos jurídicos
- acordos comerciais – práticas monopolistas
- desenvolvimento econômico – poderio militar
- posicionamento diplomático – interesse estratégico
58. (UERJ 2024) Na Nova Holanda, comunidade do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, terraços cobertos por alumínio e fibrocimento (antigo amianto) predominam, em comparação com os de PVC, mais caros. E aquecem mais durante os dias de calorão turbinado pelo aquecimento global. Segundo a tese de doutorado do arquiteto e urbanista Lucivaldo Dias Bastos, predominam temperaturas mais elevadas sob as telhas mais baratas até mesmo em relação a um ponto medido na avenida Brasil, próximo à favela, apesar da quantidade de cimento e da falta de árvores na via expressa. O estudo revela uma dura realidade: os que vivem em áreas carentes sofrem mais os efeitos do calor do que aqueles que moram em localidades consideradas mais nobres. Áreas dos subúrbios da Central e da Leopoldina – onde estão os complexos da Maré, da Penha e do Alemão – são as mais quentes da cidade, levando em conta tanto a temperatura da superfície, captada por satélites, como a do ar, registrada por aferições de campo.
SELMA SCHMIDT
Adaptado de O Globo, 07/01/2024.
A reportagem relata um fenômeno que é espacialmente diferenciado.
Isso se deve a uma situação de:
- inversão térmica
- injustiça ambiental
- poluição atmosférica
- macrocefalia urbana