UFPR 2023: Química
55. (UFPR) O isótopo ítrio-90, de número atômico Z = 39 e número de massa A = 90, é produzido a partir do isótopo A, que é um subproduto de reatores nucleares. O núcleo de A decai radioativamente por emissão de partícula beta e transforma-se no ítrio-90 que, por sua vez, emite uma radiação beta adequada para tratar certos tipos de câncer. Após o decaimento beta, o ítrio-90 transforma-se no isótopo B, que não é radioativo. Considerando as informações apresentadas, os valores corretos de número atômico (Z) e número de massa (A) dos isótopos A e B são, respectivamente:
- Z = 37 e A = 90; Z = 41 e A = 90.
- Z = 38 e A = 90; Z = 40 e A = 90.
- Z = 39 e A = 89; Z = 39 e A = 91.
- Z = 40 e A = 91; Z = 38 e A = 89.
- Z = 41 e A = 94; Z = 37 e A = 86.
56. (UFPR) Peças de cobre recobertas por filme de chumbo, oriundas de resíduos industriais, devem ser tratadas. Para tanto, o chumbo deve ser removido por meio de corrosão com uma solução oxidante, sem atacar a parte de cobre. A tabela a seguir apresenta os dados eletroquímicos de alguns reagentes disponíveis para o tratamento, além de dados do cobre e do chumbo:
Considerando as informações apresentadas, os agentes oxidantes que corroerão somente o chumbo das peças são:
- Ni2+(aq) e Zn2+(aq)
- Zn2+(aq) e [IrCl6] 2- (aq)
- [Co(NH3)6] 3+(aq) e H+ (aq)
- [IrCl6] 2- (aq), [Co(NH3)6] 3+(aq) e H+ (aq).
- Ni2+(aq), Zn2+(aq), [Co(NH3)6] 3+(aq) e H+ (aq)
57. (UFPR) A losartana, um remédio para hipertensão arterial, é transformada no organismo num derivado carboxilado que possui atividade farmacológica maior do que o próprio medicamento. Pesquisas têm evidenciado que a enzima CYP3A4 (citocromo P450 3A4) catalisa essa reação química. A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:
1. Há consumo de CYP3A4 no decorrer da reação.
2. A losartana e o CYP3A4 são reagentes da reação.
3. O CYP3A4 diminui a energia de ativação da reação.
4. O estado de equilíbrio da reação é alterado pelo CYP3A4 no sentido de formar mais derivado carboxilado.
Assinale a alternativa correta.
- Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
- Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
- Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
- Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
- As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
58. (UFPR) O propilenoglicol (propano-1,2-diol) é um composto orgânico alifático diidroxilado (representado na figura a seguir) amplamente utilizado na indústria para os mais diversos fins, tais como anticongelante, fluído de freios, síntese de resinas e aditivo para tintas. Apesar do sabor amargo, o propilenoglicol também é utilizado na indústria alimentícia como aditivo, pois possui baixa toxicidade.
Considerando as informações acerca da estrutura do propilenoglicol e os conhecimentos em química orgânica, é correto afirmar que esse composto:
- é isômero constitucional do glicerol (propano-1,2,3-triol).
- é quiral e pode ocorrer na forma de estereoisômeros, mais especificamente, enantiômeros.
- pode ser sintetizado a partir da reação entre o gás propano (C3H8) e o hidróxido de sódio (NaOH).
- é classificado como uma base de Arrhenius, por ser facilmente ionizável em água gerando íons hidróxido.
- é mais solúvel em solventes considerados apolares (como hexano e heptano) devido à presença das duas hidroxilas.
59. (UFPR) Em química orgânica, é comum os compostos com propriedades físico-químicas, em particular a reatividade, serem classificados em grupos chamados de funções orgânicas. Cada função orgânica apresenta um conjunto de átomos específicos que a define. Considere as seguintes afirmações sobre pares de funções orgânicas.
1. Aminas e amidas são funções orgânicas hidroxiladas.
2. Éteres e ésteres são funções orgânicas nitrogenadas.
3. Fenóis e álcoois são funções orgânicas oxigenadas.
4. Cetonas e aldeídos são funções orgânicas carboniladas.
De acordo com os conhecimentos de química orgânica, a(s) afirmativa(s) que descreve(m) corretamente as características estruturais das funções orgânicas citadas é/são:
- 2 apenas.
- 1 e 4 apenas.
- 3 e 4 apenas.
- 1, 2 e 3 apenas.
- 1, 2, 3 e 4.
60. (UFPR) Considere as seguintes informações acerca dos compostos orgânicos A, B e C.
– O composto A possui fórmula molecular C3H6.
– O composto B é o produto majoritário da reação de adição do ácido bromídrico em A (A + HBr → B).
– O composto C é o produto orgânico de substituição da reação entre B e hidróxido de potássio (B + KOH → C).
Com base nessas informações, os compostos A, B e C são, respectivamente:
- Propano; 1-bromopropano; propano-1-ol.
- Propino; 2-bromopropano; propan-2-ol.
- Propeno; 2-bromopropano; propan-2-ol.
- Propino; 1-bromopropano; propan-1-ol.
- Propeno; 1-bromopropano; propan-1-ol
61. (UFPR) O Paraquat ou dicloreto de 1,1'-dimetil-4,4'-bipiridínio, cuja estrutura é mostrada na figura abaixo, é um herbicida que foi amplamente utilizado na agricultura devido ao baixo custo e à grande eficácia. No entanto, o pesticida foi proibido no Brasil em 2020, mas o setor sojeiro vem pressionando para reverter essa decisão, alegando que a falta do produto compromete a produção do grão. O Paraquat foi proibido após a divulgação de pesquisas que comprovam a relação entre o pesticida e o desenvolvimento da doença de Parkinson e de mutações genéticas que podem causar câncer.
Esse composto químico contém em sua fórmula ligações:
- iônicas apenas.
- covalentes apenas.
- covalentes e iônicas.
- covalentes e de van der Waals.
- iônicas e de van der Waals.
O texto a seguir é referência para as questões 62 e 63.
A elevação da concentração de fosfato em rios e lagos causa poluição e outros problemas ambientais, como a eutrofização. Assim, o monitoramento da concentração de fosfato é de interesse ambiental e pode ser realizado por meio de teste colorimétrico, explorando a reação de azul de molibdênio. Ao adicionar o íon molibdato (MoO42−), ácido mineral e um agente redutor numa amostra de água contendo fosfato, forma-se o composto de intensa cor azul. A intensidade de cor da solução neste teste é proporcional à concentração de fosfato na amostra.
62. (UFPR) A reação química envolvida entre o íon fosfato e molibdato no teste é descrita pela seguinte equação:
Nesse teste, a quantidade de matéria de MoO4 2− necessária para uma amostra de 10 mL contendo 2 mg L−1 de H3PO4 (98 g mol−1) é mais próxima de: D
ados: 1 mg = 10−3 g; 1 mL = 10−3 L
- 1,0 × 10−3 mol.
- 0,25 × 10−3 mol.
- 0,02 × 10−3 mol.
- 2,4 × 10−6 mol.
- 0,2 × 10−6 mol.
O texto a seguir é referência para as questões 62 e 63.
A elevação da concentração de fosfato em rios e lagos causa poluição e outros problemas ambientais, como a eutrofização. Assim, o monitoramento da concentração de fosfato é de interesse ambiental e pode ser realizado por meio de teste colorimétrico, explorando a reação de azul de molibdênio. Ao adicionar o íon molibdato (MoO42−), ácido mineral e um agente redutor numa amostra de água contendo fosfato, forma-se o composto de intensa cor azul. A intensidade de cor da solução neste teste é proporcional à concentração de fosfato na amostra.
63. (UFPR) O gráfico de barras a seguir mostra a relação da intensidade de cor observada para uma amostra de 10 mL em função da concentração de fosfato.
Uma amostra de 2 mL da água de um rio foi misturada com 8 mL de água pura (destilada) de modo a produzir 10 mL de solução. Essa solução foi submetida ao teste com azul de molibdênio que forneceu o resultado de intensidade de cor igual a 3 unidades arbitrárias. O valor de concentração de fosfato na água desse rio é mais próximo de:
- 2,5 mg L−1 .
- 2,0 mg L−1 .
- 1,0 mg L−1 .
- 0,2 mg L−1 .
- 0,1 mg L−1