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UECE 2024:

23. (UECE 2024) Quando a frota de Cabral chegou ao Brasil, os portugueses já dispunham de uma larga experiência em conquista e colonização. Sobre a expansão portuguesa, é correto afirmar que

  1. o domínio de Portugal das rotas mercantis do Oriente colocou o Brasil, nos primeiros anos, em uma posição secundária para o Estado Português.
  2. o Tratado de Tordesilhas foi um tratado que interessava apenas aos portugueses e espanhóis porque, em suas determinações, não atingia outros países.
  3. a estrutura política, consolidada na colônia a partir da instituição das capitanias hereditárias, era semelhante ao modelo metropolitano de governo.
  4. o regimento sobre assuntos fiscais e estímulos econômicos a serem concedidos aos portugueses estabelecidos no Brasil tinham por objetivo o fortalecimento das capitanias hereditárias.

Resposta: A

Resolução: Essa opção destaca a organização política na colônia, mencionando as capitanias hereditárias e sugerindo uma semelhança com o modelo de governo em Portugal. As capitanias hereditárias foram uma forma de divisão administrativa no início da colonização do Brasil, mas esse sistema enfrentou desafios e foi posteriormente substituído por outras formas de administração colonial.

24. (UECE 2024) O êxito da Revolução Liberal do Porto, em 1820, agradou aos brasileiros e uma minoria de portugueses residentes no Brasil, que acreditavam ter chegado o momento de conquistar a autonomia política e econômica. Sobre o processo de independência e formação do Estado Nacional brasileiro, podemos afirmar corretamente que

  1. o liberalismo aplicado no Brasil durante o processo de independência foi a mesma ideologia surgida na Europa na era das Revoluções do século XVIII.
  2. o Estado brasileiro nasceu como uma forma de preservar as prerrogativas de um segmento social elitista.
  3. a organização do Estado brasileiro tendeu para uma monarquia constitucional de índole liberal, nos moldes daquelas que a Europa conhecia.
  4. a consolidação da independência do Brasil não dependeu da manutenção de sua unidade territorial.

Resposta: B

Resolução:

Antecedentes: Antes da independência, o Brasil era uma colônia portuguesa que desempenhava um papel crucial na economia do império português, especialmente devido à produção de açúcar e ouro.

Chegada da Família Real: Em 1808, com a invasão napoleônica em Portugal, a família real portuguesa, liderada por D. João VI, mudou-se para o Brasil. Essa mudança trouxe uma série de transformações, incluindo a abertura dos portos às nações amigas.

Regresso de D. João VI a Portugal: Em 1820, ocorreu a Revolução Liberal do Porto, que pressionou D. João VI a retornar a Portugal. Deixou seu filho D. Pedro como príncipe regente no Brasil.

Pressões pela Independência: Com a Revolução do Porto e a tentativa de recentralização do poder por Portugal, cresceu o sentimento de insatisfação no Brasil. Setores da elite brasileira passaram a defender a independência.

Grito do Ipiranga (1822): Em 7 de setembro de 1822, às margens do Rio Ipiranga em São Paulo, D. Pedro proclamou a independência do Brasil. O famoso "Grito do Ipiranga" simboliza esse momento.

Reconhecimento da Independência: Após alguns conflitos, a independência do Brasil foi reconhecida por Portugal em 1825, por meio do Tratado de Paz e Aliança.

Monarquia Constitucional: O Brasil tornou-se uma monarquia constitucional, com D. Pedro I como imperador. A primeira Constituição do Brasil foi promulgada em 1824.

Criação do Estado Nacional: A independência marcou o início da formação do Estado Nacional brasileiro. O país enfrentou desafios como a consolidação territorial e a construção de uma identidade nacional.

25. (UECE 2024) No dia 3 de outubro de 1930, nos estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul, os tenentes tomaram as ruas. No dia 24 de outubro a vitória estava assegurada. Washington Luiz foi deposto. No dia 3 de novembro, Vargas assumiu o governo federal, em caráter provisório. Esses acontecimentos fizeram parte do movimento que é conhecido como “Revolução de 1930”. Considerando esse movimento e o governo que se seguiu, assinale a afirmação FALSA.

  1. A ascensão dos tenentes e da corporação militar enfrentou a resistência das oligarquias estaduais.
  2. O movimento revolucionário de 1932, em São Paulo, representou a maior demonstração estadual de repúdio ao governo Vargas.
  3. Em suas metas educacionais, o Estado privilegiou o ensino primário e secundário, assim como proibiu o ensino religioso nas escolas públicas.
  4. No campo econômico, o governo Vargas estabeleceu uma política cujo objetivo era superar o modelo agrárioexportador.

Resposta: C

Resolução: O governo de Getúlio Vargas durante o período após a Revolução de 1930 realmente implementou mudanças significativas, incluindo políticas educacionais. No entanto, a afirmação sobre a proibição do ensino religioso nas escolas públicas é incorreta. Durante esse período, não houve uma proibição total do ensino religioso, e a relação entre o Estado e a religião era mais complexa, com a coexistência de diferentes abordagens em diferentes momentos e lugares.

26. (UECE 2024) “A partir de hoje, 15 de novembro de 1889, o Brasil entra em nova fase, pois pode-se considerar finda a Monarquia, passando a regime francamente democrático com todas as consequências da Liberdade. Foi o exército quem operou esta magna transformação.” (Gazeta da Tarde, Rio de Janeiro, 15 de novembro de 1889).

A notícia acima refere-se à Proclamação da República no Brasil. Considerando a primeira fase do regime republicano brasileiro, assinale a afirmação verdadeira.

  1. A Proclamação da República inaugurou uma nova ordem política no Brasil. O federalismo, presente no período imperial, foi substituído pelo centralismo, defendido principalmente pelas elites políticas de São Paulo e Minas Gerais.
  2. A Política dos Governadores, ao colocar os governadores subordinados ao governo central, aumentou substancialmente o poder do presidente da república.
  3. Enquanto o exército esmagava os focos de descontentamento armado, os grupos oligárquicos, preparavam-se para assumir o controle da república.
  4. O tenentismo, movimento político militar que ganhou importância na década de 1920, tinha como características principais o fim da corrupção e o estabelecimento de um governo democrático.

Resposta: B

Resolução: A Política dos Governadores foi uma estratégia política adotada no início da República Velha (1889-1930), na qual o presidente da república buscava manter apoio político ao nomear governadores que eram leais ao governo central. Essa prática aumentava a influência do presidente sobre os estados, consolidando o poder central e contribuindo para a estabilidade do regime republicano, apesar das lutas e tensões políticas e sociais que caracterizaram esse período.

27. (UECE 2024) No último século de sua existência como estado independente, Atenas se empenhou em duas grandes guerras. A guerra com a Pérsia, conhecida como as Guerras Médicas e a guerra contra Esparta, conhecida como a Guerra do Peloponeso. Sobre a Guerra do Peloponeso é correto afirmar que

  1. teve o efeito de revigorar a democracia em Atenas e de tornar o estado a força principal na Grécia.
  2. a Liga do Peloponeso, uma coligação de cidades gregas, era comandada por Atenas com o objetivo de subjugar Esparta.
  3. a vitória de Atenas fez com que ela se apossasse do tesouro da Liga do Peloponeso e o usasse para os seus próprios fins.
  4. provocou o enfraquecimento dos gregos e possibilitou a dominação da Macedônia.

Resposta: D

Resolução: A Guerra do Peloponeso (431 a.C. a 404 a.C.) foi um conflito entre duas das principais cidades-estado gregas, Atenas e Esparta, e suas respectivas alianças. O conflito enfraqueceu significativamente as cidades gregas envolvidas, abrindo caminho para o subsequente domínio da Macedônia.

Ao longo da guerra, Atenas, com seu poder naval, enfrentou Esparta, que tinha uma força terrestre mais forte. A guerra foi desgastante para ambas as partes e, no final, Atenas foi derrotada. Isso enfraqueceu o poder das cidades-estado gregas, criando um vácuo de poder que eventualmente permitiu que a Macedônia, liderada por Filipe II e, posteriormente, por seu filho Alexandre, o Grande, emergisse como uma potência dominante na Grécia e além.

28. (UECE 2024) Pouco depois de 1300, havia começado a decair a maioria das instituições e dos ideais característicos da época feudal. Em lugar dessas instituições e ideais surgiam gradualmente novas instituições e modos de pensar cuja importância é suficiente para imprimir, aos séculos que se seguiram, o cunho de uma civilização diferente. O nome tradicionalmente aplicado a essa civilização, que se estendeu de 1.300 a cerca de 1.650, é Renascença. No que diz respeito a essa civilização, assinale a afirmação verdadeira.

  1. O coletivismo da Idade Média – a absorção do indivíduo na corporação, na igreja e na ordem social a que cada um pertencia – foi uma das poucas características do Feudalismo a sobreviver durante a renascença.
  2. Os renascentistas rejeitavam a doutrina de um governo limitado e as bases éticas da política. Admitia-se em geral, que a autoridade do governante não estava submetida a qualquer limitação.
  3. A introdução da cultura muçulmana na Europa, fruto do trabalho dos eruditos nas bibliotecas de Toledo e de Córdoba prejudicou o avanço da cultura renascentista na Europa.
  4. O entusiasmo pelos clássicos atingiu então tais alturas que ninguém concebia fosse possível escrever em outra língua que não a dos grandes mestres da Roma antiga.

Resposta: B

Resolução: Os renascentistas rejeitavam a doutrina de um governo limitado e as bases éticas da política. Admitia-se em geral, que a autoridade do governante não estava submetida a qualquer limitação.

29. (UECE 2024) Atente para a seguinte descrição do funeral do pai do último czar da Rússia feita pelo historiador britânico Simon Montefiore: “Com o rosto agora negro e em decomposição, os restos de Alexandre III jaziam em câmara-ardente na Catedral de Pedro e Paulo. No Palácio Anítchkov, o novo tsar — ‘Minha cabeça rodava’ — recebia outros monarcas. ‘O rei da Sérvia me fez uma visita, e logo depois veio Ferdinando da Romênia — eles me privaram daqueles poucos momentos livres em que posso ver Alix’. No sepultamento, em 7 de novembro de 1894, Minny sofreu um ataque de nervos, gritando ‘Chega! Chega!’ e caindo nos braços da irmã, a princesa de Gales”.

(Simon Sebag Montefiore. Os Romanovs – 1613-1918. São Paulo, Cia das Letras, 2018.)

Sobre a Rússia Imperial, é correto afirmar que

  1. a opressão das nacionalidades não russas recebeu a cobertura da ideologia grã-russa, através de um processo de russificação do império.
  2. a industrialização da Rússia, iniciada no final do século XIX, foi financiada pelo Estado czarista e pela burguesia russa.
  3. o último czar, Nicolau II, era adepto da filosofia ocidentalizante que herdou de Pedro, o grande, e de Catarina, a grande.
  4. A imagem do Czar paizinho, base ideológica do regime czarista, era tão forte que não foi abalada nem pelo massacre do Palácio de Inverno.

Resposta: A

Resolução: Durante o período czarista na Rússia, houve uma política de russificação, que buscava impor a cultura russa às diversas nacionalidades que compunham o Império. Isso incluía a imposição da língua russa, a promoção da cultura russa e a tentativa de assimilar as diversas identidades culturais dentro da órbita russa. Esse processo de russificação muitas vezes resultou na opressão das nacionalidades não russas e contribuiu para tensões étnicas dentro do império. Essa prática continuou ao longo dos anos e teve impactos significativos nas relações étnicas na Rússia Imperial.

30. (UECE 2024) “A discriminação contra minorias como homossexuais, ciganos, antissociais, doentes ou deficientes mentais ou afro-alemães foi planejada em primeiro lugar para purificar a raça alemã e deixá-la apta para uma guerra de conquista do mundo.”

(EVANS, Richard J. O Terceiro Reich no Poder. Editora Planeta do Brasil, São Paulo, 2011).

Algumas das decisões tomadas pelos nazistas ao chegar ao poder visavam preparar a Alemanha para a guerra. Considerando os primeiros anos do governo nazista, assinale a proposição FALSA.

  1. Remover as minorias aprisionando-as e, muito radicalmente, tirando-as da cadeia hereditária, economizaria o dinheiro da nação, reduzindo o número de pessoas improdutivas que, na visão dos nazistas, tinham que ser sustentadas pelo restante.
  2. Nos primeiros anos do regime, as políticas de eugenia estatal contra minorias como antissociais, criminosos, ciganos e homossexuais foram bem mais radicais que as contra os judeus.
  3. O governo nazista não estava preocupado com os efeitos de ações antissemitas sobre a frágil recuperação econômica nem apreensivo com as consequências econômicas e diplomáticas que a lei e o boicote prévio a lojas judaicas estavam causando devido à reação de nações e negócios estrangeiros.
  4. Não só o Partido Nazista, mas também partes significativas do Estado e do serviço público queriam, desde meados de 1933, introduzir medidas proibindo o casamento e as relações sexuais entre judeus e não judeus.

Resposta: C

Resolução: Na verdade, o governo nazista estava ciente das consequências econômicas e diplomáticas das políticas antissemitas. As ações contra os judeus tiveram impactos negativos na economia e nas relações internacionais da Alemanha, e o governo nazista estava ciente disso. Essas ações contribuíram para uma série de tensões e hostilidades com outras nações.

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