UERJ 2024: Biologia
04. (UERJ 2024) Um exemplo de processo que não obedece a relações lineares simples é observado na fermentação alcoólica. Na ausência de oxigênio, as leveduras envolvidas nesse processo, durante uma fase denominada log, crescem exponencialmente, sofrendo reações químicas catabólicas.
Nessa fase, tais reações ocorrem no seguinte componente das células de leveduras:
- núcleo
- lisossoma
- citoplasma
- mitocôndria
Resposta: C
Resolução: A fermentação alcoólica ocorre no citoplasma das células de leveduras, onde acontecem as reações químicas catabólicas que permitem a transformação de glicose em etanol e dióxido de carbono, em ausência de oxigênio.
35. (UERJ 2024) Vários parasitas heteróxenos obrigatórios, para completar seu ciclo de vida, se associam a vetores artrópodes que se alimentam de sangue humano.
Uma vantagem decorrente desse tipo de associação é:
- transmissão por ovos
- encontro entre hospedeiros
- formação de cistos teciduais
- hipertrofia de órgãos reprodutores
Resposta: B
Resolução:
38. (UERJ 2024) A bioluminescência consiste na produção de luz por alguns seres vivos, dentre eles os besouros comumente chamados de vaga-lumes. Esses insetos são capazes de controlar a frequência e a intensidade da luz que emitem, o que varia de uma espécie para outra.
terra.com.br
Os vaga-lumes utilizam a bioluminescência no processo de:
- predação
- mimetismo
- reprodução
- camuflagem
Resposta: C
Resolução: Os vaga-lumes utilizam a bioluminescência principalmente como forma de comunicação durante o processo de reprodução. A emissão de luz serve como um sinal para atrair parceiros.
43. (UERJ 2024) Anelídeos oligoquetos se locomovem por meio de movimentos peristálticos, no interior de túneis por eles construídos.
Para que esse tipo de locomoção ocorra, é fundamental a seguinte característica morfológica:
- patas articuladas
- líquido celomático
- canais ambulacrários
- exoesqueleto calcário
Resposta: B
Resolução: Os anelídeos oligoquetos, como as minhocas, se locomovem por meio de movimentos peristálticos, que dependem da presença de líquido celomático. Esse líquido permite que a pressão interna se altere, facilitando os movimentos de expansão e contração do corpo para a locomoção.
44. (UERJ 2024) O CO2 produzido na respiração atua no equilíbrio do pH do sangue, conforme a equação:
CO2 (aq) + H2 O (l) H+ (aq) + HCO3- (aq)
Em um estudo, foi analisada a alteração que quatro fármacos podem produzir sobre esse equilíbrio. Observe a tabela:
A concentração de íons HCO3- , no equilíbrio, é aumentada quando o seguinte fármaco entra em contato com o sangue:
- W
- X
- Y
- Z
Resposta: D
Resolução:
46. (UERJ 2024) Admita que determinada doença hereditária autossômica pode apresentar duas formas distintas: uma causada pelo gene dominante A e outra causada pelo gene recessivo b, estando cada gene localizado em cromossomos distintos.
Sendo um casal duplamente heterozigoto para esses dois genes, a probabilidade de seus filhos apresentarem as duas formas da doença corresponde a:
- 16,25%
- 17,25%
- 18,75%
- 19,75%
Resposta: C
Resolução: Para resolver esta questão, consideramos um casal duplamente heterozigoto (AaBb), em que a doença pode ser causada pelo gene dominante A e pelo gene recessivo b, localizados em cromossomos distintos. A probabilidade de uma criança herdar ambas as formas da doença pode ser calculada multiplicando a probabilidade de herdar o gene dominante A (3/4) pela probabilidade de herdar o gene recessivo b (1/4), o que resulta em 3/16 ou 18,75%.