Ora, Ora

Parece que você tem um Bloqueador de Anúncios ativo, e quem não usa?

Contudo a Agatha Edu se mantém essencialmente com a renda gerada por anúncios, desativa aí rapidinho, parça. 😀

Home > Banco de Questões > UFPR 2025: Biologia

UFPR 2025: Biologia

28. (UFPR 2025) As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) atualmente constituem os principais problemas de saúde pública no Brasil e no mundo, causando grande número de mortes prematuras e perda de qualidade de vida. Muitas dessas doenças estão associadas a desequilíbrios metabólicos, detectáveis em exames laboratoriais. A tabela a seguir apresenta os valores para variáveis metabólicas mensuradas a partir da coleta de sangue de 3 indivíduos adultos fictícios:

Sobre a relação entre as variáveis apresentadas e as possíveis consequências para a saúde dos indivíduos apresentados na tabela, é correto afirmar:

  1. O indivíduo 3 apresenta valores elevados de glicose e insulina devido à resistência insulínica, condição em que as células não respondem adequadamente a esse hormônio.
  2. No indivíduo 2, o valor de insulina abaixo do normal se deve ao valor de glicose alto, já que as duas variáveis são inversamente correlacionadas em indivíduos saudáveis.
  3. O valor de insulina obtido no indivíduo 3 indica a necessidade de tratamento com esse lipídio para normalizar a quantidade de glicose em jejum.
  4. Os valores das variáveis obtidos no indivíduo 1 sugerem que ele apresenta diabetes, doença causada por excesso de lipídios no sangue.
  5. O valor de insulina abaixo do normal no indivíduo 2 se deve à entrada da insulina nas células, fato que ocorre quando a quantidade de glicose está alta.

Resposta: A

Resolução: Resistência insulínica ocorre quando as células do corpo não respondem de forma adequada à insulina, o que faz com que os níveis de glicose e insulina no sangue aumentem. Isso explica os valores elevados de glicose e insulina no indivíduo 3.

29. (UFPR 2025) Em uma vasta região, há uma população de insetos com três variações de cor em suas carapaças: verde, marrom e amarelo. Essas cores conferem diferentes vantagens em três tipos distintos de ambientes: na floresta densa, os insetos verdes têm melhor camuflagem; nos prados abertos, os insetos marrons se misturam melhor com a vegetação seca; nas áreas de solo arenoso, os insetos amarelos são menos visíveis para os predadores. Com o tempo, um evento geológico separa essas regiões, criando barreiras físicas entre a floresta, os prados e as áreas arenosas.

Com base no texto, assinale a alternativa correta em relação a possíveis consequências da ação da seleção natural

  1. A seleção natural disruptiva altera o código genético dos insetos verdes isolados em áreas de solo arenoso, fazendo com que se tornem amarelos.
  2. A seleção natural estabilizadora promove irradiação adaptativa ao longo das gerações ao favorecer a sobrevivência de insetos marrons nas áreas de prados abertos.
  3. A seleção natural direcional, atuando em cada tipo de ambiente, pode levar à diferenciação entre os insetos ao longo das gerações e à especiação alopátrica.
  4. A seleção natural estabilizadora induz os insetos a sofrerem mutações nos genes determinantes da cor da carapaça, podendo ocorrer especiação simpátrica.
  5. A seleção natural direcional, atuando nos três tipos de ambiente, promove alterações moleculares aleatórias na coloração dos insetos, podendo gerar novas adaptações.

Resposta: C

Resolução: A seleção natural direcional favorece uma característica em um ambiente específico. Com o tempo, esse processo pode levar à diferenciação das populações em ambientes separados, resultando em especiação alopátrica (espécies que se diferenciam devido ao isolamento geográfico).

30. (UFPR 2025) Sobre a função e o transporte da seiva nas plantas vasculares, assinale a alternativa correta

  1. A seiva bruta transporta os nutrientes inorgânicos da fotossíntese, como carboidratos e aminoácidos, das folhas para outras partes da planta.
  2. O xilema é responsável pelo transporte da seiva elaborada, que é composta principalmente de água e carboidratos.
  3. A seiva bruta contém açúcares e nutrientes orgânicos, enquanto a seiva elaborada contém principalmente água e sais minerais.
  4. A seiva elaborada é produzida pelas folhas e transporta nutrientes orgânicos, como carboidratos, para diferentes partes da planta por meio do floema.
  5. A seiva elaborada se movimenta das raízes em direção às folhas, e a seiva bruta pode movimentar-se em várias direções, dependendo da necessidade da planta.

Resposta: D

Resolução: A seiva elaborada, produzida nas folhas durante a fotossíntese, contém nutrientes orgânicos (principalmente carboidratos) e é transportada para as outras partes da planta através do floema.

31. (UFPR 2025) A clonagem molecular e a tecnologia do DNA recombinante permitiram que pacientes com diabetes passassem a usar a insulina humana recombinada produzida por bactérias, que possui a vantagem de, em geral, não provocar reações imunológicas nos pacientes. Sobre esses processos, assinale a alternativa correta

  1. A transcrição das moléculas de DNA recombinantes por meio da ação da enzima ligase gera muitas cópias dessas moléculas, e esse processo é necessário para otimizar a produção de insulina.
  2. A insulina é produzida pelas bactérias a partir da expressão de moléculas de DNA recombinantes, que possuem, além do genoma bacteriano, o gene da insulina humano.
  3. A tecnologia do DNA recombinante consiste na inserção do gene bacteriano de interesse no genoma humano; a partir disso, a insulina passa a ser produzida pelo paciente.
  4. A insulina recombinada combina insulina bacteriana e humana e, em geral, não provoca reações imunológicas porque a imunidade já foi adquirida por meio de vacina.
  5. A combinação de aminoácidos humanos e bacterianos gera as moléculas de DNA recombinantes que serão inseridas em um vetor que irá produzir a insulina.

Resposta: B

Resolução: A produção de insulina humana recombinante por bactérias envolve a clonagem do gene da insulina humana em um plasmídeo, que é inserido na bactéria. As bactérias expressam esse gene e produzem insulina. Essa tecnologia é chamada de DNA recombinante, onde o gene humano é combinado com o DNA bacteriano, permitindo a produção de insulina.

32. (UFPR 2025) Em um dado ecossistema, os seguintes organismos constituem uma teia alimentar simplificada: fungos, coelhos, capim, águias e cobras.

Com base nessa teia alimentar, assinale a alternativa que descreve corretamente a sequência de níveis tróficos, do nível mais baixo ao mais alto, e os organismos correspondentes a cada nível trófico

  1. Coelhos: produtores → cobras: consumidores primários → águias: consumidores secundários → fungos: consumidores terciários → capim: decompositores.
  2. Capim: produtores → fungos: consumidores primários → coelhos: consumidores secundários → cobras: consumidores terciários → águias: consumidores quaternários.
  3. Fungos: produtores → coelhos: consumidores primários → capim: consumidores secundários → águias: consumidores terciários → cobras: consumidores quaternários.
  4. Capim: produtores → coelhos: consumidores secundários → águias: consumidores terciários → cobras: consumidores quaternários → fungos: decompositores.
  5. Capim: produtores → coelhos: consumidores primários → cobras: consumidores secundários → águias: consumidores terciários → fungos: decompositores.

Resposta: E

Resolução: A sequência correta dos níveis tróficos na teia alimentar seria: capim (produtores), coelhos (consumidores primários), cobras (consumidores secundários), águia (consumidores terciários) e fungos (decompositores). Fungos decompõem a matéria orgânica, enquanto o capim é o produtor na base da cadeia.

33. (UFPR 2025) A respeito dos tipos de excretas e sistemas excretores nos animais, é correto afirmar:

  1. Anfíbios adultos excretam principalmente amônia como uma estratégia para evitar a desidratação.
  2. Os insetos excretam uma urina pouco concentrada produzida pelos metanefrídios.
  3. Mamíferos terrestres convertem a ureia em amônia, substância menos tóxica e menos solúvel.
  4. Os répteis, em geral, perdem pouca água na excreção, pois excretam o ácido úrico, altamente insolúvel.
  5. A ureia, por ser a excreta menos tóxica, contribui para que embriões de aves se desenvolvam em ovos.

Resposta: D

Resolução: Répteis, em geral, excretam ácido úrico, que é altamente insolúvel em água. Isso ajuda a minimizar a perda de água, sendo uma adaptação importante para animais que vivem em ambientes áridos, onde a conservação de água é essencial.

34. (UFPR 2025) Sobre as enzimas e a sua atuação na síntese de DNA, é correto afirmar

  1. O funcionamento enzimático denominado modelo chave-fechadura permite que diversas enzimas atuem na síntese de DNA, otimizando os recursos celulares.
  2. A DNA polimerase degrada o DNA para liberar os nucleotídeos utilizados na síntese de novas moléculas de DNA durante a replicação celular.
  3. Os substratos da DNA polimerase são os desoxirribonucleotídeos livres, os quais são incorporados a uma fita em formação.
  4. As enzimas que sintetizam DNA possuem os centros ativos específicos para os diferentes tipos de aminoácidos que formarão a molécula.
  5. A síntese de DNA ocorre pela ação de enzimas que, em um processo semiconservativo, convertem o RNA mensageiro em uma molécula de DNA.

Resposta: C

Resolução: A DNA polimerase é uma enzima responsável pela síntese de novas moléculas de DNA durante a replicação celular. Ela utiliza desoxirribonucleotídeos como substratos, incorporando-os à fita de DNA em crescimento, de acordo com a sequência complementar da fita molde.

35. (UFPR 2025) Imagine que uma pessoa está na academia e precisa flexionar os braços para realizar um determinado movimento. Ela realizará um movimento voluntário, que depende da propagação de estímulos por neurônios motores até células musculares esqueléticas.

Considerando as informações fornecidas, partindo do estímulo de um neurônio motor em repouso, assinale a alternativa que apresenta a ordem e os eventos corretos responsáveis por efetivar esse movimento.

  1. Despolarização: saída de K+ no neurônio motor → Repolarização: entrada de Na+ → Propagação do potencial de ação → Extremidade do axônio → Liberação de acetilcolina → Ligação de acetilcolina nos receptores de membrana das células musculares esqueléticas.
  2. Repolarização: saída de K+ no neurônio motor → Despolarização: entrada de Na+ → Propagação do potencial de ação → Extremidade dos dendritos → Liberação de acetilcolina → Ligação de acetilcolina nos receptores de membrana das células musculares esqueléticas.
  3. Despolarização: entrada de Na+ no neurônio motor → Repolarização: saída de K+ → Propagação do potencial de ação → Extremidade do axônio → Sinapse elétrica → Estímulo elétrico às células musculares esqueléticas.
  4. Repolarização: entrada de Na+ no neurônio motor → Despolarização: saída de K+ → Propagação do potencial de ação → Extremidade dos dendritos → Sinapse elétrica → Estímulo elétrico às células musculares esqueléticas.
  5. Despolarização: entrada de Na+ no neurônio motor → Repolarização: saída de K+ → Propagação do potencial de ação → Extremidade do axônio → Liberação de acetilcolina → Ligação de acetilcolina nos receptores de membrana das células musculares esqueléticas

Resposta: E

Resolução: A despolarização envolve a entrada de Na+ no neurônio motor, seguida pela repolarização, que ocorre pela saída de K+. O potencial de ação se propaga ao longo do axônio até a sinapse, onde a acetilcolina é liberada, ligando-se aos receptores das células musculares esqueléticas, desencadeando a contração muscular.

36. (UFPR 2025) Em uma determinada espécie de plantas, a altura é associada a dois genes com segregação independente, cada um com dois alelos. O gene A tem os alelos A (dominante) e a (recessivo), enquanto o gene B tem os alelos B (dominante) e b (recessivo). A altura da planta é associada à interação entre esses dois genes, de acordo com as seguintes regras:

Genótipos AABB e AaBB resultam em planta alta.

Genótipos AABb e AaBb resultam em planta de altura mediana.

Genótipos AAbb, Aabb, aaBB ou aaBb resultam em planta baixa.

Genótipo aabb resulta em planta muito baixa.

Considerando as informações apresentadas, assinale a alternativa que informa corretamente qual é a probabilidade de se obter uma planta de altura mediana na descendência do cruzamento de duas plantas heterozigotas para ambos os genes (AaBb x AaBb).

  1. 1/2
  2. 1/4
  3. 3/4
  4. 6/16
  5. 9/16

Resposta: D

Resolução: O problema trata da altura das plantas, que depende da combinação de dois genes: A e B. O cruzamento é entre duas plantas heterozigotas para ambos os genes (AaBb x AaBb). Utilizando o quadrado de Punnett, temos 16 combinações possíveis de genótipos. Para plantas de altura mediana, os genótipos possíveis são AABb ou AaBb. A probabilidade de obter esses genótipos é 6 em 16, ou seja, 6/16.

Clique Para Compartilhar Esta Página Nas Redes Sociais



Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp

Publicidade 😃