Ora, Ora

Parece que você tem um Bloqueador de Anúncios ativo, e quem não usa?

Contudo a Agatha Edu se mantém essencialmente com a renda gerada por anúncios, desativa aí rapidinho, parça. 😀

Home > Banco de Questões > UFPR 2025: Geografia

UFPR 2025: Geografia

37. (UFPR 2025) “O capitalismo é um sistema econômico que, desde sua origem, foi se expandindo econômica e territorialmente: primeiro foi o colonialismo, depois o imperialismo e, nos dias atuais, a globalização. [...] Considerando seu processo de desenvolvimento, costuma-se dividir o capitalismo em quatro etapas: comercial, industrial, financeira e informacional.”

Moreira, J. C.; Sene, E. Geografia: ensino médio. São Paulo: Scipione, 2018. p. 278. (Projeto Múltiplo, Parte 2)

Com base no excerto apresentado e nos conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa correta a respeito dos processos de expansão e desenvolvimento do capitalismo mencionados

  1. A fase informacional do capitalismo se caracteriza pela terceira Revolução Industrial, pela integração do comércio mundial e pela industrialização de países em desenvolvimento.
  2. O capitalismo comercial se iniciou no século XIV, quando as potências europeias instituíram a escravidão na África.
  3. A fase do capitalismo industrial começou no final do século XIX, quando surgiu a indústria automobilística.
  4. O capitalismo financeiro se iniciou com a instituição do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional, responsáveis por regular os fluxos mundiais de capital.
  5. A primeira fase da globalização começou quando as nações europeias ocuparam territórios na África, na Ásia e nas Américas, integrando os continentes em um único mercado.

Resposta: A

Resolução: A questão trata das fases do capitalismo. A fase informacional do capitalismo é marcada pela terceira Revolução Industrial, que trouxe avanços em tecnologia, comunicação e informação, além de integrar o comércio mundial e permitir a industrialização de países em desenvolvimento.

38. (UFPR 2025) Sobre o sistema de economia planificada e sua aplicação na antiga União Soviética, é correto afirmar:

  1. O planejamento estatal não previu o impacto da urbanização no aumento da demanda por alimentos, e a agricultura apresentava baixa produtividade porque a maior parte do território da URSS era coberta por tundra e deserto.
  2. Os Planos Quinquenais soviéticos priorizaram a indústria de alimentos e de outros bens de consumo corrente, a fim de atender às necessidades populares.
  3. Os Planos Quinquenais restringiram a atividade madeireira na Sibéria, motivo pelo qual a Floresta de Taiga se manteve como a segunda maior floresta do mundo.
  4. A Perestroika, implementada pela URSS nos anos 1980, é um conjunto de reformas econômicas que substituiu mecanismos de planejamento estatal por mecanismos de economia de mercado.
  5. O sistema planificado se mostrou superior em termos de inovação tecnológica, como visto com a vitória da URSS na corrida espacial contra os EUA.

Resposta: D

Resolução: A Perestroika foi um conjunto de reformas econômicas introduzidas na URSS por Mikhail Gorbachev na década de 1980, com o objetivo de substituir a economia planificada por uma economia de mercado.

39. (UFPR 2025) Sobre o ciclo hidrológico e as reservas de água do planeta, é correto afirmar:

  1. O aquecimento global eleva o volume de água evaporada no planeta, o que reduz as reservas disponíveis em lagos e represas.
  2. O ciclo da água é produzido pela energia do sol, assim como ocorre com as massas de ar, e pela força da gravidade.
  3. A maior parte da água doce está nas bacias hidrográficas e nos grandes lagos, e a Bacia Amazônica é a maior reserva mundial desse recurso.
  4. Uma etapa básica do ciclo da água é o escoamento superficial, processo em que as águas continentais escoam para o oceano por meio de redes de drenagem.
  5. O grande volume anual de chuva na Amazônia cria correntezas velozes, e essa velocidade responde pela quantidade de sedimentos transportados por esses rios.

Resposta: B

Resolução: O ciclo da água, ou ciclo hidrológico, é impulsionado pela energia solar, que causa evaporação, e pela força da gravidade, que atua na precipitação e escoamento. A energia do sol e a gravidade são os principais motores desse processo.

40. (UFPR 2025) Um dos desafios tecnológicos do século XXI é implantar uma matriz energética na qual as fontes de energia renováveis sejam predominantes. Sobre as fontes de energia renováveis, é correto afirmar:

  1. As energias renováveis já respondem por mais da metade da produção energética na China, superando o Brasil em termos de participação dessas fontes na produção nacional.
  2. O petróleo vem sendo explorado nos EUA desde o século XIX, e o esgotamento de suas reservas fez desse país um dos maiores consumidores mundiais de energia gerada por fontes não renováveis.
  3. O etanol é uma fonte de energia renovável, mas o uso de terras agrícolas para a produção de biocombustível pode contribuir para o desmatamento de áreas naturais.
  4. A participação dos combustíveis fósseis no consumo mundial de energia nos últimos 20 anos recuou fortemente devido ao aumento da produção de energia eólica e solar.
  5. O elevado potencial brasileiro para a produção de energia hidrelétrica e geotérmica permitiu atender ao aumento da demanda nacional por eletricidade sem recorrer a fontes não renováveis

Resposta: C

Resolução: O etanol é uma fonte de energia renovável. No entanto, um dos principais problemas associados à sua produção é o uso de terras agrícolas que poderiam ser destinadas à produção de alimentos, o que pode levar ao desmatamento de áreas naturais.

41. (UFPR 2025) Sobre o desenvolvimento e as características do processo de urbanização, é correto afirmar:

  1. Os países com grandes áreas de vegetação natural apresentam percentuais mais elevados de população rural, o que implica um ritmo mais lento de urbanização.
  2. Na União Europeia, a urbanização desacelerou a partir da década de 1970, quando a política agrícola comum foi implementada com o objetivo de reter a população no campo.
  3. A urbanização se define, nos países desenvolvidos, por metrópoles densamente povoadas, enquanto países emergentes têm cidades com população mais dispersa.
  4. Os países onde a taxa de urbanização é inferior a 50% se concentram na África subsaariana e no sul da Ásia, regiões essas com os maiores números de pessoas extremamente pobres no mundo.
  5. Projeções da ONU indicam que as tecnologias de trabalho remoto reduzirão o êxodo rural, freando o processo de urbanização por permitirem que a população more no campo e trabalhe em empregos urbanos.

Resposta: D

Resolução: A urbanização em várias regiões do mundo ocorre de forma diferente, dependendo do desenvolvimento econômico e social. A alternativa D está correta ao afirmar que os países com uma taxa de urbanização inferior a 50% se concentram na África subsaariana e no sul da Ásia, onde há uma concentração significativa de pessoas em situação de extrema pobreza. Essas regiões ainda apresentam uma predominância de população rural, além de dificuldades econômicas e sociais que influenciam o ritmo da urbanização. A pobreza e a falta de infraestrutura urbana são grandes desafios nessas áreas.

42. (UFPR 2025) De 1961 a 2014, a produção mundial de cereais cresceu de 1,4 tonelada por hectare para 4 toneladas por hectare. Sobre as causas e consequências desse processo, é correto afirmar:

  1. A revolução tecnológica já atingiu seu potencial de aumento da produção, de modo que, para continuar enfrentando a explosão demográfica, é preciso um novo modelo produtivo.
  2. O aumento de produção se deu por meio da ocupação de grandes áreas de florestas, sendo, portanto, ambientalmente insustentável.
  3. Cereais são plantas adaptadas a regiões de clima temperado, de modo que o aumento de produtividade se concentrou no hemisfério Norte.
  4. O uso intensivo de maquinário, fertilizantes químicos e pesticidas eleva os custos de produção agrícola, de modo que o aumento da produção se deu pelos investimentos do agronegócio.
  5. O crescimento da produção de cereais no mundo foi resultado das tecnologias da revolução verde e provocou a diminuição da desnutrição em escala mundial.

Resposta: E

Resolução: O aumento da produção de cereais, entre 1961 e 2014, está diretamente ligado às inovações da Revolução Verde, que incorporou o uso de fertilizantes químicos, maquinários e novas sementes, o que aumentou significativamente a produtividade agrícola. Isso resultou na diminuição da fome e da desnutrição em várias regiões do mundo, embora a distribuição de alimentos ainda seja um desafio.

43. (UFPR 2025) “No Egito, em 1960, 30% de todas as crianças morriam antes do quinto aniversário. O delta do rio [Nilo] era uma miséria para as crianças, com todo tipo de doenças graves e subnutrição. Então […] os egípcios construíram a represa de Aswan, levaram eletricidade às casas das pessoas, melhoraram a educação, construíram um sistema de assistência médica primária, erradicaram a malária e tornaram a água potável. Hoje, a taxa de mortalidade infantil do Egito, 2,3%, é menor do que era na França ou no Reino Unido em 1960.”

Rosling, H. Factfulness: o hábito libertador de só ter opiniões baseadas em fatos. 2. ed. Rio de Janeiro; São Paulo: Record, 2019. p. 102.

Sobre os fatores que afetam as mudanças expressas nos indicadores de qualidade de vida, assinale a alternativa correta

  1. O Egito exemplifica um processo mundial de melhora das condições de vida causada pela combinação de crescimento econômico com progresso tecnológico.
  2. A redução da mortalidade infantil é um avanço social que impôs o desafio de enfrentar o aumento das taxas de crescimento demográfico em países muçulmanos.
  3. A melhora das condições de saúde foi mais rápida na África do que na Ásia e América Latina devido às campanhas de vacinação contra a malária, doença que era epidêmica no continente africano.
  4. O salto de qualidade de vida descrito ocorreu nos países subdesenvolvidos exportadores de petróleo, como o Egito.
  5. A comparação entre os países citados mostra que as desigualdades internacionais aumentaram, pois os indicadores de saúde dos países ricos melhoram mais rapidamente.

Resposta: A

Resolução: O trecho citado descreve o progresso social e econômico no Egito, que melhorou as condições de vida ao combinar avanços tecnológicos, como eletrificação e infraestrutura hídrica, com políticas de saúde e educação. Esse processo reflete uma tendência global em que o desenvolvimento econômico e tecnológico leva a melhorias nas condições de vida.

44. (UFPR 2025) Um tema importante da Geografia Urbana são as relações funcionais e hierárquicas dentro da rede urbana, visto que as atividades de comércio e serviços criam fluxos de pessoas entre cidades. Sobre essas relações e as classificações das cidades dentro da rede urbana brasileira, é correto afirmar:

  1. As capitais dos estados da Região Norte não alcançam o nível de metrópoles devido às baixas taxas de urbanização regionais.
  2. São Luís do Maranhão é considerada uma cidade regional porque exerce influência em seu estado sem chegar a ser uma metrópole.
  3. São Paulo e Rio de Janeiro são as duas metrópoles com maiores áreas de influência dentro da rede urbana brasileira.
  4. Corumbá ainda não atingiu o nível de metrópole regional devido ao papel propulsor da agricultura na economia do Centro-Oeste, que retém a população no campo.
  5. Rio Branco, capital do Acre, é classificada como metrópole internacional porque sua posição geográfica lhe permite exercer influência sobre cidades da Bolívia.

Resposta: C

Resolução: São Paulo e Rio de Janeiro são as principais metrópoles brasileiras e possuem as maiores áreas de influência no Brasil devido à sua importância econômica, política e cultural. Elas exercem influência nacional e internacional, destacando-se na rede urbana brasileira.

45. (UFPR 2025) Assinale a alternativa que indica corretamente uma transformação regional ocorrida no Brasil após 1970.

  1. As políticas públicas aplicadas pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) fizeram com que a participação nordestina no PIB nacional dobrasse no período considerado.
  2. A participação do estado de São Paulo no PIB industrial do país diminuiu devido ao crescimento mais rápido da indústria em outros estados.
  3. A Grande Região Centro-Oeste manteve seu nível de participação no PIB nacional em um patamar baixo, pois a agricultura é uma atividade que tende a perder importância na economia moderna.
  4. O crescimento econômico da Região Norte foi mais lento do que a média nacional, pois as legislações ambientais impuseram restrições crescentes à exploração dos recursos naturais da Amazônia.
  5. A construção de Brasília cumpriu o objetivo de reduzir a concentração populacional nos estados litorâneos, pois induziu a migração de população para os estados interiores.

Resposta: B

Resolução: Desde a década de 1970, a participação de São Paulo no PIB industrial do Brasil diminuiu, pois o desenvolvimento industrial em outras regiões, especialmente no Sul e no Centro-Oeste, cresceu de forma mais acelerada, resultando em uma desconcentração industrial no país.

Clique Para Compartilhar Esta Página Nas Redes Sociais



Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp

Publicidade 😃