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UFPR 2025: Linguagens

O texto a seguir é referência para as questões 55 a 58.

Tragédia no RS apaga pessoas negras e escancara racismo ambiental

No início dos anos 2000, viajei a Mato Grosso do Sul para participar de um evento universitário. Lembro que na época eu causei espanto em alguns participantes ao dizer que eu era de Porto Alegre. A surpresa vinha acompanhada de um questionamento: “Não sabia que tinha negros no Rio Grande Sul”. Ao longo dos anos experimentei essa reação diversas vezes, em contextos e lugares diferentes.

Essa percepção faz parte de um senso comum bastante arraigado no Brasil, e é fruto de um projeto de embranquecimento e apagamento das comunidades negras no estado. Um projeto bem-sucedido que há séculos invisibiliza não só a presença de pessoas negras, como também sua contribuição crucial na construção do estado.

O imaginário popular é este: o Rio Grande do Sul é branco, constituído por uma grande colônia alemã, de ares europeus, lugar em que os moradores nem falam português. Um estereótipo que é reforçado pelas imagens dos municípios como Gramado e Canela, com seus chalés, fábricas de chocolates, vinhos e cafés coloniais.

Obviamente que existe uma inegável contribuição da colonização europeia na formação do estado, no entanto, o que se coloca aqui é a supervalorização dessa cultura e o apagamento de outras.

Segundo dados do próprio governo do estado, o Rio Grande do Sul tem uma população negra de 21%. Os levantamentos também mostram que os negros são os mais pobres, ganham salários mais baixos e têm menos acesso à educação e à saúde quando comparados aos brancos. Além disso, a representatividade na política é pequena: apenas na última eleição foi eleita a primeira bancada negra de Porto Alegre.

As enchentes no Rio Grande do Sul revelam a existência de uma segregação racial no estado. A tragédia atingiu de maneira significativa a região metropolitana de Porto Alegre, por exemplo, um lugar onde reside grande parte da população negra e periférica.

Portanto, são comunidades inteiras pertencentes a uma classe operária, que ocupam áreas de risco e que estão propensas a serem as primeiras vítimas das catástrofes climáticas.

Não se pode falar em reconstrução de um estado sem levar em consideração os efeitos do racismo ambiental. A reconstrução deve se dar num contexto compreendendo que, historicamente, as comunidades periféricas, negras, quilombolas e indígenas não tiveram acesso a serviços básicos como saneamento, água potável, luz, acesso à internet, saúde e educação de qualidade.

As enchentes escancararam o racismo ambiental, portanto, será preciso dar atenção ainda maior às desigualdades raciais para uma reconstrução justa e humana.

Disponível em: https://www.geledes.org.br/tragedia-no-rs-apaga-pessoas-negras-e-escancara-racismo-ambiental. Adaptado.

55. (UFPR 2025) Assinale a alternativa que indica expressões do texto com significados convergentes

  1. “embranquecimento” e “construção do estado”
  2. “estereótipo” e “representatividade na política”
  3. “senso comum” e “imaginário popular”
  4. “racismo ambiental” e “reconstrução justa e humana”
  5. “classe operária” e “quilombolas e indígenas”

Resposta: C

Resolução: A expressão "senso comum" refere-se a ideias amplamente aceitas pela sociedade sem muita reflexão, e o "imaginário popular" está relacionado às percepções coletivas formadas sobre algo. Ambos os termos têm um significado convergente, referindo-se às percepções compartilhadas pela população sobre a presença ou ausência de pessoas negras no Rio Grande do Sul.

56. (UFPR 2025) Assinale a alternativa que sintetiza a tese central do texto

  1. A contribuição da colonização europeia no Rio Grande do Sul é incontestável.
  2. Pesquisas mostram que os negros são mais pobres no Rio Grande do Sul.
  3. As enchentes no Rio Grande do Sul foram desastrosas à região de Porto Alegre.
  4. A falsa crença de que o Rio Grande do Sul é branco é prejudicial ao estad

Resposta: D

Resolução: A tese central do texto discute o racismo estrutural no Rio Grande do Sul, com foco na falsa ideia de que o estado é predominantemente branco. Essa crença, que apaga a presença histórica e cultural da população negra, é prejudicial ao reconhecimento das desigualdades raciais e sociais.

57. (UFPR 2025) Considere as seguintes afirmativas:

1. As condições sociais da periferia de Porto Alegre foram a principal causa das enchentes.

2. A população negra do Rio Grande do Sul forma a maior parte da população do estado.

3. A reconstrução humana e justa do Rio Grande do Sul poderá combater o racismo ambiental.

4. O autor do texto não sabia que havia negros no Rio Grande do Sul.

Assinale a alternativa correta.

  1. Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
  2. Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
  3. Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
  4. Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
  5. As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

Resposta: A

Resolução: A afirmativa 3 é verdadeira, pois o texto argumenta que uma reconstrução justa e humana deve combater o racismo ambiental. - As afirmativas 1 e 2 são incorretas: as enchentes não foram causadas diretamente pelas condições sociais da periferia, e a população negra representa 21% da população do estado, segundo os dados mencionados.

58. (UFPR 2025) Assinale a alternativa que sintetiza a experiência relatada em primeira pessoa, no primeiro parágrafo.

  1. As enchentes no Rio Grande do Sul mostram o racismo ambiental do estado.
  2. A reconstrução do Rio Grande do Sul depende da população negra.
  3. Os negros têm pouca representatividade política no Rio Grande do Sul.
  4. A colonização europeia contribuiu para o crescimento do Rio Grande do Sul.
  5. Os brasileiros desconhecem a presença da população negra no Rio Grande do Sul.

Resposta: E

Resolução: No primeiro parágrafo, o autor relata a surpresa que causava ao dizer que era negro e de Porto Alegre, revelando o desconhecimento dos brasileiros sobre a presença da população negra no estado.

59. (UFPR 2025) Leia os quadrinhos abaixo:

Assinale a alternativa que aponta o fenômeno linguístico que provoca humor nesses quadrinhos.

  1. Sinonímia
  2. Conotação
  3. Homofonia
  4. Metáfora
  5. Derivação

Resposta: C

Resolução: O humor nos quadrinhos surge da semelhança sonora entre palavras ou expressões que têm significados diferentes. Esse fenômeno é conhecido como homofonia, que ocorre quando palavras ou frases soam iguais ou semelhantes, mas têm significados distintos. No caso, a piada se apoia nesse jogo sonoro.

O texto a seguir é referência para as questões 60 e 61.

Entenda os juros

Juros são o valor do dinheiro no tempo. Ou seja, funcionam como se fossem o aluguel do dinheiro. Os bancos e outras instituições financeiras fazem a intermediação entre quem tem dinheiro (poupador ou investidor) e quem precisa de dinheiro (tomador ou devedor).

Se você é um poupador/investidor, o dinheiro que você aplicou na instituição financeira será emprestado ao tomador/devedor, que pagará o valor, mais juros ao banco. O banco, por sua vez, fica com parcela do valor pago como remuneração e devolve a você a quantia com juros no momento futuro, conforme combinado.

O tomador vai devolver ao banco um valor superior ao que tomou emprestado e o poupador vai receber um montante maior do que o investido.

Taxa de juros

É o preço do “aluguel” do dinheiro por um período de tempo; percentual calculado pela divisão dos juros contratados pelo capital emprestado/poupado.

Se os juros cobrados pelo empréstimo de R$1.000 durante um ano forem R$80, significa que o tomador pagou uma taxa de juros de 8% a.a. (ao ano). O cálculo é feito da seguinte forma: juros/capital, ou seja 80/1.000 = 8/100 por ano = 8% a.a.

Por outro lado, considere o cenário em que um investimento de R$ 1.000 renda à taxa de juros de 5% a.a. (ao ano). Assim, o investidor receberá R$5 por cada R$100 investidos (5/100) durante um ano, o que, ao final do período, totalizará o montante de R$1.050.

Disponível em: https://www.bcb.gov.br/cidadaniafinanceira/entendajuro

60. (UFPR 2025) Considere as seguintes afirmativas:

1. As instituições financeiras atuam no meio do processo entre o investidor e o devedor.

2. O devedor é o participante que sai lucrando no processo de empréstimo de dinheiro dos bancos.

3. A taxa de juros define o valor da administração bancária na gestão de investimentos financeiros.

4. O valor dos juros pago pelo devedor é igual ao valor lucrado pelo investidor.

Assinale a alternativa correta

  1. Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
  2. Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
  3. Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
  4. Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
  5. As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

Resposta: A

Resolução: 1. Verdadeiro – As instituições financeiras atuam como intermediárias entre investidores e devedores, como descrito no texto. 2. Falso – O devedor não é o participante que sai lucrando; ele paga mais do que recebeu. 3. Falso – A taxa de juros não define a administração bancária; ela refere-se ao preço do aluguel do dinheiro. 4. Falso – O valor dos juros pagos pelo devedor é diferente do lucro do investidor, já que o banco retém uma parte como remuneração.

61. (UFPR 2025) Analise a seguinte situação:

Você investiu R$ 3.500,00 em uma instituição financeira, com uma taxa de juros de 8% ao ano.

Assinale a alternativa que define o valor do lucro após um ano.

  1. R$ 100,00
  2. R$ 280,00
  3. R$ 350,00
  4. R$ 380,00
  5. R$ 800,00

Resposta: B

Resolução: Onde:

𝐽 é o valor dos juros (ou lucro),

𝑃 é o valor principal (R$ 3.500,00),

𝑖 é a taxa de juros (8% = 0,08),

𝑡 é o tempo em anos (1 ano).

Substituindo os valores na fórmula:

J=3500 × 0,08 × 1

𝐽 = 280

62. (UFPR 2025) Observe as formulações abaixo, extraídas de questões de processos seletivos:

1. Uma das etapas do processo de reciclagem de plásticos é a separação de diferentes polímeros. Um dos métodos mais empregados consiste na separação por densidade. Uma amostra contendo diferentes polímeros é triturada e colocada num líquido. Os plásticos mais densos que o líquido afundam e os menos densos flutuam, permitindo a separação.

2. Dois tipos de transporte que podem acontecer nas membranas plasmáticas são o transporte passivo e o transporte ativo. O primeiro pode acontecer por simples difusão do elemento a ser transportado através da bicamada lipídica da membrana. o transporte ativo sempre depende de proteínas que atravessam a membrana, às quais o elemento a ser transportado se liga, desligando-se posteriormente do outro lado da membrana.

Assinale a alternativa que substitui, respectiva e adequadamente, os itens grifados em cada um dos enunciados, respeitando o nexo sintático-semântico:

  1. ao conter – ao permitir – contudo,
  2. pode conter – que permite – no entanto,
  3. que contenha – permitem – portanto,
  4. ao conter – permitiriam – em seguida,
  5. que contém – o que permite – por outro lado

Resposta: E

Resolução: "Que contém" substitui corretamente "contendo", mantendo o sentido da frase. - "O que permite" substitui adequadamente "permitindo", ajustando o nexo sintático. - "Por outro lado" substitui corretamente "Já", mantendo a coesão entre as ideias comparativas.

63. (UFPR 2025) Leia o texto a seguir.

O santo bateu

Minha mãe é fã de Lana Del Rey aos 56 anos. Essa é uma feliz exceção. Em geral nós perdemos a capacidade de gostar de música nova por volta dos 30. Um experimento publicado em 2022 analisou as preferências de 1064 pessoas entre 18 e 84 anos e descobriu que as canções favoritas de cada uma, em média, saíram quando elas tinham 17. A maior parte de nós gosta dos hits da nossa infância, ama os da juventude e odeia (ou só ignora) boa parte do que é lançado depois. É o famoso “no meu tempo que era bom”.

Vaiano, B. O Santo bateu, Superinteressante, ed. 464, junho 2024.

Lana Del Rey, cantora performática, compositora, modelo e poetisa norte-americana, nascida em 1985.

Considere as seguintes sequências extraídas do texto:

1. Essa é uma feliz exceção.

2. Em geral nós perdemos a capacidade de gostar de música por volta dos 30.

3. A maior parte de nós gosta dos hits de infância.

4. É o famoso “no meu tempo que era bom”.

Apresenta(m) marca expressiva da subjetividade do autor:

  1. apenas a afirmativa 1.
  2. apenas as afirmativas 1 e 4.
  3. apenas as afirmativas 2 e 3.
  4. apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
  5. as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

Resposta: B

Resolução: A questão pergunta quais afirmações extraídas do texto apresentam marcas de subjetividade do autor. - A subjetividade está presente quando há opiniões, sentimentos ou percepções pessoais no texto. - A afirmativa 1: "Essa é uma feliz exceção" demonstra a opinião pessoal do autor.- A afirmativa 4: "É o famoso 'no meu tempo que era bom'" também reflete uma visão subjetiva, com o uso de uma expressão popular que envolve nostalgia. - Portanto, a resposta correta é B (apenas as afirmativas 1 e 4), pois ambas carregam subjetividade.

O texto a seguir é referência para as questões 64 e 65.

Todas as grandes línguas de cultura que conhecemos hoje, ao longo de sua história, passaram por um processo de estandardização. Por estandardização, entenderemos aqui o fato de que a língua assume uma mesma forma para a maioria dos usuários e passa a obedecer a modelos definidos. No processo de estandardização de uma língua entram, às vezes, fatores de natureza extralinguística. Em poucos séculos, a invenção da imprensa fez com que as mesmas obras pudessem ser lidas exatamente com o mesmo texto em lugares diferentes. Antes da imprensa, elas circulavam em versões manuscritas, produzidas a bico-de-pena em oficinas de cópia: a ignorância dos empregados a respeito do assunto da obra, suas diferenças de formação, a própria lentidão da tarefa, que obrigava a utilizar vários copistas na produção de um mesmo manuscrito, faziam com que o texto copiado se alterasse ao longo do tempo. No século XX, a estandardização da língua esteve intimamente ligada à explosão dos meios de comunicação de massa (o rádio, a televisão, o jornal, o outdoor e a internet), e a algumas grandes tendências da educação, como a generalização do ensino primário, que gerou um mercado de livros didáticos de grandes proporções e levou à criação de uma rica literatura infantil. É difícil avaliar de maneira exata a influência de todos esses fatores extralinguísticos, mas o certo é que eles contribuíram para uniformizar a língua e frear suas mudanças.

Ilari, R.; Basso, R. O português da gente: a língua que estudamos a língua que falamos. São Paulo: Contexto, 2006. p. 197-199. Adaptado.

64. (UFPR 2025) De acordo com o texto, assinale a alternativa correta.

  1. Segundo os autores, para avaliar a influência dos fatores extralinguísticos apresentados, é preciso saber exatamente quais são.
  2. Os fatores extralinguísticos citados no texto são os principais responsáveis pelo processo de estandardização das línguas.
  3. As chamadas línguas de cultura apresentam processo de estandardização em que atuam fatores internos e externos à natureza linguística.
  4. Somente em alguns séculos, as obras foram lidas com o mesmo formato de texto em diferentes locais, graças à invenção da imprensa.
  5. Os autores afirmam que, historicamente, pode-se constatar que todas as línguas passam por um processo de estandardização

Resposta: C

Resolução: O enunciado pede que se escolha a alternativa correta de acordo com o texto. - A resposta correta é C (As chamadas línguas de cultura apresentam processo de estandardização em que atuam fatores internos e externos à natureza linguística). O texto explica que no processo de estandardização entram fatores internos (como a língua) e externos (como a invenção da imprensa e os meios de comunicação de massa), o que confirma a interação de fatores linguísticos e extralinguísticos.

65. (UFPR 2025) Assinale a alternativa que apresenta a ideia central do texto.

  1. As versões manuscritas de textos seriam desnecessárias, segundo os autores, porque eram imprecisas e se alteravam conforme o copista.
  2. A estandardização consiste em um processo de normatização de padrões gerais acerca de representações escritas das línguas humanas.
  3. As imprecisões de textos manuscritos se devem ao emprego de diferentes copistas e à diversidade de sua formação.
  4. Os meios de comunicação de massa e a expansão da educação primária fomentaram o mercado de livros, especialmente os didáticos.
  5. Os meios de comunicação de massa, entre eles o rádio, a televisão e a internet, são os principais fatores que permitiram a estandardização linguística

Resposta: B

Resolução: A questão pede a ideia central do texto. - A ideia central é que a estandardização consiste em um processo de normatização de padrões gerais acerca de representações escritas das línguas humanas, como exposto na alternativa B. Isso está presente em diversas partes do texto, principalmente ao falar sobre a uniformização das línguas ao longo do tempo.

66. (UFPR 2025) Leia o texto a seguir:

A Lua está encolhendo

A exemplo de uma uva que se enruga ao virar uma passa, a Lua está encolhendo e ganhando vincos. Mas por não ser feito de matéria flexível como a fruta, o astro se deforma de modo mais violento. As falhas geológicas se multiplicam e terremotos e deslizamentos de terra se tornam mais comuns. A circunferência da Lua diminuiu mais de 45 metros nas últimas centenas de milhões de anos à medida que seu núcleo foi se resfriando. Pesquisadores da Nasa, a agência espacial norte-americana, e de universidades e institutos da América do Norte verificaram que a contração lunar provocou o surgimento de falhas tectônicas no polo sul lunar. Algumas regiões afetadas pelas deformações e instabilidades de terreno se situam em áreas cogitadas como local de pouso da missão Artemis 3, iniciativa da Nasa prevista para 2026 que pretende levar novamente astronautas para a Lua. “Nossa modelagem sugere que terremotos superficiais capazes de produzir fortes tremores de solo na região polar sul são possíveis de ocorrer a partir de eventos de deslizamento em falhas existentes ou novas que venham a se formar”, diz o geólogo Thomas Watters, do Instituto Smithsonian, autor principal do estudo, em comunicado à imprensa.

A Lua está encolhendo, Revista Pesquisa FAPESP, n. 337, p. 7, mar. 2024

De acordo com o texto, assinale a alternativa correta

  1. O geólogo Thomas Watters, com base em modelos de pesquisa, afirma que deslizamentos podem ocorrer a partir de terremotos em falhas na superfície lunar.
  2. O autor do texto emprega a comparação com uma uva que enruga e vira passa, porque não esteve na Lua e desconhece a paisagem lunar.
  3. Pesquisadores da Nasa, de universidades e institutos de pesquisa dos Estados Unidos descobriram falhas tectônicas no Polo Sul na Terra e na Lua.
  4. O pouso da missão Artemis 3, previsto para 2026, está cogitado para a zona de deformações provocadas por instabilidades do solo lunar.
  5. A circunferência da Lua encolheu 45 metros em virtude de seu resfriamento, mas isso é insignificante considerando-se o tempo que levou para que ocorresse.

Resposta: D

Resolução: A questão pede a alternativa correta com base no texto sobre o encolhimento da Lua. - A resposta correta é D (O pouso da missão Artemis 3, previsto para 2026, está cogitado para a zona de deformações provocadas por instabilidades do solo lunar), pois o texto menciona que essas áreas de deformações são cogitadas como locais de pouso da missão Artemis 3.

67. (UFPR 2025) Considere o seguinte texto:

O homem está na cidade

como uma coisa está em outra

e a cidade está no homem

que está em outra cidade

mas variados são os modos

como uma coisa

está em outra coisa:

o homem, por exemplo, não está na cidade

como uma árvore está

em qualquer outra

nem como uma árvore

está em qualquer uma de suas folhas

(mesmo rolando longe dela)

O homem não está na cidade

como uma árvore está num livro

quando um vento ali a folheia.

Gullar, F. Poema sujo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1983. p. 102.

Com base na leitura desse fragmento, extraído da parte final de Poema sujo, de Ferreira Gullar, e na leitura da integralidade do poema, assinale a alternativa correta.

  1. As reflexões existenciais predominam em Poema sujo, afastando outras temáticas frequentes na poesia brasileira da década de 1970, tais como as diferenças sociais e os posicionamentos políticos.
  2. As memórias do menino e do adolescente se misturam de forma perturbadora na consciência do adulto que cria o poema, motivo pelo qual ele sempre desejou abandonar os lugares sujos em que viveu.
  3. Enquanto, no fragmento transcrito, as referências à linguagem e aos livros são genéricas, em outros versos do poema, as várias fases da trajetória literária de Ferreira Gullar são apresentadas em ordem cronológica.
  4. A sucessão de imagens e sensações recuperadas pela força da memória nas quais predomina o que é sujo ou degradado cede lugar, no final do poema, a imagens da natureza, considerada mais pura do que a cidade.
  5. Os versos “e a cidade está no homem / que está em outra cidade” indicam que o passado vivido em São Luís do Maranhão segue entranhado no poeta enquanto ele vive como exilado político em Buenos Aires.

Resposta: E

Resolução: Os versos “e a cidade está no homem / que está em outra cidade” indicam o sentido de pertencimento do poeta à sua cidade natal, São Luís do Maranhão, que permanece em sua memória, mesmo quando ele está exilado em Buenos Aires. Isso reflete a persistência das lembranças de seu passado no exílio político.

68. (UFPR 2025) A narrativa de A Falência, publicada por Júlia Lopes de Almeida em 1904, traz à tona algumas tensões e desigualdades que caracterizam o Brasil após a Abolição e a Proclamação da República. Considere as seguintes afirmativas sobre as marcas dessas tensões nos personagens e no espaço:

1. O embate entre o dinheiro conquistado com o trabalho e o capital alcançado por meio da especulação financeira acompanha a trajetória de Francisco Teodoro.

2. A violência contra a mulher se inscreve no passado de D. Joana, personagem que sofreu maus-tratos do falecido marido, e no de Capitão Rino, cuja mãe foi assassinada por adultério.

3. As condições desiguais de moradia são percebidas no contraste entre as casas luxuosas de bairros como Botafogo e a descrição da miséria dos morros.

4. A luta por direitos trabalhistas é ilustrada pelas primeiras reivindicações dos empregados dos armazéns de café de Francisco Teodoro.

Assinale a alternativa correta

  1. Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
  2. Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
  3. Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
  4. Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
  5. As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras

Resposta: D

Resolução: As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras, pois o livro aborda a tensão entre riqueza adquirida pelo trabalho e pela especulação financeira (1), a violência contra as mulheres é um tema presente (2) e há a comparação entre as moradias luxuosas e as condições miseráveis dos morros (3). A afirmativa 4, que trata de direitos trabalhistas, não é correta, já que essa luta não é o foco da narrativa.

69. (UFPR 2025) A respeito de Liras de Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga, analise as afirmativas a seguir:

1. A publicação das liras em Minas Gerais inspirou o anseio de liberdade política, tendo colaborado para a deflagração da Inconfidência Mineira.

2. A voz poética de todas as liras é a do pastor Dirceu, que foge do amor por Marília até ser vencido pelo deus do amor, Cupido.

3. Os versos metrificados, especialmente os de 5 e 7 sílabas, dão às liras um ritmo frequente na tradição da poesia de língua portuguesa.

4. As características árcades das liras se apresentam sobretudo no referencial bucólico presente nos poemas, reconhecível no mundo pastoril ali retratado.

Assinale a alternativa correta.

  1. Somente a afirmativa 4 é verdadeira.
  2. Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
  3. Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
  4. Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
  5. As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

Resposta: D

Resolução: As afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras. O pastor Dirceu é a voz poética que inicialmente tenta fugir do amor por Marília, mas é vencido por Cupido (2). Os versos seguem a métrica clássica de 5 e 7 sílabas, muito comum na tradição poética (3). O referencial bucólico e pastoril é característico da estética árcade presente nas liras (4). Já a afirmativa 1, que conecta as liras à Inconfidência Mineira, não é verdadeira.

70. (UFPR 2025) Considere o seguinte texto:

Eu deixei o leito as 3 da manhã porque quando a gente perde o sono começa pensar nas miserias que nos rodeia […] Deixei o leito para escrever. Enquanto escrevo vou pensando que resido num castelo cor de ouro que reluz na luz do sol. Que as janelas são de prata e as luzes de brilhantes. Que a minha vista circula no jardim e eu contemplo as flores de todas as qualidades […] É preciso criar este ambiente de fantasia, para esquecer que estou na favela.

Fiz o café e fui carregar agua. Olhei o céu, a estrela Dalva já estava no céu. Como é horrível pisar na lama.

Jesus, C. M. de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo: Ática, 2014. p. 58.

Com base na leitura desse fragmento de Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus, e na integralidade da leitura do livro, assinale a alternativa correta.

  1. A visão da estrela Dalva, assim como a ideia de viver em um castelo dourado, são fantasias causadas pela fome e pelo excesso de esforço físico.
  2. Mesmo enquanto escreve seu diário, Carolina tem consciência de que vive num lugar insalubre, o que não a impede de sonhar com uma situação menos desumana.
  3. Um desejo de Carolina é se mudar da favela para o quarto de despejo de alguma casa de alvenaria em um bairro mais próximo do centro.
  4. Por privilegiar a fantasia, Quarto de despejo se afasta do registro realista, tendência predominante na literatura brasileira da década de 1950.
  5. Por idealizar uma vida impossível para quem vive na favela, Carolina presenteia seus filhos com brinquedos incompatíveis com sua situação econômica.

Resposta: B

Resolução: A narradora, Carolina, tem consciência da precariedade de sua vida na favela, mas isso não impede seus sonhos e devaneios sobre uma vida melhor. O fragmento ilustra sua capacidade de imaginar e fantasiar uma realidade diferente, sem que isso diminua a dureza do que vivencia.

71. (UFPR 2025) Assinale a alternativa que traz a afirmação correta sobre um personagem do romance O drible, de Sérgio Rodrigues.

  1. Neto é um revisor que teve uma grande briga com o pai, Murilo, e fica sem vê-lo por mais de vinte anos, mas finalmente decide procurá-lo para perdoá-lo e restabelecer relações com ele.
  2. Murilo Filho é um grande cronista esportivo nascido no interior, na cidade de Merequendu, que vive seu auge já perto dos oitenta anos, quando escreve um livro sobre o craque Peralvo.
  3. Peralvo é um jogador de futebol nascido no interior, na cidade de Merequendu, que seria melhor do que Pelé, mas teve sua carreira interrompida por causa de uma contusão no joelho.
  4. Maxwell Smart é dono de uma lojinha de curiosidades do universo pop que vende os discos do grupo de punk de que Neto fazia parte nos anos 1980, embora não goste da música da banda.
  5. Gleyce Kelly é uma moça pobre, caixa de farmácia, que namora Neto, engravida, é abandonada por ele, mas decide ter o filho, que só conhecerá o pai quando tiver em torno de três anos

Resposta: E

Resolução: Gleyce Kelly é uma personagem que passa por dificuldades econômicas e afetivas, pois, após ser abandonada por Neto, decide ter seu filho, que conhecerá o pai apenas quando tiver cerca de três anos. Esse enredo é correto, enquanto as demais alternativas trazem informações imprecisas sobre os personagens.

72. (UFPR 2025) O sol na cabeça, composto de treze contos, é o livro de estreia de Geovani Martins, publicado em 2018. Com base na leitura integral do livro e do conto “Espiral”, assinale a alternativa correta

  1. Na narração de “Espiral”, assim como na maioria dos contos do livro, predomina a oralidade da linguagem dos morros cariocas.
  2. Em “Espiral” e nos outros contos do livro, as ações se desenvolvem nas ruas da periferia e nos becos dos morros do Rio de Janeiro.
  3. Diferentemente das situações relatadas em outros contos, a experiência narrada em “Espiral” é encarada pelo protagonista como um estudo de relações humanas.
  4. O desfecho de “Espiral”, ao contrário da maioria dos contos, não é aberto nem abrupto, terminando com a morte de Mário após uma longa perseguição.
  5. A lembrança da figura do pai, presença predominante nos outros contos, funciona como freio moral para a violência do protagonista em “Espiral”.

Resposta: C

Resolução: No conto "Espiral", o protagonista reflete sobre as interações humanas, diferentemente de outros contos, onde as ações são mais centradas em questões do cotidiano periférico. O conto "Espiral" é marcado por uma análise mais profunda do comportamento humano, tornando-o distinto dos demais no livro.

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