UNICAMP 2024: Filosofia
52. (UNICAMP 2024) Excerto 1 Quase todos estão de acordo que a felicidade é o maior de todos os bens que se pode alcançar pela ação; diferem, porém, quanto ao que seja a felicidade. A julgar pela vida que os homens levam em geral, a maioria deles, e os homens de tipo mais vulgar, parecem identificar o bem ou a felicidade com o prazer, e por isso amam a vida dos gozos.
(Adaptado de: Aristóteles. Ética a Nicomaco, Livro I, seções 4 e 5.) Excerto 12
O conhecimento seguro dos desejos leva a direcionar toda a escolha e toda recusa para a saúde do corpo e para a serenidade do espírito, visto que essa é a finalidade da vida feliz. O prazer é o início e o fim de uma vida feliz. Embora o prazer seja nosso primeiro bem inato, nem por isso escolhemos qualquer prazer.
(Adaptado de: Epicuro. Carta sobre a felicidade. São Paulo: Editora UNESP, p. 35-37, 2002.)
Considerando os excertos dos filósofos gregos Aristóteles e Epicuro, ambos do século IV a.C., é possível afirmar que
- Aristóteles e Epicuro sustentam a ideia de que há relação entre a felicidade e o prazer, pois ambos entendem que o prazer é o início e o fim de uma vida feliz.
- diferentemente de Aristóteles, Epicuro defende que a felicidade consiste na realização irrestrita dos nossos desejos, uma vez que o prazer é o início e o fim de uma vida feliz.
- tanto Aristóteles quanto Epicuro – ainda que com concepções éticas distintas – entendem que não há uma identificação imediata entre felicidade e prazer.
- Aristóteles e Epicuro concordam entre si e discordam daqueles que pensam que a felicidade seja o maior dos bens que se possa alcançar pela ação.
Resposta: C
Resolução: Os excertos de Aristóteles e Epicuro abordam diferentes perspectivas sobre a felicidade e o prazer. Vamos analisar as afirmações considerando as interpretações dos textos fornecidos:
A) A ideia de que "o prazer é o início e o fim de uma vida feliz" é explicitamente associada a Epicuro. No entanto, Aristóteles não identifica a felicidade diretamente com o prazer. Ele aponta que o prazer é considerado pela maioria como um componente da felicidade, mas não necessariamente o seu centro ou a base principal.
B) Epicuro, de fato, coloca uma forte ênfase no prazer como parte essencial da vida feliz. Ele defende que o conhecimento seguro dos desejos leva à busca do prazer como a finalidade da vida feliz. Por outro lado, Aristóteles não afirma que o prazer é o início e o fim da felicidade.
C) Esta opção está mais alinhada com as diferenças entre as ideias de Aristóteles e Epicuro. Enquanto Epicuro associa o prazer como início e fim de uma vida feliz, Aristóteles sugere que o prazer é visto como um componente da felicidade, mas não é necessariamente a finalidade suprema.
D) Nenhuma das afirmações de Aristóteles e Epicuro concorda ou discorda explicitamente com a ideia de que a felicidade é o maior dos bens alcançáveis pela ação. Suas visões sobre a relação entre a felicidade e o prazer são distintas e não se concentram nessa afirmação.
Portanto, a opção que melhor interpreta as visões divergentes de Aristóteles e Epicuro é a **opção C:** tanto Aristóteles quanto Epicuro - ainda que com concepções éticas distintas - entendem que não há uma identificação imediata entre felicidade e prazer. Enquanto Epicuro associa fortemente o prazer à felicidade, Aristóteles considera o prazer como um componente, mas não a totalidade, da felicidade.
53. (UNICAMP 2024) "Apesar de sua presumida evidência, a articulação entre liberdade e igualdade é mais complicada do que parece. Sua reunião em um mesmo indivíduo, que seria, ao mesmo tempo, livre e igual a seus semelhantes, esconde tensões significativas. Como, por exemplo, alguém poderia ser livre em um contexto no qual prevalecem desigualdades aberrantes? Em contrapartida, o que resta da liberdade se os indivíduos não puderem singularizar-se e diferenciar-se uns dos outros?"
(FIGUEIREDO, V. A paixão da Igualdade: uma genealogia do indivíduo moral na França. Belo Horizonte: Relicário, p. 9, 2021.)
Escolha, dentre as alternativas a seguir, aquela que sintetiza melhor a ideia expressa na citação de Figueiredo:
- A realização da liberdade e da igualdade independe da supressão de desigualdades profundas.
- A articulação entre liberdade e igualdade é um ideal que não contrasta com regimes políticos antidemocráticos.
- A articulação entre liberdade e igualdade é complexa porque exige tanto a supressão de desigualdades extremas quanto a possibilidade da afirmação das diferenças individuais.
- O desenvolvimento pleno do capitalismo e da livre concorrência são condições suficientes para a concretização da liberdade e da igualdade.
Resposta: C
Resolução: A citação de Figueiredo destaca a complexidade na articulação entre liberdade e igualdade, apontando que a sua coexistência em um mesmo indivíduo cria tensões significativas. Analisando as opções fornecidas em relação à ideia expressa na citação:
A) A realização da liberdade e igualdade, independente da supressão de desigualdades profundas, não reflete exatamente a complexidade enfatizada pelo autor, que menciona as "tensões significativas" geradas pela coexistência de liberdade e igualdade.
B) A ideia expressa na citação não implica que a articulação entre liberdade e igualdade não contrasta com regimes políticos antidemocráticos. A questão fundamental está na complexidade da coexistência de liberdade e igualdade, independentemente do regime político.
C) Essa alternativa capta de maneira precisa a essência da citação de Figueiredo. Ele ressalta que a articulação entre liberdade e igualdade é complexa, pois requer tanto a eliminação de desigualdades extremas quanto a possibilidade da afirmação das diferenças individuais. Isso se alinha com a citação que destaca as tensões em conciliar a liberdade e a igualdade, considerando tanto as desigualdades quanto a singularidade dos indivíduos.
D) A citação não sugere que o desenvolvimento pleno do capitalismo e da livre concorrência seja suficiente para a realização da liberdade e igualdade. A complexidade apontada não é resumida apenas a condições econômicas, mas sim às tensões na coexistência de liberdade, igualdade e singularidade.
Portanto, a alternativa que sintetiza melhor a ideia expressa na citação de Figueiredo é a **opção C:** A articulação entre liberdade e igualdade é complexa porque exige tanto a supressão de desigualdades extremas quanto a possibilidade da afirmação das diferenças individuais.