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Idade Antiga

Lista de 20 exercícios de História com gabarito sobre o tema Idade Antiga com questões da UECE.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Idade Antiga.




01. (UECE 2021) Eclésia, Bulé, Areópago e Helieu eram

  1. órgãos da administração da República romana, anteriores à instituição do império por Otávio Augusto.
  2. formas de organização do exército romano, que contavam ainda com as centúrias e as legiões.
  3. órgãos responsáveis pela democracia ateniense, nos quais os eupátridas exerciam o seu poder.
  4. formas de organização do governo espartano, nas quais os esparciatas controlavam as funções públicas.

Resposta: C

Resolução:

02. (UECE 2021)No século VIII a.C. os fenícios protagonizaram uma intensa movimentação no Mar Mediterrâneo ao lançarem seus navios para o alto mar, implementando uma rede de comercialização de ferro, vinho, azeite, ouro, cerâmica e escravos.

Os fenícios também são os responsáveis pela criação da

  1. literatura.
  2. escrita alfabética.
  3. roda.
  4. matemática.

Resposta: B

Resolução:

03. (UECE 2019) “Somos amantes da beleza sem extravagâncias e amantes da filosofia sem indolência. Usamos a riqueza mais como uma oportunidade para agir que como um motivo de vanglória; entre nós não há vergonha na pobreza, mas a maior vergonha é não fazer o possível para evitá-la. Ver-se-á em uma mesma pessoa ao mesmo tempo o interesse em atividades privadas e públicas, e em outros entre nós que dão atenção principalmente aos negócios não se verá falta de discernimento em assuntos políticos, pois olhamos o homem alheio às atividades públicas não como alguém que cuida apenas de seus próprios interesses, mas como um inútil; nós, cidadãos atenienses, decidimos as questões públicas por nós mesmos, ou pelo menos nos esforçamos por compreendê-las claramente, na crença de que não é o debate que é empecilho à ação, e sim o fato de não se estar esclarecido pelo debate antes de chegar a hora da ação”.

TUCÍDIDES. História da Guerra do Peloponeso, Livro II, 40. Trad. de Mario da Gama Kury. Brasília, DF: Editora da Universidade de Brasília, 2001.

Considerando as teses sobre o surgimento da filosofia na Grécia, essa passagem do famoso discurso do legislador ateniense Péricles, no segundo ano da Guerra do Peloponeso, apresenta elementos que nos remetem à tese de

  1. John Burnet (1863-1928), para quem a filosofia nasce em completa ruptura com o pensamento tradicional grego, pois teria surgido nas novas cidades gregas na Costa da Ásia Menor – a Jônia.
  2. Jean-Pierre Vernant (1914-2007), que defende a relação entre o debate público, os discursos argumentativos na pólis grega e a elaboração da linguagem argumentativa na filosofia.
  3. Francis Cornford (1874-1943), de que há uma continuidade entre as representações religiosas tradicionais, transmitidas pela poesia grega e pelos rituais, e a primeira filosofia grega, na Jônia.
  4. Rodolfo Mondolfo (1877-1976), que situa exclusivamente no ato psíquico-intelectual da maravilha, no sentido do espanto, a causa e o início da filosofia como investigação sobre os fenômenos da natureza.

Resposta: B

Resolução:

04. (UECE 2019) Os dois povos que foram os principais responsáveis pela construção da sociedade mesopotâmica foram os

  1. fenícios e os anatólios.
  2. gregos e os romanos.
  3. hititas e os egípcios.
  4. sumérios e os acadianos.

Resposta: D

Resolução:

05. (UECE 2019) Se na Ética a Nicômaco Aristóteles visa encaminhar o indivíduo à felicidade, na Política ele tem por finalidade alcançar o bem comum, o bemviver. Por isso, ele compreende que a origem da polis está na necessidade natural do homem em buscar a felicidade. A comunidade natural mais incipiente é a família, na qual seus membros se unem para facilitar as atividades básicas de sobrevivência. E várias famílias se ligam para formar a aldeia. E as aldeias se juntam para instituir a polis.

Sobre isso, é correto afirmar que

  1. o homem não é naturalmente um animal político, mas é, por natureza, um membro da família.
  2. a polis não é uma noção artificial, mas natural, pois é o lugar do homem desenvolver as suas potencialidades em vista ao bem-viver.
  3. a felicidade do homem está nas condições que permitem sua sobrevivência no âmbito da família.
  4. a polis se constitui independente das famílias e das aldeias, pois é a única comunidade natural a que o homem pertence.

Resposta: B

Resolução:

06. (UECE 2019) Sólon, no século VI a.C., procurou estabelecer leis que fossem justas e iguais para todos: redimensionou o poder através de um sistema capaz de garantir a justiça e diminuir o domínio dos aristocratas.

Essa reforma não foi bem-sucedida e Atenas foi palco de desordens sociais, o que possibilitou a adoção da tirania de

  1. Pisístrato.
  2. Temístocles.
  3. Péricles.
  4. Aristóteles.

Resposta: A

Resolução:

07. (UECE 2018) O código de Hamurabi é o mais famoso e orgânico código de leis existente, cujo significado não é o de uma medida legislativa, visto conter dúvidas a respeito da aplicação concreta de suas disposições nos veredictos judiciais. No que diz respeito a esse código, é correto afirmar que

  1. buscava demonstrar quão bem organizado e bem governado seria o reino sob o comando do monarca.
  2. precedia os veredictos judiciais, buscando promulgar novas disposições.
  3. tornava o rei dependente da tradição inaugurada por Ur-Nammu, fundador da terceira dinastia de Ur.
  4. considerava a possibilidade de uma medida legislativa ser um instrumento de debilidade da realeza.

Resposta: A

Resolução:

08. (UECE 2018) O Egito antigo ainda fascina o mundo graças a sua arte e escrita. Desde a Antiguidade, os estrangeiros notavam a variação entre a escrita esculpida ou pintada nos monumentos e a forma simplificada, cursiva. As diferentes escritas no Egito antigo eram as seguintes:

  1. siríaca, bérbere, babilônica e púnica.
  2. cuneiforme, hieroglífica, elamita e ugarítica.
  3. protossinaítica, cananeia, persa e luviana.
  4. hieroglífica, hierática, demótica e copta.

Resposta: D

Resolução:

09. (UECE 2017) Plutarco atribuiu ao Tribuno da Plebe, Tibério Graco, o seguinte discurso dirigido aos pobres de Roma:

“As feras que atravessam os bosques da Itália têm cada uma seus abrigos e suas tocas; os que lutam e morrem pela defesa da Itália só têm o ar e luz e nenhuma outra coisa mais. Sem teto para se abrigar, eles vagueiam com seus filhos e suas mulheres. Os enganam seus generais quando, nas batalhas, os estimulam a combater pelos templos de seus deuses, pelas sepulturas de seus pais. Isto porque, de umgrande número de romanos, não há um só que tenha o seu altar doméstico nem seu jazigo familiar. Eles combatem e morrem para alimentar a opulência e o luxo de outros, e, quando dizem que são senhores de todo o mundo, eles não são donos sequer de um pedaço de terra”.

Apud Plutarco. Vidas Paralelas. Tomo VI. P.209-210. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraFor m.do?select_action=&co_obra=6712

Com essas palavras, o Tribuno Tibério Graco nos informa que Roma

  1. tinha uma organização social baseada numa justa distribuição da riqueza e era alicerçada pelo poderio militar.
  2. tinha uma sociedade baseada na tradição de culto aos antepassados e todos os romanos tinham sua terra e um lugar para cultuar seus entes.
  3. vivia sobre uma constante tensão social em função do apoio irrestrito dos pobres aos militares, já que estes garantiam ao povo a propriedade da terra, mesmo a contragosto dos latifundiários.
  4. possuía uma grande camada social desprovida de acesso à propriedade, contudo, era essa camada que garantia o sucesso militar e o poderio das elites romanas.

Resposta: D

Resolução:

10. (UECE 2016) Relacione corretamente os fatos históricos com seus respectivos períodos, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.

Coluna I

1. Revolução Industrial

2. Formação das monarquias nacionais

3. Criação da democracia

4. Reforma e Contrarreforma

Coluna II

( ) Idade Média

( ) Idade Moderna

( ) Idade Antiga

( ) Idade Contemporânea

A sequência correta, de cima para baixo, é:

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  1. 3, 4, 2, 1.
  2. 1, 2, 4, 3.
  3. 2, 4, 3, 1.
  4. 4, 2, 1, 3.

Resposta: C

Resolução:

11. (UECE 2015) O episódio da violência exercida por Sexto Tarquínio contra Lucrécia, mulher de Colatino, um dos nobres romanos, narra e celebra em tom comemorativo “a expulsão dos Tarquínios” como a libertação da tirania. Este evento marca

  1. o fim da monarquia em Roma.
  2. o início da estrutura gentílica romana.
  3. o estabelecimento das leis das XII Tábuas.
  4. a guerra contra os samnitas e o domínio da Itália central.

Resposta: A

Resolução:

12. (UECE 2014) Esparta e Atenas têm inúmeras diferenças de origens culturais, econômicas, geográficas e sociais. Enquanto Atenas é mencionada por ter sido a pátria de grandes pensadores e filósofos, Esparta é conhecida historicamente por sua rígida formação militar que objetivava preparar soldados quase invencíveis que rejeitavam qualquer tipo de fraqueza. Contudo, Esparta e Atenas têm como característica comum

  1. a forma de governo.
  2. o fato de serem polis (cidades) da Grécia.
  3. a defesa da democracia.
  4. o repúdio à tirania.

Resposta: B

Resolução:

13. (UECE 2015) O rei Sargão foi um conquistador cuja memória permaneceu nas lendas e narrativas dos povos mesopotâmicos. Dizia-se que ele havia sido abandonado pela mãe nas águas do Rio Eufrates em um cesto de juncos, e foi salvo pela deusa Ishtar e assim tornou-se o iniciador de um grande império. Sobre o rei Sargão é correto afirmar que

  1. destruiu a cidade de Ebla em 2300 a.C.
  2. inventou um tipo de escrita muito sofisticada.
  3. foi derrotado por Gilgamesh rei de Uruk.
  4. fez de Acádia a capital do seu império.

Resposta: D

Resolução:

14. (UECE 2015) “Eucrates, filho de Aristôtimos, do Pireu, fez a moção: Com a boa sorte do Povo de Atenas. Que os legisladores resolvam: se alguém se rebelar contra o Povo visando implantar a Tirania, ou juntar-se a conspiradores, ou se alguém atenta contra o Povo de Atenas ou contra a Democracia, em Atenas, se alguém cometeu algum destes crimes, quem o matar estará livre do processo(...).”

Lei Ateniense contra a Tirania, 337-6 a.C. FUNARI, P.P.A. Antiguidade Clássica: a história e a cultura a partir dos documentos. Campinas: Editora Unicamp, 2003. p.90.

A Lei Ateniense de 337-6 a.C contra a Tirania. insere-se na

  1. passagem da cidade independente para o estado imperial helenístico.
  2. fase em que as cidades gregas reforçavam sua autonomia e poder.
  3. busca ansiosa de consolidar o legítimo poder do soberano.
  4. conciliação das poleis gregas no decorrer do quarto século a.C.

Resposta: A

Resolução:

15. (UECE 2014) “Todas as pessoas frequentavam o mercado e o teatro. Já a assembleia era reservada apenas aos que eram cidadãos – ou seja, homens livres descendentes de pessoas nascidas na cidade. O conselho e os tribunais eram reservados aos eleitos para suas funções, embora todo cidadão pudesse sê-lo. O estádio era frequentado por homens adultos e jovens com mais de doze anos que tivessem tempo livre para praticar esportes. Todos esses lugares ficavam na parte baixa da cidade, a ágora.”

VAN ACKER, Maria Teresa. Grécia: a vida cotidiana na cidade-Estado. São Paulo, Atual, 1994, p. 17.

De acordo com o excerto acima, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para o que se afirma nos itens a seguir.

( ) Na sociedade grega, todos os espaços da cidade-Estado – Pólis – eram de livre acesso a todos os seus cidadãos, não havendo restrição de participação deles nas instituições públicas.

( ) Apesar da proibição de frequentar o estádio, às mulheres era permitido participar da assembleia, do conselho e dos tribunais.

( ) O direito à cidadania era excludente, pois impedia que estrangeiros e seus descendentes, além das mulheres e escravos, participassem dos espaços de decisão da Pólis.

( ) Somente aos cidadãos era permitido usufruir das diversões, como ir ao estádio praticar esportes e assistir a espetáculos no teatro.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

  1. V, V, F, F.
  2. F, V, F, V.
  3. V, F, V, F.
  4. F, V, V, F.

Resposta: C

Resolução:

16. (UECE 2014) “[...] com seus 10 a 15 mil habitantes, a Pompeia dos anos 70 d.C. apresentava-se como uma cidadezinha provinciana enriquecida. Possuía uma agricultura desenvolvida, que alguns autores consideram capitalista devido à sua orientação para o mercado. No campo, predominavam fazendas escravistas voltadas para a produção de mercadorias, trigo, azeite e, principalmente, vinhos de diversas qualidades: populares, aromatizados, para aperitivo, medicinais, para citar apenas alguns. A criação de gado e a floricultura também eram praticadas no campo. As principais manufaturas encontravam-se concentradas no interior do recinto urbano: fábricas de cerâmica, construção civil, tinturarias, lavanderias, manufaturas têxteis e de confecções, de conservas de peixe e panificadoras. Embora não possamos falar em revolução industrial, não cabe dúvida que a urbanização ligava-se ao papel articulador do mercado numa economia baseada no consumo de massa.”

FUNARI, Pedro Paulo A. A vida quotidiana na Roma antiga. São Paulo: Annablume, 2003. p.54-55.

No fragmento acima, Pedro Paulo de Abreu Funari se refere a

  1. uma cidade medieval que vivenciou o lento processo de transição da economia rural e agrícola do feudalismo para uma economia urbana e mercantil da modernidade.
  2. uma cidade romana que viveu o seu apogeu no período do Império, com grande pujança econômica e desenvolvimento urbano grandioso, até sua destruição pela erupção vulcânica do monte Vesúvio.
  3. uma colônia inglesa na América que se desenvolveu autonomamente em relação a sua metrópole, praticando comércio com áreas vizinhas e diversificando suas atividades econômicas.
  4. uma cidade europeia que teve seu desenvolvimento econômico ligado ao processo de industrialização de manufaturas têxteis e de confecções desenvolvidas a partir da evolução técnica oportunizada pela revolução industrial moderna.

Resposta: B

Resolução:

17. (UECE 2014) Atente para o que é dito sobre a religiosidade nas sociedades do antigo oriente próximo. Em seguida, assinale com V as afirmações verdadeiras e com F as afirmações falsas.

( ) Entre os persas, desenvolveu-se uma religião dualista, criada por Zoroastro, em que Aura-Mazda, deus do bem, e Ahriman, deus do mal, lutavam pelo domínio das ações humanas.

( ) Os egípcios acreditavam que, após a morte, a alma seria julgada por Anúbis e iria para o céu ou para o inferno, de acordo com suas ações na Terra.

( ) O faraó Amenófis IV promoveu uma revolução religiosa no Egito, estabelecendo o culto a um só deus, Aton, simbolizado pelo disco solar.

( ) A mumificação garantia a preservação do corpo após a morte, para o eventual retorno da alma após o julgamento no tribunal de Osíris.

( ) Os hebreus evoluíram de um monoteísmo ético para um panteísmo religioso.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  1. V, V, F, V, F.
  2. F, V, F, F, V.
  3. V, F, V, V, F.
  4. F, F, V, V, V.

Resposta: C

Resolução:

18. (UECE 2014) Assinale a opção que corresponde à razão da forte oposição dos oficiais gregos a Alexandre o Grande, não obstante sua breve vida.

  1. A organização de uma nova expedição para conquistar a Índia, mesmo com o exército cansado e esgotado.
  2. O inconformismo dos vários comandantes e da população grega em geral com a destruição brutal de Tebas.
  3. O casamento do imperador com uma mulher estrangeira que seguia uma religião desprezada pela população grega.
  4. A imposição de um poder monárquico absolutista e a divinização da própria figura do imperador.

Resposta: D

Resolução:

19. (UECE 2013) Na Grécia antiga, entre os séculos VI e VII a.C., verificou-se o declínio dos genos e a expansão de um pequeno grupo de proprietários que dominava as terras mais férteis. Sobre esse período, é correto afirmar-se que nele ocorreu

  1. o nascimento das primeiras cidades-estado e a concentração das atividades agrícolas.
  2. o declínio da sociedade grega e a fragmentação da produção agrícola.
  3. uma ampla distribuição de terras férteis aos pequenos proprietários.
  4. o fortalecimento da pequena produção rural familiar.

Resposta: A

Resolução:

20. (UECE 2013) Sobre a educação em Esparta, pode-se afirmar corretamente que

  1. a sociedade espartana estava voltada essencialmente para o desenvolvimento das artes e cultura.
  2. a formação educacional dos espartanos tinha como principio básico o pacifismo.
  3. a educação em Esparta tinha características profundamente militarizadas.
  4. a sociedade espartana adotava a religião como eixo central da sua organização social.

Resposta: C

Resolução:

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