Idade Moderna
Lista de 08 exercícios de História com gabarito sobre o tema Idade Moderna com questões da UEMA.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Idade Moderna.
05. (UEMA 2017) A imagem a seguir, conhecida como “Homem Vitruviano” (1492), foi desenhada por Leonardo da Vinci e constitui-se em um símbolo do movimento renascentista.
A análise da imagem permite afirmar que uma das características do Renascimento cultural é o(a)
- resgate dos valores da Antiguidade Clássica como o teocentrismo.
- fortalecimento dos valores cristãos na definição do destino humano.
- valorização da figura do Homem como centro do Universo.
- permanência da supremacia da fé sobre a razão.
- supremacia da Teologia sobre o Humanismo.
02. (UEMA 2014) “Os carneiros, antes animais tão delicados e inofensivos, tornaram-se devoradores de homens.”
Fonte: MORUS, Thomas. A Utopia. Tradução: Paulo Neves. Porto Alegre: L&PM Editores, 1ª Ed. 1997.
A frase de Morus faz alusão a um dos principais fatores que antecedeu a Revolução Industrial, conhecido como
- as doenças provocadas pelas condições de trabalho.
- o surgimento da propriedade privada.
- o cercamento dos campos.
- o nascimento da classe operária.
- a separação entre capital e trabalho.
03. (UEMA 2013) O cumprimento do nosso destino manifesto se espalhou pelo continente atribuído pela Providência Divina para o livre desenvolvimento dos nossos milhões [de habitantes] recentemente multiplicados.
O‘SULLIVAN, J. L. Annexation. United States Magazine and Democratic Review, jul/ago. 1845. (traduzido.)
O texto, de autoria do jornalista estadunidense John L. O‘Sullivan, foi elaborado num momento da história de seu país, caracterizado pelo(a)
- expansão territorial em direção ao oeste.
- reconstrução após a Guerra da Secessão.
- hegemonia política no continente americano.
- envolvimento da Guerra Hispano-Americana.
- combate ao racismo nas fronteiras da expansão.
04. (UEMA 2012) Das alternativas abaixo, marque aquela que apresenta o sentido de cultura elaborado pelos humanistas no Renascimento do século XVI.
- Cultura é a valorização do trabalho, pois se acredita que pelo trabalho o homem não só aprimora suas habilidades como também ganha dignidade.
- Cultura é o cultivo do espírito no sentido de seguir firmemente os ordenamentos de Deus aqui na terra como necessário para a salvação da alma.
- Cultura é o cultivo do espírito, exprimindo a ação de desenvolver a capacidade intelectual e de aprimorar as qualidades naturais dos homens.
- Cultura seria associada à prática do lazer, do cultivo às artes, à ciência e às letras.
- Cultura seria o fazer humano por meio do qual o homem produz bens materiais e se autoproduz.
05. (UEMA 2012) As épocas históricas do mundo ocidental: antiga, média, moderna e contemporânea são construções discursivas, até certo ponto arbitrárias, inventadas pelo modelo quadripartite francês durante o século XIX. Como construção social, convencionou-se estipular a época moderna, compreendida entre os séculos XV e XVIII. Dessa forma, esse período foi caracterizado como
I - um período novo, moderno, derivado do latim modernitas, estabelecido a partir do novo antropocentrismo: a relação de Deus como centro do Universo e o desenvolvimento de um novo humanismo.
II - um período de “desencantamento” do mundo, do fim da tradição antiga, segundo Hannah Arendt, pois nessa fase o que passou a mover as sociedades modernas foi a razão, o progresso e a nova concepção de política.
III - uma ciência moderna — elemento diferenciador de qualquer outra época — pautada no empirismo, refutando a religião, a intuição e até mesmo a especulação filosófica como elementos conhecedores do mundo.
IV - instaurador de uma nova lógica econômica, o sistema capitalista, que mudou as relações de trabalho, acelerou a exploração da natureza, colonizou a América e estabeleceu a Europa como região hegemônica economicamente.
V - um modelo que estigmatizou o Oriente como exemplo a não ser seguido, pois não se equiparou ao Ocidente que, através da técnica, do capital e da ideologia cristã sobrepujou outras regiões, como a África.
Estão corretas apenas as alternativas
- III, IV e V.
- I, III, IV e V.
- II, III, IV, e V.
- IV e V.
- II e V.
06. (UEMA 2010) A época cognominada de “moderna” é usualmente compreendida entre os séculos XV e XVIII, e sua compreensão é polissêmica, ou seja, possui vários significados, dentre eles, pode-se conceber:
I - Representou a ultrapassagem da Europa ante às sociedades que lhes eram paralelas, pelos significados do Renascimento e Iluminismo, pela construção dos Estados Modernos, pela expansão ultramarina, pela constituição do capitalismo.
II - Representou o “desencantamento” do mundo europeu, ou seja, com a construção dos Estados Modernos a política passa a ser a nova engenharia social em que “magia”, “honra”, “bravura” cedem espaço à racionalidade, individualidade e competitividade.
III - Representou discursivamente a vitória do cientificismo em relação ao dogma religioso cristão medieval, o surgimento da nova economia atrelada ao estado, o surgimento do capitalismo como sistema jurídico, político, social e cultural redesenhando as relações sociais e os paradigmas medievais, como trabalho, tempo e riqueza.
IV - Ressignificou o papel da religião cristã com o Renascimento, estabelecendo uma fissura na teologia cristã católica com o advento da Reforma Protestante, alterando a percepção de tempo-espaço com a descoberta do novo mundo.
V - Demarcou a ascensão do capitalismo modificando as antigas organizações campesinas, alterando as formas políticas de organização social, a ascensão de um ideal burguês de vida configurado na relação trabalho-religião a partir da eclosão da Reforma Protestante.
Sobre os enunciados, pode-se afirmar:
- Somente I, II, III e IV estão corretos.
- Somente IV e V estão corretos.
- I, II, III, IV e V estão corretos.
- Somente IV está correto.
- Somente V está correto.
07. (UEMA 2010) O Iluminismo foi um movimento no século XVIII que pretendeu modificações na sociedade do Antigo Regime. Sobre os filósofos iluministas, pode-se afirmar que pretendiam
- a liberdade política para todas as camadas sociais, através do direito de voto (sufrágio universal).
- a liberdade política somente para alguns, sendo em geral conservadores, com exceção de Voltaire, que era favorável à participação do povo na política.
- acabar com os privilégios da Igreja Católica, que era associada ao obscurantismo; defendiam adoção do regime democrático para os burgueses, camponeses e aristocratas.
- desenvolver a Razão nas mais diferentes modalidades do conhecimento, sob os auspícios do monarca absolutista, que garantiria liberdade religiosa e política aos cidadãos através do voto censitário.
- a liberdade política para a burguesia, através da igualdade jurídica perante a lei e da defesa do direito de propriedade da terra.
08. (UEMA 2010) O século XIX apresenta como particularidade um complexo conjunto de fatores socioeconômicos negativos como: situação de miséria do operariado, diminuição das colheitas e repressão à liberdade de expressão. Essa conjuntura contribuiu para a eclosão das chamadas revoluções liberais de 1830 e 1848 que, dentre os elementos de singularidade, pode-se estacar:
- Tanto a revolução de 1830, quanto a de 1848, devem ser caracterizadas como democráticas, pois eclodiram após a restauração dos Stuarts, consolidando o fim do Império Napoleônico.
- Na França, a revolução de 1830 pode ser caracterizada como uma revolução liderada pela alta burguesia, enquanto a de 1848 foi impulsionada pela aliança temporária entre burguesia e proletariado.
- Essas revoltas repercutiram em vários territórios europeus contribuindo para a eclosão de diversos movimentos revolucionários isolados. No caso da Bélgica, o proletariado aproveitou a onda revolucionária para se rebelar e promover com êxito a sua independência em relação à Holanda.
- Somente a revolução de 1848 pode ser caracterizada como uma revolução democrática, uma vez que, teve como elemento de eclosão o nacionalismo que, no caso francês, desrespeitava a formação dos laços étnicos, lingüísticos e culturais.
- Um dos principais reflexos das revoluções liberais francesas de 1830 e 1848, deu-se na Itália, quando em janeiro de 1848, os camponeses da Sicilia se rebelaram e proclamaram a República Romana que, depois de sufocada, voltou a ser anexada ao Vaticano.