Ora, Ora

Parece que você tem um Bloqueador de Anúncios ativo, e quem não usa?

Contudo a Agatha Edu se mantém essencialmente com a renda gerada por anúncios, desativa aí rapidinho, parça. 😀

Home > Banco de Questões > História > Brasil Colônia

Brasil Colônia

Lista de 05 exercícios de História com gabarito sobre o tema Brasil Colônia com questões da UEG.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Brasil Colônia.




Aqui está a resolução das questões que você enviou, com explicações para as respostas corretas: ### Questão 01 Resposta: D Resolução: A Revolução Pernambucana de 1817 foi um movimento que, embora não tivesse conseguido alcançar a independência do Brasil, representou uma tentativa de se afastar das influências da Coroa portuguesa. A abolição dos títulos de nobreza é um reflexo do caráter liberal do movimento, que visava estabelecer uma república com princípios igualitários, ao contrário dos interesses aristocráticos que prevaleciam na época. --- ### Questão 02 Resposta: B Resolução: A integração forçada dos africanos e portugueses resultou na formação de uma cultura negra que misturava elementos de diversos grupos étnicos. Essa mistura linguística levou ao surgimento de novas expressões culturais e linguísticas, refletindo a adaptação e a resistência dos africanos à opressão da escravidão, ao invés de uma mera submissão à cultura de seus senhores. --- ### Questão 03 Resposta: A Resolução: O caso de Rosa Gomes ilustra que, apesar da opressão da escravidão, havia espaço para uma ação econômica considerável por parte dos escravos. Rosa conseguiu acumular pecúlio e tentar comprar sua liberdade, o que demonstra que a sociedade goiana do século XVIII permitia certas margens de ação, ao contrário de uma concepção de escravidão totalmente restritiva e coercitiva. --- ### Questão 04 Resposta: A Resolução: A Guerra dos Mascates foi impulsionada pela diferença social entre a nobreza de Olinda, que era proprietária de terras e se opunha aos comerciantes que se estabeleciam em Recife. Este conflito reflete as tensões entre as classes sociais e o emergente capitalismo que começava a se desenvolver nas áreas urbanas. --- ### Questão 05 Resposta: D Resolução: A imagem da morte de Tiradentes é representativa das tradições das pinturas históricas do século XIX, que frequentemente idealizavam figuras heroicas nacionais. Esta tendência tinha o objetivo de criar um mito em torno desses personagens, conferindo-lhes um status quase divino, em contraste com representações mais realistas ou críticas. ---

01. (UEG 2017) Leia o texto a seguir.

A Revolução Pernambucana de 1817 foi o último movimento de revolta anterior à Independência do Brasil. Mas, diferente de todos os outros movimentos sediciosos que eclodiram no período colonial, a Revolução pernambucana conseguiu ultrapassar a fase conspiratória e atingir a etapa revolucionária de tomada do poder.

CACIAN, Renato (31 de julho de 2005). “A Revolução pernambucana: República em Pernambuco durou 75 dias.” Disponível em: <http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/revolucao-pernambucana-republica-em-pernambuco-durou-75-dias.htm>. Acesso em: 3 mar. 2017.

O texto citado refere-se à Revolução Pernambucana, evento cujo bicentenário será comemorado no ano de 2017. Dentre as medidas tomadas pelos revolucionários após a tomada do poder político, destaca-se

  1. a emancipação total dos escravos, contrariando os interesses dos proprietários rurais.
  2. o aumento dos impostos e criação de novos tributos para financiar a guerra revolucionária.
  3. o fechamento dos jornais e a instituição de um governo ditatorial controlado pela maçonaria.
  4. a abolição dos títulos de nobreza, confirmando o caráter liberal do movimento revolucionário.
  5. a proposta de emancipação política junto a Portugal e integração ao território norte-americano.

Resposta: D

Resolução:

02. (UEG 2014) O português falado pelos senhores, que os africanos tinham de aprender para obedecer às ordens e sobreviver da melhor maneira possível, também serviu para os que falavam diferentes línguas se entenderem entre si. Algumas vezes pessoas de um mesmo grupo linguístico criavam línguas novas, resultantes de combinações de dialetos africanos entre si e também com o português.

SOUZA, Marina de Mello. África e Brasil africano. São Paulo: Ática, 2007. p. 90.

Essa integração forçada, em decorrência da prática escravista no Brasil, entre portugueses e diferentes grupos étnicos africanos, teve como resultado

  1. a submissão passiva dos negros africanos à cultura de seus senhores, uma vez que essa mistura linguística os destituía de seus traços culturais de origem.
  2. a formação de uma cultura negra diferente das existentes na África, uma vez que misturava elementos de vários grupos étnicos.
  3. o fortalecimento da identidade negra, facilitando a ação dos grupos de resistência que falavam uma só língua durante as fugas coletivas.
  4. o esquecimento de diversas crenças, mitos, lendas e costumes dos africanos que, destituídos de sua língua-mãe, não conseguiam mais transmitir essas noções.

Resposta: B

Resolução:

03. (UEG 2013) O caso de uma Rosa Gomes, escrava do alferes José Gomes de Barros. Muita conhecida no tempo [...], a escrava diligente havia juntado pecúlio para comprar quatro escravos a crédito, incluindo uma mãe e filho. No entanto o alferes, seu senhor, não ajustava preço para a Rosa comprar a própria liberdade, lançando valores fantásticos, irreais. Luís da Cunha, em ordem pública, interveio na pendenga, forçando José Gomes de Barros a contratar com justeza a alforria da escrava, apontando-lhe vilmente incorrer em ludibrio de sua honra e do caráter de alferes da companhia de nobreza por agir erradamente com a serva.

BERTRAN, Paulo (Org.). Notícia geral da Capitania de Goiás. Goiânia: UCG/UFG, 1996. p. 23-24.

O fato citado aconteceu em Vila Boa de Goiás, em 1783, durante a administração do governador Luís da Cunha Menezes. Ele demonstra que, na sociedade goiana do século XVIII, havia

  1. uma concepção de escravidão que permitia ao escravo negro uma considerável margem de ação econômica.
  2. uma concepção de escravidão que se legitimava não apenas na coerção física, mas também no direito consuetudinário.
  3. um modelo de administração pública na qual o governador das capitanias era uma figura meramente decorativa.
  4. um modelo de escravidão marcado pela concepção de que o escravo era juridicamente similar a um animal de carga.

Resposta: A

Resolução:

04. (UEG 2013) Dentre as rebeliões e distúrbios que surgiram durante o Brasil Colônia, destaca-se a Guerra dos Mascates (1710-1711), envolvendo as cidades de Recife e Olinda. A causa desse conflito foi a diferença

  1. social entre a nobreza proprietária de terras de Olinda e os comerciantes de origem portuguesa que habitavam a cidade de Recife.
  2. religiosa entre os católicos de Olinda e os protestantes calvinistas que implementaram práticas capitalistas na cidade de Recife.
  3. econômica entre a cidade de Olinda, enriquecida pela produção de açúcar, e a cidade de Recife, que estava em decadência comercial.
  4. étnica entre os habitantes de Olinda, formados por brasileiros, e os habitantes de Recife, majoritariamente descendentes dos holandeses.

Resposta: A

Resolução:

05. (UEG 2013)

A imagem retrata a morte de Tiradentes, um dos mais importantes personagens nacionais brasileiros. Ela representa uma

  1. concepção de composição e estética, na qual se nota a nítida influência das vanguardas modernistas.
  2. intenção de imitar as pinturas da Idade Média, mostrando a semelhança de Tiradentes com Jesus Cristo.
  3. tentativa de desconstruir a visão mítica sobre Tiradentes, retratando-o extremamente humanizado.
  4. vinculação com as tradicionais pinturas históricas do século XIX, que idealizavam os heróis pátrios.

Resposta: A

Resolução:

Clique Para Compartilhar Esta Página Nas Redes Sociais



Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp

Publicidade 😃