Ora, Ora

Parece que você tem um Bloqueador de Anúncios ativo, e quem não usa?

Contudo a Agatha Edu se mantém essencialmente com a renda gerada por anúncios, desativa aí rapidinho, parça. 😀

Home > Banco de Questões > História > Brasil República

Brasil República

Lista de 16 exercícios de História com gabarito sobre o tema Brasil República com questões da UEG.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Brasil República.




Aqui estão as explicações para as respostas das questões que você enviou: --- ### Questão 01 **Resposta Correta: D - na eleição do Marechal Castello Branco para presidência da República pelo congresso nacional.** **Resolução:** Após o golpe militar de 1964, o regime militar buscou uma aparência de legitimidade e, para isso, realizou a eleição de Castello Branco, que se tornou o primeiro presidente do regime militar, pelo Congresso Nacional. As outras opções não se encaixam no contexto do ato institucional que marcou o início do regime autoritário. --- ### Questão 02 **Resposta Correta: C - Polaca, por ter sido inspirado nas constituições da Itália fascista e da Polônia.** **Resolução:** A Constituição de 1937 foi influenciada por regimes autoritários, como o fascismo italiano e a constituição da Polônia. A menção ao "Estado Novo" e à falta de eleições reflete essa inspiração em modelos que buscavam legitimar governos autoritários. As outras opções não se relacionam com a Constituição de 1937. --- ### Questão 03 **Resposta Correta: A - da vitória das forças lideradas por Getúlio Vargas, que tomaram o poder no Rio de Janeiro.** **Resolução:** O episódio narrado é um reflexo da Revolução de 1930, onde as forças de Vargas conseguiram derrubar o governo da República Velha, resultando na ascensão de Pedro Ludovico, que passou de prisioneiro a líder em Goiás. As demais opções não explicam adequadamente a transformação de Ludovico em líder. --- ### Questão 04 **Resposta Correta: E - Hermes da Fonseca que, por meio da “política das salvações”, procurou combater as oligarquias regionais.** **Resolução:** Durante a República Velha, Hermes da Fonseca foi o presidente que tentou acabar com a "política dos governadores", promovendo ações que visavam a centralização e combate ao poder oligarquico. As outras opções refletem diferentes contextos e presidentes que não buscaram essa mudança. --- ### Questão 05 **Resposta Correta: B - pela influência do positivismo francês entre os oficiais militares republicanos e uma postura ideológica das elites dirigentes em evitar radicalismos políticos.** **Resolução:** O dístico “Ordem e Progresso” é um reflexo do positivismo, que influenciou os militares na formação do novo estado republicano, buscando um governo estável que evitasse as crises políticas anteriores. As demais opções não abordam a origem do lema na bandeira. --- ### Questão 06 **Resposta Correta: C - o contexto atual é caracterizado pela mobilização de um segmento da juventude que defende ideais políticos conservadores e se afasta dos ideais da esquerda.** **Resolução:** A charge sugere que, após 50 anos do golpe, há uma nova mobilização política da juventude que se identifica com ideais conservadores, contrastando com a política da década de 1960. As outras opções não refletem o cenário atual que a charge aponta. --- ### Questão 07 **Resposta Correta: C - 1945 ironiza o apoio recebido por Vargas do Partido Comunista Brasileiro.** **Resolução:** O ano de 1945 é um momento crítico na história política de Vargas, onde o apoio do PCB se tornou significativo, especialmente após o fim da Segunda Guerra Mundial e a abertura política. As outras opções não correspondem corretamente ao contexto político de Vargas em 1945. --- ### Questão 08 **Resposta Correta: B - da consolidação da República, que promoveu o retorno da Família Real como um ato de reconciliação entre o passado e o presente do Brasil.** **Resolução:** O evento descrito reflete uma tentativa de reconciliação e valorização da história brasileira, após a consolidação da República, permitindo o retorno da Família Real. As outras opções não se ajustam ao contexto da revogação do banimento da Família Real. ---

01. (UEG 2019) Leia o texto a seguir.

Brasília, 9 de abril de 1964. Os militares fazem publicar o primeiro ato institucional, que dá poderes excepcionais ao governo. É a ruptura com o modelo político que, bem ou mal, vinha desde 1945. Está formalmente instaurado o regime autoritário.

COUTO, R. C. História Indiscreta da Ditadura e da Abertura. Brasil 1964-1985. Rio de Janeiro: Record, 1999. p. 26.

Após a publicação do 1º ato institucional, os militares procuraram estabelecer uma fachada de legitimidade ao novo regime.

Essa manobra politica resultou

  1. no chamamento de eleições diretas para dali a um ano, cumprindo a constituição vigente.
  2. na dissolução do congresso e na instauração de um novo parlamento formado por militares.
  3. na elaboração de uma emenda constitucional legitimando o novo governo via decreto executivo.
  4. na eleição do Marechal Castello Branco para presidência da República pelo congresso nacional.
  5. no envio para ONU de uma comissão instruída a garantir que as instituições nacionais fossem mantidas.

Resposta: D

Resolução:

02. (UEG 2019) Leia o texto a seguir.

Porém foi logo outorgada

Nova Constituição:

Uma carta diferente

Sem ter tido eleição,

O chamado “Estado Novo”

Sem ter o voto do povo

Na sua elaboração. [...]

Agora os trabalhadores

Pela lei nacional

Tinham um salário mínimo

Com descanso semanal,

Férias e outros direitos,

Embora não tão perfeitas

Porém dando o essencial.

SANTOS, Antônio Teodoro dos. Vida, tragédia e morte do presidente Getúlio Vargas. 1954. Folheto de cordel.

O poema de cordel citado comenta a Constituição de 1937, redigida às pressas por Francisco Campos, com o objetivo de dar aparência de legitimidade ao governo de Getúlio Vargas após o golpe que impôs o Estado Novo.

Esse texto constitucional ficou conhecido como

  1. Pai dos Pobres, por criar o salário mínimo e estabelecer diversas leis trabalhistas.
  2. Camisa Verde, por apoiar manifestações patrióticas do Movimento Integralista.
  3. Polaca, por ter sido inspirado nas constituições da Itália fascista e da Polônia.
  4. Carta Nova, por abandonar e tornar nulos os preceitos da Constituição de 1934.
  5. Querenista, por fomentar manifestações com o lema “queremos Getúlio”.

Resposta: C

Resolução:

03. (UEG 2016) Leia o texto a seguir.

Juntamente com Pedro Ludovico ia também, preso, seu companheiro Ricardo Campos. Depois de muito rodar pelas estradas e ao aproximarem-se da Cidade de Goiás, cruzaram com uma viatura conduzindo quatro soldados. Zaqueu e César desceram do veículo e foram ao encontro dos soldados, trocaram com eles algumas palavras. Finda a conversa, César retorna e diz a Pedro Ludovico que a Revolução estava vitoriosa e que ele e Ricardo Campos estavam livres.

TELES, José Mendonça. A vida de Pedro Ludovico. Goiânia: Kelps, 2004. p. 27.

Esse episódio, ocorrido no dia 24 de outubro de 1930, no qual Pedro Ludovico passa de prisioneiro a líder do comboio que se dirigia para a Cidade de Goiás, é resultado direto

  1. da vitória das forças lideradas por Getúlio Vargas, que tomaram o poder no Rio de Janeiro.
  2. da emancipação política de Goiás, até então parte da Província de São Paulo de Piratininga.
  3. do avanço em território goiano da Coluna Prestes, combatida pela oligarquia dos Caiados.
  4. do apoio de parte considerável dos coronéis goianos ao projeto de transferência da capital.

Resposta: A

Resolução:

04. (UEG 2016) Leia o texto a seguir.

Na presidência, Campos Sales implementou a chamada “política dos estados” – concretização peculiar do federalismo – , que ficou conhecida pelo nome de “política dos governadores”. Com o abandono em que viviam as populações interioranas, submetidas ao coronelismo e ao banditismo que se graçavam e desgraçavam nos sertões brasileiros, a soberania dos estados apenas propiciou o fortalecimento e a impunidade dos velhos oligarcas.

LUSTOSA, Isabel. História de presidentes: a República no Catete (1897-1960). Rio de Janeiro: Agir, 2008. p. 42.

Durante a chamada República Velha, o presidente que tentou acabar com a “política dos governadores” foi

  1. Rodrigues Alves que se indispôs com as oligarquias por priorizar o investimento nas obras de remodelação do Rio de Janeiro e não nos estados.
  2. Nilo Peçanha que, por representar os interesses dos produtores de açúcar do Rio de Janeiro, rompeu com a política do café com leite.
  3. Afonso Pena que, por meio do Convênio de Taubaté, priorizou a valorização do café em detrimento dos outros produtos agrícolas.
  4. Venceslau Brás que, com a sua proposta de “governar acima dos partidos”, minou a influência política de São Paulo e Minas.
  5. Hermes da Fonseca que, por meio da “política das salvações”, procurou combater as oligarquias regionais.

Resposta: E

Resolução:

05. (UEG 2016) Observe a charge a seguir.

A charge ironiza o dístico “ordem e progresso”, presente na atual Bandeira do Brasil. A sua origem e significado remetem a um contexto marcado

  1. pela presença do catolicismo romano nas instituições políticas do Império Brasileiro e o esforço de preservar a ordem social vigente.
  2. pela influência do positivismo francês entre os oficiais militares republicanos e uma postura ideológica das elites dirigentes em evitar radicalismos políticos.
  3. pelo desejo dos oficiais militares republicanos em romper os laços com a sociedade agrária imperial, inspirando-se no liberalismo norte-americano.
  4. pelo esforço das elites agrárias paulista e mineira em manter os seus privilégios sociais e políticos, mas, ao mesmo tempo, buscando o progresso econômico.

Resposta: B

Resolução:

06. (UEG 2015) Observe a charge a seguir

A charge, inserida no contexto das reflexões sobre os 50 anos do golpe militar que instituiu a Ditadura no Brasil, indica que

  1. as pesquisas acadêmicas do século XXI confirmaram a tese de que o “golpe militar” foi na verdade uma “revolução” que plantou as bases do atual desenvolvimento do país.
  2. a anistia, realizada durante a década de 1980, foi implementada num ambiente de ódio e rancor político contra os militares e, por isso, deve ser revista.
  3. o contexto atual é caracterizado pela mobilização de um segmento da juventude que defende ideais políticos conservadores e se afasta dos ideais da esquerda.
  4. o impeachment do presidente Collor de Mello abriu os olhos da juventude para a mobilização política e para retomada dos ideais comunistas da década de 1960.

Resposta: C

Resolução:

07. (UEG 2015)

A charge apresentada retrata três momentos da trajetória política de Getúlio Vargas, sendo que a figura referente ao ano de

  1. 1937 ironiza a ascendência alemã da família de Vargas.
  2. 1937 critica a filiação de Vargas ao Partido Integralista Brasileiro.
  3. 1945 ironiza o apoio recebido por Vargas do Partido Comunista Brasileiro.
  4. 1941 critica o Estado Novo comparando-o ao New Deal norte-americano.

Resposta: C

Resolução:

08. (UEG 2014) A passagem das autoridades foi acompanhada por um tom respeitoso por parte da população que acompanhava o desenrolar das atividades e honrarias concedidas à família imperial. A passagem do cortejo pela Avenida Rio Branco foi acompanhada da execução do Hino Nacional em uma coreografia a que não faltavam lágrimas e palmas dos populares.

SANDES, Noé Freire. A invenção da nação. Goiânia: Editora da UFG, 2000. p. 214.

O trecho citado descreve o desfile oficial que a Família Real Brasileira realizou no Rio de Janeiro, então Capital Federal, em meados da década de 1920, quando foi oficializada a revogação de seu banimento. Esse evento político só foi possível em função

  1. da articulação realizada por grupos monarquistas presentes na Câmara Federal, que pretendiam propor um referendo pela volta da Monarquia.
  2. da consolidação da República, que promoveu o retorno da Família Real como um ato de reconciliação entre o passado e o presente do Brasil.
  3. do cenário político promovido pelo fim da Primeira Guerra Mundial, que obrigou o Brasil a abrir suas fronteiras às ondas de imigrantes.
  4. do desenvolvimento das relações diplomáticas entre o Brasil e a França, país europeu onde a Família Real estava exilada desde 1889.

Resposta: B

Resolução:

Aqui estão as questões com as respostas corretas e suas respectivas resoluções: --- **09. (UEG 2014)** O arraial, assim como outras comunidades fundadas em princípios messiânicos, surgiu da associação de diferentes fatores, tanto socioeconômicos quanto religiosos e culturais [...]. Do ponto de vista cultural, a religiosidade popular, a tradição de trabalho comunitário e a mobilidade espacial contribuíram para a formação de Canudos a partir das pregações de Antônio Conselheiro. As sucessivas campanhas militares do Exército brasileiro que acabaram por destruir o arraial de Canudos são historicamente atribuídas a diversos fatores, dentre eles a pregação de Antônio Conselheiro em prol do: A) Sebastianismo, que consistia na crença popular de que um rei místico, identificado aqui com a figura de D. Pedro II, voltaria para salvar o Brasil. B) Tenentismo, movimento organizado por oficiais rebeldes de baixa patente, descontentes com os rumos tomados pela República no Brasil. C) Positivismo, que consistia na noção de que a “ordem” conduz ao “progresso”, lema estampado na bandeira do Brasil. D) Ultramontanismo, movimento da ortodoxia católica que pregava a moralização do clero e da sociedade brasileira. **Resposta: A** **Resolução:** A pregação de Antônio Conselheiro estava relacionada à crença messiânica de um salvador que viria restaurar a ordem e a justiça, o que se alinha com a ideia de Sebastianismo. --- **10. (UEG 2013)** Em 1935, o Ministro da Educação e Saúde, Gustavo Capanema, reuniu uma equipe para projetar uma nova sede para o ministério. Lúcio Costa liderou o grupo de arquitetos que elaborou o projeto de um dos primeiros edifícios modernistas. As ideias do arquiteto francês, conhecido como Le Corbusier, serviram de referência para a concepção do conjunto edificado. Considerado um documento histórico do período varguista no Brasil, o edifício demonstra que: A) o conjunto de conceitos para o projeto da nova sede do ministério foi influenciado pelo modernismo francês e representava a postura do governo em romper com o passado em busca de uma imagem associada ao futuro. B) o projeto arquitetônico foi contraditório com a ideologia defendida pelo governo federal, elucidando a indefinição da política cultural, uma vez que se situava ambiguamente entre as influências europeias modernistas e a tradição colonial. C) os ideais para o projeto arquitetônico contrariavam as políticas do governo federal, que preconizavam uma volta ao passado e o resgate de elementos da arquitetura colonial para a realização dos edifícios institucionais. D) as ideias europeias foram utilizadas para a construção da edificação por causa do acordo estabelecido entre França e Brasil, que determinava uma dependência brasileira no campo da política, da economia e da cultura. **Resposta: A** **Resolução:** O edifício modernista representa a tentativa do governo de romper com o passado e se modernizar, utilizando influências europeias como Le Corbusier. --- **11. (UEG 2013)** No início do século XX, a cidade do Rio de Janeiro recebeu uma série de intervenções de modernização e saneamento em sua infraestrutura urbana. Muitas foram as consequências das ações governamentais, entre as quais a expulsão da população de suas casas no episódio conhecido como “desmonte do Morro do Castelo”, que deu lugar à Avenida Central. Uma comparação entre a fotografia e a charge revela que há: A) um contraste entre a desocupação do morro e a reforma destinada à elite econômica, que pode ser observado pela expressividade do desenho e pela precisão na captação da imagem da nova avenida. B) uma semelhança entre a expulsão da população do morro e a ocupação da nova avenida carioca, que pode ser notada pela imprecisão do desenho e pela beleza do lugar registrado na imagem. C) uma diferença entre a retirada da população de baixa renda da área central e a criação da nova avenida, que pode ser constatada pelo uso da mesma linguagem visual nas duas imagens. D) uma disparidade entre o exílio da população da área central e a instalação da nova avenida, que pode ser vista pela semelhança da técnica de representação entre o desenho e o registro da imagem. **Resposta: A** **Resolução:** A análise revela o contraste entre a desocupação do morro e a construção da Avenida Central, destacando a priorização da elite econômica em detrimento da população local. --- **12. (UEG 2013)** A partir de 1989, os Estados Unidos haviam passado a defender (e bancar) o processo de securitização da dívida externa, que consistia na emissão de títulos da dívida de países devedores, negociados normalmente no mercado internacional como outros papéis, com garantia do Tesouro norte-americano. Considerando esse contexto internacional favorável, Itamar Franco, que assumiu a presidência após o impeachment de Fernando Collor de Mello, lançou no Brasil o: A) Plano Bresser, com o intuito de diminuir o déficit público e a dívida externa, pois o Estado gastava mais do que arrecadava. B) Plano Cruzado, que consistia numa tentativa de combate à inflação sem comprometer o crescimento econômico e sem gerar recessão. C) Plano Real, elaborado por uma equipe de economistas liderada pelo ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso, numa tentativa de estabilizar a economia e combater a inflação. D) Plano Collor II, baseado no congelamento de preços e salários, elevando brutalmente as taxas de juros com o objetivo de estimular o investimento na poupança e desestimular novos negócios. **Resposta: C** **Resolução:** O Plano Real foi uma resposta à inflação crônica e à instabilidade econômica, visando a estabilização da moeda e a recuperação econômica. --- **13. (UEG 2013)** A fotografia retrata duas crianças na cidade do Rio de Janeiro, na última década do século XIX. A análise da imagem demonstra: A) a adoção das medidas de inclusão social por meio da inserção no trabalho criada pelo regime republicano. B) a ausência da preocupação em adotar vestimentas especificamente infantis entre crianças pobres cariocas. C) o baixo preço dos serviços fotográficos no Rio de Janeiro, permitindo que crianças pobres pudessem ser fotografadas. D) o pouco investimento público em educação básica, o que explica o alto número de crianças fora das escolas. **Resposta: B** **Resolução:** A imagem ilustra a realidade das crianças pobres, que frequentemente não tinham acesso a vestimentas infantis adequadas, refletindo as condições socioeconômicas da época. --- **14. (UEG 2013)** O trecho citado tem como pano de fundo um importante episódio da História do Brasil, conhecido como: A) Revolta da Armada, quando oficiais da Marinha Brasileira deram ordem para que o Rio de Janeiro fosse alvejado com tiros de canhões de navios de guerra. B) Revolta da Chibata, quando marinheiros, liderados pelo Almirante Negro, se revoltaram contra os maus-tratos sofridos dentro dos navios. C) Revolta de Canudos, quando a recém-fundada República brasileira teve de enfrentar os sertanejos liderados por Antônio Conselheiro. D) Revolta do Contestado, quando o Exército Brasileiro usou o recém-inventado avião para enfrentar os camponeses da região de fronteira entre Santa Catarina e Paraná. **Resposta: A** **Resolução:** O trecho se refere à Revolta da Armada, onde houve um confronto direto entre a Marinha e o governo republicano. --- **15. (UEG 2013)** A citação é uma estrofe da música “O mestre-sala dos mares”, de Aldir Blanc e João Bosco, composta em homenagem a João Cândido, o líder da Revolta da Chibata, ocorrida no Rio de Janeiro em 1910. Em termos sociológicos, a Revolta da Chibata foi um movimento social: A) camponês, pois os seus integrantes expressavam valores e práticas coerentes com suas origens rurais. B) popular, pois foi efetivada pelos marinheiros de baixo escalão que reivindicavam o fim de castigos corporais. C) messiânico, pois era motivada pelo milenarismo, crença em uma nova era de paz, justiça social e felicidade. D) militar, pois foi uma sublevação dos altos oficiais da Marinha, explorando a fraqueza do regime republicano. **Resposta: B** **Resolução:** A Revolta da Chibata foi um movimento dos marinheiros que buscavam direitos e o fim dos castigos físicos, caracterizando-se como um movimento popular. --- Vamos analisar a questão! ---

Resposta: A

Resolução: O governo de Prudente de Morais (1894-1898) foi marcado pela Guerra de Canudos, que envolveu a repressão militar ao arraial de Canudos, liderado por Antônio Conselheiro. Este episódio foi um dos mais significativos da história do Brasil, refletindo a tensão entre o governo republicano e a população sertaneja. O autor Euclides da Cunha abordou a guerra em sua obra "Os Sertões", na qual descreve a luta e as condições de vida dos habitantes de Canudos. Portanto, a alternativa A é a correta, pois relaciona o governo de Prudente de Morais diretamente com um dos eventos mais importantes de sua administração.

--- Se precisar de mais detalhes ou informações adicionais sobre as outras opções, é só avisar!

09. (UEG 2014) O arraial, assim como outras comunidades fundadas em princípios messiânicos, surgiu da associação de diferentes fatores, tanto socioeconômicos quanto religiosos e culturais [...]. Do ponto de vista cultural, a religiosidade popular, a tradição de trabalho comunitário e a mobilidade espacial contribuíram para a formação de Canudos a partir das pregações de Antônio Conselheiro.

SILVA, Kalina V. 5 de outubro de 1897 – Destruição de Canudos. In: BITTENCOURT, Circe (Org.). Dicionário de datas da História do Brasil. São Paulo: Contexto, 2007. p. 234.

As sucessivas campanhas militares do Exército brasileiro que acabaram por destruir o arraial de Canudos são historicamente atribuídas a diversos fatores, dentre eles a pregação de Antônio Conselheiro em prol do

  1. Sebastianismo, que consistia na crença popular de que um rei místico, identificado aqui com a figura de D. Pedro II, voltaria para salvar o Brasil.
  2. Tenentismo, movimento organizado por oficiais rebeldes de baixa patente, descontentes com os rumos tomados pela República no Brasil.
  3. Positivismo, que consistia na noção de que a “ordem” conduz ao “progresso”, lema estampado na bandeira do Brasil.
  4. Ultramontanismo, movimento da ortodoxia católica que pregava a moralização do clero e da sociedade brasileira.

Resposta: A

Resolução:

10. (UEG 2013)

Em 1935, o Ministro da Educação e Saúde, Gustavo Capanema, reuniu uma equipe para projetar uma nova sede para o ministério. Lúcio Costa liderou o grupo de arquitetos que elaborou o projeto de um dos primeiros edifícios modernistas. As ideias do arquiteto francês, conhecido como Le Corbusier, serviram de referência para a concepção do conjunto edificado. Considerado um documento histórico do período varguista no Brasil, o edifício demonstra que

  1. o conjunto de conceitos para o projeto da nova sede do ministério foi influenciado pelo modernismo francês e representava a postura do governo em romper com o passado em busca de uma imagem associada ao futuro.
  2. o projeto arquitetônico foi contraditório com a ideologia defendida pelo governo federal, elucidando a indefinição da política cultural, uma vez que se situava ambiguamente entre as influências europeias modernistas e a tradição colonial.
  3. os ideais para o projeto arquitetônico contrariavam as políticas do governo federal, que preconizavam uma volta ao passado e o resgate de elementos da arquitetura colonial para a realização dos edifícios institucionais.
  4. as ideias europeias foram utilizadas para a construção da edificação por causa do acordo estabelecido entre França e Brasil, que determinava uma dependência brasileira no campo da política, da economia e da cultura.

Resposta: A

Resolução:

11. (UEG 2013)

No início do século XX, a cidade do Rio de Janeiro recebeu uma série de intervenções de modernização e saneamento em sua infraestrutura urbana. Muitas foram as consequências das ações governamentais, entre as quais a expulsão da população de suas casas no episódio conhecido como “desmonte do Morro do Castelo”, que deu lugar à Avenida Central.

Uma comparação entre a fotografia e a charge revela que há

  1. um contraste entre a desocupação do morro e a reforma destinada à elite econômica, que pode ser observado pela expressividade do desenho e pela precisão na captação da imagem da nova avenida.
  2. uma semelhança entre a expulsão da população do morro e a ocupação da nova avenida carioca, que pode ser notada pela imprecisão do desenho e pela beleza do lugar registrado na imagem.
  3. uma diferença entre a retirada da população de baixa renda da área central e a criação da nova avenida, que pode ser constatada pelo uso da mesma linguagem visual nas duas imagens.
  4. uma disparidade entre o exílio da população da área central e a instalação da nova avenida, que pode ser vista pela semelhança da técnica de representação entre o desenho e o registro da imagem.

Resposta: A

Resolução:

12. (UEG 2013) A partir de 1989, os Estados Unidos haviam passado a defender (e bancar) o processo de securitização da dívida externa, que consistia na emissão de títulos da dívida de países devedores, negociados normalmente no mercado internacional como outros papéis, com garantia do Tesouro norte-americano. Esse processo atingiu sua maturidade em 1994, durante o governo Itamar.

DORIGO, G; VICENTINO, C. História para o Ensino Médio. São Paulo: Scipione, 2001. p. 652.

Considerando esse contexto internacional favorável, Itamar Franco, que assumiu a presidência após o impeachment de Fernando Collor de Mello, lançou no Brasil o

  1. Plano Bresser, com o intuito de diminuir o déficit público e a dívida externa, pois o Estado gastava mais do que arrecadava.
  2. Plano Cruzado, que consistia numa tentativa de combate à inflação sem comprometer o crescimento econômico e sem gerar recessão.
  3. Plano Real, elaborado por uma equipe de economistas liderada pelo ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso, numa tentativa de estabilizar a economia e combater a inflação.
  4. Plano Collor II, baseado no congelamento de preços e salários, elevando brutalmente as taxas de juros com o objetivo de estimular o investimento na poupança e desestimular novos negócios.

Resposta: C

Resolução:

13. (UEG 2013)

A fotografia retrata duas crianças na cidade do Rio de Janeiro, na última década do século XIX. A análise da imagem demonstra

  1. a adoção das medidas de inclusão social por meio da inserção no trabalho criada pelo regime republicano.
  2. a ausência da preocupação em adotar vestimentas especificamente infantis entre crianças pobres cariocas.
  3. o baixo preço dos serviços fotográficos no Rio de Janeiro, permitindo que crianças pobres pudessem ser fotografadas.
  4. o pouco investimento público em educação básica, o que explica o alto número de crianças fora das escolas.

Resposta: B

Resolução:

14. (UEG 2013) O almirante, também, tinha grande confiança nos talentos guerreiros e de estadista de Floriano. A sua causa não ia lá muito bem. Perdera-a em primeira instância, estava gastando muito dinheiro... O governo precisava de oficiais de Marinha, quase todos estavam na revolta.

BARRETO, Lima. Triste fim de Policarpo Quaresma. Rio de Janeiro: Record, 2009. p. 152.

O trecho citado tem como pano de fundo um importante episódio da História do Brasil, conhecido como:

  1. Revolta da Armada, quando oficiais da Marinha Brasileira deram ordem para que o Rio de Janeiro fosse alvejado com tiros de canhões de navios de guerra.
  2. Revolta da Chibata, quando marinheiros, liderados pelo Almirante Negro, se revoltaram contra os maus- tratos sofridos dentro dos navios.
  3. Revolta de Canudos, quando a recém-fundada República brasileira teve de enfrentar os sertanejos liderados por Antônio Conselheiro.
  4. Revolta do Contestado, quando o Exército Brasileiro usou o recém-inventado avião para enfrentar os camponeses da região de fronteira entre Santa Catarina e Paraná.

Resposta: A

Resolução:

15. (UEG 2013) Glória a todas as lutas inglórias

Que através da nossa história

Não esquecemos jamais

Salve o navegante negro

Que tem por monumento

As pedras pisadas do cais.

BOSCO, João; BLANC, Adir. O mestre-sala dos mares. In: COTRIM, Gilberto. História global: Brasil e geral. São Paulo: Saraiva, 2002. p. 477.

A citação é uma estrofe da música “O mestre-sala dos mares”, de Aldir Blanc e João Bosco, composta em homenagem a João Cândido, o líder da Revolta da Chibata, ocorrida no Rio de Janeiro em 1910. Em termos sociológicos, a Revolta da Chibata foi um movimento social

  1. camponês, pois os seus integrantes expressavam valores e práticas coerentes com suas origens rurais.
  2. popular, pois foi efetivada pelos marinheiros de baixo escalão que reivindicavam o fim de castigos corporais.
  3. messiânico, pois era motivada pelo milenanarismo, crença em uma nova era de paz, justiça social e felicidade.
  4. militar, pois foi uma sublevação dos altos oficiais da Marinha, explorando a fraqueza do regime republicano.

Resposta: B

Resolução:

16. (UEG 2013) Prudente! Prudente e discreto

Como o avô, o Santo Varão.

Bem grande avô! Bem grande neto,

O autêntico!

BANDEIRA, Manuel. Estrela da vida inteira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993. p. 275.

O poema “Prudente de Morais Neto” tem como destinatário o neto do presidente Prudente de Morais, que governou o Brasil de 1894 a 1898, em cujo governo

  1. enfrentou a Guerra de Canudos, retratada em Os sertões, de Euclides da Cunha.
  2. modernizou o Rio de Janeiro, promovendo uma reforma urbana tematizada em Canaã, de Graça Aranha.
  3. priorizou a construção de açudes no nordeste, evento retratado em Vidas secas, de Graciliano Ramos.
  4. alavancou a indústria nacional, fato tematizado em Parque industrial, de Pagu.

Resposta: A

Resolução:

Clique Para Compartilhar Esta Página Nas Redes Sociais



Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp

Publicidade 😃