Sistema Excretor
Lista de 10 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Sistema Excretor com questões de Vestibulares.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Sistema Excretor.
1. (UFSCar) Do metabolismo das proteínas pelos animais resultam produtos nitrogenados, como a amônia, a uréia e o ácido úrico. Sobre a toxicidade, solubilidade e excreção desses produtos, pode-se dizer que:
- A amônia é o mais tóxico deles, o que implica que deve ser eliminada praticamente à medida que vai sendo produzida, resultando em perda de grande quantidade de água pelo animal. Os peixes ósseos apresentam amônia como excreta nitrogenado.
- A uréia é praticamente insolúvel em água, o que implica que o animal não precisa recrutar grande quantidade de água para promover sua excreção. Por ser pouco tóxica, pode ser retida pelo organismo por mais tempo. Aves e répteis apresentam excretas desse tipo.O ácido úrico é o mais tóxico dos excretas nitrogenados, o que implica em ter que ser eliminado rapidamente do organismo. Contudo, por apresentar alta solubilidade, necessita de pequenas quantidades de água para ser eliminado. Essa economia hídrica mostra-se adaptativa ao modo de vida dos insetos.
- O ácido úrico é o mais tóxico dos excretas nitrogenados, o que implica em ter que ser eliminado rapidamente do organismo. Contudo, por apresentar alta solubilidade, necessita de pequenas quantidades de água para ser eliminado. Essa economia hídrica mostra-se adaptativa ao modo de vida dos insetos.
- A uréia apresenta o maior grau de toxicidade e a mais baixa solubilidade, o que implica na necessidade de grandes volumes de água para sua diluição e excreção. A excessiva perda de água representa desvantagem aos organismos com excretas desse tipo, tais como os mamíferos.
- A amônia apresenta baixa toxicidade e é praticamente insolúvel em água, o que permite que seja mantida por mais tempo no organismo. Além disso, a amônia é compatível com o desenvolvimento do embrião fora do corpo materno e dentro de um ovo fechado, o que ocorre nas aves e répteis. Esse embrião morreria caso produzisse uréia ou ácido úrico.
2. (Fuvest) Os rins artificiais são aparelhos utilizados por pacientes com distúrbios renais. A função desses aparelhos é:
- oxigenar o sangue desses pacientes, uma vez que uma menor quantidade de gás oxigênio é liberada em sua corrente sanguínea.
- Nutrir o sangue desses pacientes, uma vez que sua capacidade de absorver nutrientes orgânicos está diminuída.
- Retirar o excesso de gás carbônico que se acumula no sangue desses pacientes.
- Retirar o excesso de glicose, proteínas e lipídios que se acumula no sangue desses pacientes.
- Retirar o excesso de íons e resíduos nitrogenados que se acumula no sangue desses pacientes.
3. (Fuvest) Para exercerem suas funções de reabsorção, as células epiteliais dos túbulos renais apresentam:
- vilosidades e muitas mitocôndrias;
- superfície lisa e muitas mitocôndrias;
- vilosidades e poucas mitocôndrias;
- superfície lisa e poucas mitocôndrias;
- grandes vacúolos.
04. (PUC-RS) INSTRUÇÃO: Responder à questão com base no diálogo abaixo.
Uma resposta correta para a última pergunta seria:
“Após a retirada da vesícula biliar, a pessoa
- reduz a capacidade de armazenar e de destruir as células sanguíneas. Assim, a remoção da vesícula afeta a disponibilidade de anticorpos protetores, comprometendo o sistema imunológico.”
- deixa de produzir a bile, mas com o tempo outros órgãos (principalmente o fígado) aumentam sua capacidade de combate às infecções para compensar essa perda e, por essa razão, o risco de infecções reduz.”
- deixa de produzir a bile, mas pode retomar a sua vida normal, sem qualquer tipo de complicação ou alteração grave. A vesícula é um prolongamento do ceco, na porção inicial do intestino grosso e deve ser retirada em situações de infecção aguda.”
- deixa de concentrar a bile, e o fígado passa a liberála diretamente no intestino delgado. Como a bile auxilia na digestão de gorduras, estas, na ausência da vesícula, deverão ser reduzidas na dieta, para evitar diarréias pelo excesso de gordura nas fezes.”
- terá aumento de volume dos gânglios linfáticos, os quais são pequenos órgãos que atuam na defesa do organismo produzindo anticorpos. A ausência da vesícula abrirá caminho a infecções e à formação de ínguas.”
05. (UNICAMP) Em relação à forma predominante de excreção dos animais, é correto afirmar que
- peixes são animais amoniotélicos, aves e répteis são ureotélicos e mamíferos são uricotélicos.
- a ureia é altamente tóxica e insolúvel em água, sendo a principal excreta das aves.
- peixes, exceto os condrictes, são amoniotélicos e aves e répteis adultos são ureotélicos.
- a amônia é altamente tóxica e necessita de um grande volume de água para ser eliminada.
06. (UCPEL) Nos vertebrados as excretas são eliminadas do corpo para o meio externo principalmente pelo sistema urinário. Esse sistema participa também da
I. reabsorção de substâncias úteis ao organismo como aminoácidos, glicose e água.
II. regulação do volume de água no corpo.
III. reabsorção de potássio, fundamental para manter o funcionamento da bomba de sódio e potássio nos mecanismos de transporte ativo através da membrana plasmática.
IV. absorção de grande parte da gordura adquirida através da alimentação.
V. regulação dos hormônios testosterona e progesterona.
A(s) afirmativa(s) correta(s) é (são):
- somente a I.
- II, III e V.
- I, II, IV e V.
- I, II e III.
- III e IV.
07. (UPE) O texto a seguir refere-se ao sistema urinário humano, e dele foram retiradas palavras que dizem respeito ao processo de excreção.
“A produção da urina é regulada pela região cerebral (hipotálamo) capaz de perceber alterações no equilíbrio osmótico e iônico. Nessa região, há produção do hormônio __1__ responsável pelo aumento da reabsorção de água no túbulo distal e ducto coletor, diminuindo o volume de urina e, assim, a perda de água. O hormônio __2__ também participa dessa regulação, sendo produzido na glândula suprarrenal. Esse hormônio exerce seu efeito nesses túbulos, aumentando a reabsorção de __3__ e a secreção de __4__.
Assinale a alternativa cujos termos preenchem, CORRETA e respectivamente, as lacunas acima.
- 1- paratormônio 2- hidrocortisona 3- potássio 4- ferro
- 1- antidiurético 2- aldosterona 3- sódio 4- potássio
- 1- aldosterona 2- epinefrina 3- potássio 4- cálcio
- 1- renina 2- epinefrina 3- cálcio 4- sódio
- 1- hidrocortisona 2- antidiurético 3- ferro 4- cálcio
08. (FGV-SP) A figura ilustra o início da formação da urina em um néfron humano. Os algarismos indicam os processos fisiológicos responsáveis pela diurese.
Com base na fisiologia renal, o processo indicado pelo algarismo
- 1 corresponde à filtração glomerular e depende da pressão hidrostática na arteríola aferente.
- 2 corresponde à secreção no tubo proximal e depende do transporte passivo de substâncias.
- 3 corresponde à reabsorção no tubo distal e depende do transporte ativo de substâncias.
- 4 corresponde ao fluxo do sangue livre de produtos nitrogenados filtrados nos processos 1, 2 e 3.
- 5 corresponde ao fluxo da urina formada após os processos 1, 2, 3 e 4.
09. (UPF) No sistema urinário do corpo humano, são ________________ que realizam a filtração do sangue. O processo de eliminação de urina acontece em duas etapas: primeiro, a urina trazida ________________ acumula-se ________________; depois, ocorre a micção, com a eliminação da urina através ________________.
As informações que completam corretamente os espaços estão na alternativa:
- os rins / pela uretra / na bexiga / dos ureteres.
- os arteríolos / pelos ureteres / na bexiga / da uretra.
- os rins / pelas veias / na bexiga / dos ureteres.
- os ureteres / pela uretra / na bexiga / dos arteríolos.
- os rins / pelos ureteres / na bexiga / da uretra.
10. (UNICAMP) Recentemente, inúmeros casos de doping esportivo foram noticiados, como, por exemplo, aqueles envolvendo a delegação russa nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016. Um dos métodos mais utilizados no exame antidoping é a coleta e análise da urina de atletas, para verificação da presença de medicamentos proibidos. O composto furosemida foi banido pela Agência Mundial Antidoping. Sua principal ação é reduzir a reabsorção de sódio e cloro a partir da alça do néfron (alça de Henle) em direção aos vasos sanguíneos adjacentes.
Considerando essas informações e os conhecimentos sobre a fisiologia renal e a excreção em seres humanos, é correto afirmar que a furosemida
- diminui a produção de vurina, impedindo que medicamentos proibidos sejam eliminados nas amostras a serem analisadas nos testes antidoping.
- diminui a produção de amônia, mas aumenta a eliminação de medicamentos pelo rim, resultando em diluição das amostras analisadas nos testes antidoping.
- aumenta a produção de urina, resultando na diminuição da concentração de medicamentos nas amostras, o que dificulta sua detecção nos testes antidoping.
- aumenta a produção de ureia, o que resulta na diluição das amostras a serem analisadas nos testes antidoping e na diminuição da concentração dos medicamentos.