Fungos
Lista de 16 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Fungos com questões de Vestibulares.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Fungos.
01. (UFPI) Indique a alternativa que contém as características que são comuns aos fungos e aos animais e que podem ser consideradas como fatores que levam a uma proximidade filogenética:
- Vacúolo contrátil, exoesqueleto, glicogênio.
- Quitina, glicogênio e heterotrofia.
- Estruturas locomotoras, quitina, heterotrofia.
- Vacúolo contrátil, exoesqueleto e heterotrofia.
- Aerobiose, estruturas locomotoras e exoesqueleto.
02. (UFPR) O líquen consiste em uma rede organizada de hifas ou filamentos, constituindo um falso parênquima; nas camadas superiores dessa rede situam-se muitos grupos de pequenas algas verdes (clorofíceas) ou, mais raramente, de algas azuis (cianofíceas). Utilizando os conhecimentos adquiridos, assinale a alternativa correta.
- O fungo protege e envolve a alga, fornecendo água ao substrato; a alga realiza fotossíntese e retira água do fungo.
- O fungo protege e envolve a alga, absorvendo água do substrato; a alga realiza fotossíntese e fornece alimento ao fungo.
- A alga protege e envolve o fungo, absorvendo água do substrato; o fungo faz fotossíntese e fornece alimento à alga.
- A alga protege e envolve o fungo, absorvendo água do substrato; o fungo faz fotossíntese e retira água da alga.
- Nenhuma das anteriores.
03. (Unir-RO) Os fungos são importantes para o homem em todos os processos abaixo, exceto:
- fermentação, como na produção de bebidas alcoólicas.
- fabricação de antibióticos, como a penicilina.
- alimentação, como os cogumelos comestíveis.
- decomposição de organismos mortos.
- purificação do ar através da fotossíntese.
04. (UFF) Pode-se afirmar que os líquens são uma associação entre?
- algas e fungos com reprodução sexuada por meio de sorédios
- algas e bactérias com reprodução assexuada por meio de esporos
- algas e fungos com reprodução assexuada por meio de sorédios
- algas e fungos com reprodução assexuada por meio de esporos
- algas e fungos com reprodução sexuada por meio de esporos
05. (UFMG) Casacos de lã, sapatos de couro e cintos de algodão guardados por algum tempo em armários podem ficar mofados, pois os fungos necessitam de:
- algas simbióticas para digerir o couro, a lã e o algodão.
- baixa luminosidade para realizar fotossíntese.
- baixa umidade para se reproduzirem.
- substrato orgânico para o desenvolvimento adequado.
06. (PUC-PR) Analise as afirmações relacionadas a seres dos Reinos Monera, Protista e Fungi.
I. A associação das bactérias do gênero Rhizobium com as leguminosas dá origem a uma simbiose de alto valor econômico e ecológico.
II. Penicillium notatum é um representante do reino Fungi, do qual Alexander Fleming extraiu um importante antibiótico, conhecido por penicilina.
III. As micorrizas constituem um grupo de bactérias que realizam a fixação do nitrogênio da atmosfera.
IV. O reino Fungi apresenta espécies comestíveis e espécies tóxicas para o homem.
V. As bactérias são seres procariontes, portanto classificadas no reino Monera.
Estão corretas:
- apenas I, II e III
- apenas I, II, IV e V
- apenas I, II, III e V
- todas
- apenas II e IV.
07. (UFBA) Encontram-se, às vezes, em certos ambientes, pedaços de pão recobertos por bolor. Explica-se esse fato porque o bolor representa:
- uma colônia de bactérias que se desenvolveu a partir de uma única bactéria que contaminou o pão.
- o levedo usado no preparo do pão, que se desenvolveu e tomou uma coloração escura.
- um agrupamento de microrganismos que aparecem no pão por geração espontânea.
- um conjunto de fungos originados de esporos existentes no ar e que se desenvolveram no pão.
- o resultado do apodrecimento da farinha utilizada no fabrico do pão.
08. (FaZU) Nutrição heterótrofa é aquela feita por organismos incapazes de sintetizar compostos orgânicos a partir de inorgânicos. Assinale abaixo a resposta em que todos os componentes são heterótrofos.
- vegetais, os fungos e a minoria das bactérias.
- os animais, os fungos e a maioria das bactérias.
- os animais, todas as algas e a maioria das bactérias.
- os animais, os liquens e a minoria das bactérias.
- os vegetais, os liquens a minoria das bactérias.
09. (UnB-DF) Todos os itens indicam alguma importância ligada à atividade de fungos, exceto:
- podem causar doenças chamadas micoses.
- desempenham papel fermentativo.
- produção autotrófica de substâncias orgânicas para consumo de outros seres.
- alguns produzem antibióticos.
- participação na formação de liquens.
10. (UFU) Orelha-de-pau ( Polyporus ) é um basidiomiceto, facilmente encontrado em matas úmidas. O corpo de frutificação fica exposto e os mais comuns são vermelhos. Qual é o nome da estrutura a partir da qual será formado esse corpo de frutificação?
- Basidiocarpo.
- Hifas cenocíticas.
- Micélio.
- Himênio.
11. (Fuvest) No grupo dos fungos, são conhecidas perto de 100 mil espécies. Esse grupo tão diverso inclui espécies que
- são sapróbias, fundamentais na ciclagem dos nutrientes, pois sintetizam açúcares a partir do dióxido de carbono do ar.
- são parasitas, procariontes heterotróficos que absorvem compostos orgânicos produzidos pelos organismos hospedeiros.
- são comestíveis, pertencentes a um grupo de fungos primitivos que não formam corpos de frutificação.
- formam, com as raízes de plantas, associações chamadas micorrizas, mutuamente benéficas, pela troca de nutrientes.
- realizam respiração, na presença de oxigênio, e fotossíntese, na ausência desse gás, sendo, portanto, anaeróbias facultativas.
12. (UFV) Observe a figura seguinte que representa a estrutura de um fungo:
Em relação a essa estrutura, assinale a afirmativa incorreta:
- Durante o processo de reprodução sexuada de muitas espécies de fungos, formam-se hifas especiais que crescem em agrupamentos compactos formando a estrutura III.
- Os fungos multicelulares são constituídos por filamentos microscópicos ramificados denominados de hifas que são as estruturas indicadas em II.
- As hifas podem ser de dois tipos: hifas cenocíticas que são filamentos contínuos sem divisões transversais e hifas septadas que apresentam paredes transversais.
- O conjunto de hifas forma o micélio, representado pela estrutura III, que irá constituir o corpo do fungo multicelular.
13. (PUC-RJ) Indique, dentre os processos abaixo, a opção que esteja relacionada com a nutrição em fungos.
- Síntese de matéria orgânica com energia liberada da oxidação de matéria inorgânica.
- Síntese de matéria orgânica com utilização de energia luminosa.
- Digestão extracorpórea e absorção celular de matéria orgânica digerida do meio.
- Digestão corpórea extracelular em órgãos específicos.
- Endocitose de moléculas orgânicas complexas do meio e digestão intracelular.
14. (UFRN) Uma das doenças do algodoeiro é provocada pelo acúmulo de micélios e esporos de um fungo do gênero Fusarium no interior dos vasos da planta, prejudicando o fluxo de seiva. Para o fungo, essas estruturas são importantes, pois estão relacionadas, respectivamente, com:
- fixação e digestão.
- crescimento e reprodução.
- dispersão e toxicidade.
- armazenamento e respiração.
15. (UFPB) Sobre os representantes do reino Fungi, pode-se afirmar:
I. Ascomicetos possuem hifas cenocíticas e não possuem ascocarpo (estrutura de frutificação).
II. Basidiomicetos, além das fases haplóide e diplóide, apresentam uma terceira fase dicariótica.
III. Ascomicetos e Basidiomicetos apresentam ciclo de vida haplobionte haplonte.
Está(ão) correta(s) apenas:
- II e III
- I e II
- I e II
- I
- II
16. (UEPB) Apesar de apresentarem uma série de características que lhes são comuns, os seres vivos são diferentes entre si. Entre os fungos e os animais há características comuns e entre elas podese verificar:
- substância de reserva
- diferenciação celular em tecidos
- genoma
- modo de obtenção dos alimentos
- reprodução