Vírus HIV
Lista de 10 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Vírus HIV com questões de Vestibulares.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Vírus HIV.
01. (UNESP) A profilaxia pré-exposição (PrEP) ao vírus HIV é um tratamento que consiste no consumo diário do antirretroviral Truvada® e tem como público-alvo pessoas com maior vulnerabilidade a adquirir o vírus. Segundo o Ministério da Saúde, o uso correto do medicamento reduz o risco de infecção por HIV em mais de 90%. Esse uso, porém, não barra a entrada do vírus no organismo, apenas bloqueia a ação da enzima transcriptase reversa.
(https://g1.globo.com. Adaptado.)
O tratamento com Truvada®
- é profilático porque combate o agente transmissor da AIDS.
- evita que a célula infectada produza moléculas de DNA viral.
- dispensa o uso de métodos contraceptivos de barreira.
- impede a entrada do vírus em células humanas de defesa.
- pode ser eficaz contra outros vírus constituídos por DNA.
02. (UFRN) Os primeiros casos de AIDS foram identificados no início da década de 1980. Desde então, o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), que causa essa doença, se espalhou para vários países do mundo, ocasionando um grave problema de saúde pública global. No Brasil, o primeiro caso foi notificado em 1982. Um dado preocupante é que o HIV vem acometendo cada vez mais jovens de ambos os sexos. Segundo dados do Ministério da Saúde (2016), a taxa de detecção do HIV em jovens de 15 a 24 anos vem aumentando. Apesar desse quadro, a AIDS
- é uma doença que tem cura porque os medicamentos antirretrovirais conseguem matar o vírus.
- pode ser prevenida com camisinha ou diafragma associado a espermicida.
- pode ser evitada com o uso correto de preservativo masculino ou feminino.
- é uma doença que pode ser controlada com o uso da vacina que contém o HIV morto.
03. (UNEMAT) “Brasil teve aumento de 11% nos casos de infecções por HIV entre 2005 e 2013. País está na contramão da tendência de queda de mortes e contaminação pela doença, segundo relatório da UNAIDS.
[...] Entre os motivos relacionados ao crescimento das infecções por HIV, são listados a discriminação, que dificulta o acesso a serviços médicos, e a redução no uso de preservativos. [...]”
Disponível em: http://oglobo.globo.com/sociedade/sal de/brasil-teveaumento-de-11-nos-casos-de-infeccoes-por-hiv-entre-2005-2013- 13273033#ixzz4QDQJugSW Acesso em nov. 2016.
É sabido que protozoários, bactérias e vírus são potencialmente causadores de infecções sexualmente transmissíveis. Considerando o texto acima e informações científicas sobre contraceptivos, as infecções sexualmente transmissíveis e seus agentes etiológicos, é correto afirmar:
- O dispositivo intrauterino (DIU) é um mecanismo competente na prevenção de infecções sexualmente transmissíveis.
- O uso de camisinha masculina ou feminina, em todas as formas de relações sexuais (oral, vaginal e anal), é o único meio de prevenção contra infecções sexualmente transmissíveis.
- A infecção por HIV e a sífilis são causadas por vírus diferentes, não possuem cura definitiva e estão em ascensão no Brasil.
- O Trichomonas vaginalis é uma bactéria causadora do condiloma acuminado, podendo causar alterações na mucosa da vagina.
- A hepatite A é uma doença causada por vírus transmitidos sexualmente, que debilita gradualmente o fígado dos portadores do vírus, sem manifestar sintomas.
04. (UECE) O HIV/Aids ainda consiste em importante agravo de saúde pública. O grupo de maior incidência, no início da epidemia, composto por homossexuais, profissionais do sexo e usuários de drogas, tem apresentado queda na prevalência da infecção e, nos últimos tempos, tem-se observado uma maior incidência no público heterossexual, permanecendo a população masculina como um dos principais acometidos pela infecção. Em adição, é estimado que apenas uma em cada três pessoas contaminadas tem conhecimento da sua condição sorológica, fato que vem impulsionando Programas de Saúde Humana a intensificar esforços na identificação precoce da doença por meio de novas tecnologias.
(Brasil. Ministério da Saúde. Boletim Epidemiológico AIDS, 2010).
A doença em questão trata-se de uma
- dermatose.
- DST.
- protozoose.
- zoonose.
05. (UNESP) Três pacientes recorreram a um laboratório de análises clínicas para fazer um hemograma, exame que registra informações sobre os componentes celulares do sangue. O paciente 1, bastante pálido, apresentava cansaço constante; o paciente 2 era portador do vírus HIV e apresentava baixa imunidade; o paciente 3 trazia relatos de sangramentos por causa ainda a ser investigada.As fichas de registro, A, B e C, apresentam alguns resultados dos exames desses três pacientes.
É correto afirmar que as fichas A, B e C correspondem, respectivamente, aos pacientes
- 3, 1 e 2.
- 1, 3 e 2.
- 2, 3 e 1.
- 1, 2 e 3.
- 2, 1 e 3.
06. (UCPEL) A AIDS é causada pelo vírus HIV que é um retrovírus envelopado. Essa síndrome caracteriza-se por um conjunto de infecções oportunistas que surgem devido à queda de imunidade.
A transmissão do vírus da AIDS pode ocorrer por:
I. contato sexual com pessoa portadora do HIV.
II. transfusão de sangue ou transplante de órgão contaminado pelo HIV.
III. inseminação artificial com sêmen contaminado com o HIV.
IV. contato social com pessoas portadoras do HIV.
V. picadas de mosquitos.
A(s) afirmativa(s) correta(s) é(são):
- a I, a II, a IV e a V
- a I, a III e a IV
- apenas a IV e a V
- a I, a II e a III
- apenas a II
07. (FGV-SP) Especificidade viral é definida como a capacidade de infecção parasitária de um vírus com relação à diversidade de suas células-alvo. O vírus HIV apresenta especificidade com relação aos leucócitos, já o vírus da raiva é específico quanto à infecção de neurônios de mamíferos de forma geral.
Tendo em vista as etapas da replicação e os constituintes virais, é correto afirmar que a especificidade viral se manifesta
- no desnudamento, momento em que o material genético viral é integrado ao material genético celular.
- na penetração, momento em que o capsídeo é endocitado pela célula-alvo a ser infectada.
- na síntese viral, momento em que os componentes virais são sintetizados pela célula-alvo.
- na adsorção, momento em que o capsídeo, ou o envelope, se unem aos receptores da membrana da célula-alvo.
- na montagem, momento em que os componentes virais são organizados em novas partículas virais.
08. (UFU) O Truvada é o nome comercial da associação entre duas drogas antirretrovirais (anti-HIV). Nos Estados Unidos, ele já é utilizado pelos adultos desde 2012; no Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) o aprovou em 2017. O esquema abaixo representa o seu funcionamento como terapia preventiva.
https://aenfermagem.com.br/noticia/medicamento-que-previne-contra-hiv-sera-comercializado-truvada/ Acesso em 14.fev. 2019. (Adaptado) Qual o mecanismo de ação do Truvada?
Qual o mecanismo de ação do Truvada?
- Estimular o organismo a gerar uma resposta imunológica ao HIV.
- Evitar a entrada do vírus no organismo.
- Combater as moléculas de DNA viral das células infectadas.
- Inibir que a replicação do vírus seja completada nas células de defesa.
09. (UFMS) Em relação à doença conhecida no Brasil por AIDS, causada pelo vírus HIV, é correto afirmar que:
- o vírus HIV pode ser transmitido por relações sexuais sem uso de preservativo, contato com suor, lágrimas e outras secreções do corpo.
- durante a gestação, a mãe diagnosticada como soropositiva para HIV não pode fazer uso dos medicamentos retrovirais, pois estes podem causar malformações no embrião ou feto.
- nos próximos anos, teremos vacinas anti-HIV com alta taxa de eficácia, tendo em vista que o vírus apresenta uma pequena taxa de mutação.
- usualmente, o HIV não apresenta sintomas de sua presença logo que se instala no organismo, podendo permanecer assintomático por cerca de até 10 anos, período durante o qual não ocorre transmissão do vírus.
- essa síndrome se caracteriza por um conjunto de infecções oportunistas que surgem devido à queda da imunidade, ocasionada principalmente pela redução no número de linfócitos T auxiliadores, que são destruídos pelo HIV.
10. (FCMSJF) Assinale a alternativa abaixo, cuja etapa não ocorre no mecanismo de infecção do vírus HIV.
- Incorporação do envelope viral à membrana celular de linfócitos T.
- Transcrição do RNA viral a partir do seu DNA através da transcriptase reversa.
- Migração do DNA viral para o núcleo da célula hospedeira.
- Degradação do capsídeo e liberação de moléculas de RNA no citoplasma da célula hospedeira.