Anelídeos
Lista de 15 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Anelídeos com questões de Vestibulares.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Anelídeos.
1. (UFRN) A atividade das minhocas favorece a agricultura, pois reduz a compactação e facilita a aeração do solo. Entretanto, em função das características climáticas do semiárido nordestino, o uso de minhocas na lavoura não é recomendado devido à baixa sobrevivência desses animais na região. Isso ocorre porque há:
- aumento da absorção de gás carbônico, aumentando o metabolismo.
- redução da difusão de oxigênio, aumentando a de gás carbônico.
- redução da concentração do sangue, diminuindo a difusão de oxigênio.
- aumento da desidratação, prejudicando a respiração.
Resposta: D
Resolução: Dessa forma, por conta das altas temperaturas e baixa umidade, as minhocas não representam bons seres vivos para aumentar a aeração do solo, uma vez que encontram-se em um ambiente com intensas temperaturas, levando estes seres vivos a se desidratarem rapidamente, levando à morte.
2. (Unesp) Observe o esquema da página ao lado. Suponha que o pássaro, se quiser comer a minhoca, tenha que passar por seis círculos que contenham pistas (informações) com características desse anelídeo, não podendo pular nenhum círculo. Um caminho correto a ser percorrido é:
- 2, 3, 6, 9, 8 e 11.
- 2, 3, 6, 5, 8 e 11.
- 1, 4, 7, 8, 9 e 11.
- 2, 3, 6, 5, 8 e 10.
- 3, 2, 1, 4, 7 e 10.
Resposta: A
Resolução: O pássaro encontrará as pistas: poucas cerdas, presença de nefrídios, papo e moela, aparelho circulatório fechado, respiração cutânea e celomado.
3. (FUVEST) Os desenhos abaixo representam cortes transversais de três animais.
É correto afirmar que:
- o número I refere-se à minhoca.
- os II e III referem-se à solitária e à esponja, respectivamente.
- os I e III referem-se ao ouriço-do-mar e ao homem respectivamente.
- os I e II referem-se à planária e à lombriga respectivamente.
- os I e II referem-se à lombriga e à planária, respectivamente.
Resposta: A
Resolução: Resolução: Os I e II referem-se à planária e à lombriga respectivamente.
04. (UPF) As minhocas desempenham importante papel ecológico nos ecossistemas, reciclando materiais e atuando como verdadeiros arados que revolvem os solos. Sobre as minhocas, podemos afirmar corretamente que
- são monoicas, de reprodução cruzada, apresentam sistema circulatório fechado, respiração pulmonar e excreção por túbulos de Malpighi.
- são dioicas, de reprodução cruzada, apresentam sistema circulatório aberto do tipo lacunoso, respiração cutânea e excreção por nefrídios.
- são dioicas, de reprodução cruzada, apresentam sistema circulatório aberto, respiração pulmonar e excreção por túbulos de Malpighi.
- são monoicas, se autofecundam, apresentam sistema circulatório fechado, respiração pulmonar e excreção por túbulos de Malpighi.
- são monoicas, de reprodução cruzada, apresentam sistema circulatório fechado, respiração cutânea e excreção por nefrídios.
Resposta: E
Resolução: Monoicas: Isso significa que as minhocas têm órgãos sexuais masculinos e femininos em um único indivíduo, permitindo a reprodução cruzada.
Reprodução cruzada: Refere-se ao fato de que as minhocas se reproduzem entre indivíduos, em vez de se autofecundarem. Isso promove a variabilidade genética na descendência.
Sistema circulatório fechado: As minhocas têm um sistema circulatório fechado, o que significa que o sangue circula em vasos sanguíneos, mantendo-se separado do ambiente interno do corpo.
Respiração cutânea: As minhocas realizam a respiração através da pele, o que é possível devido à sua fina e permeável epiderme. Isso permite a troca eficiente de oxigênio e dióxido de carbono com o ambiente.
Excreção por nefrídios: As minhocas excretam resíduos metabólicos através de estruturas chamadas nefrídios, que atuam no processo de filtragem e eliminação de substâncias indesejadas.
05. (UFT) Um estudante coletou uma amostra de solo da horta do seu quintal. Ao analisar o material em microscópio ótico, ele observou vários animais alongados, sem pernas, com tamanho variando entre 0,3 e 1 mm. Eles possuíam sistema digestivo completo, eram cilíndricos e afilados nas extremidades, exibiam simetria bilateral e não apresentavam segmentação corporal. Em suas anotações, o estudante concluiu que se tratavam de anelídeos oligoquetas. Com base nessas informações, assinale a alternativa CORRETA:
- a conclusão do estudante é inválida, pois anelídeos oligoquetas não apresentam simetria bilateral.
- a conclusão do estudante é inválida, pois anelídeos oligoquetas são encontrados apenas na água do mar.
- a conclusão do estudante é inválida, pois anelídeos oligoquetas apresentam o corpo segmentado.
- a conclusão do estudante é inválida, pois anelídeos oligoquetas têm sistema digestivo incompleto.
Resposta: C
Resolução:
Corpo Segmentado: Os anelídeos oligoquetas, como as minhocas, possuem o corpo segmentado. Cada segmento do corpo, chamado de anel, contém repetições internas de órgãos e sistemas, como músculos, sistema nervoso e excretores.
Simetria Bilateral: A conclusão do estudante sobre a simetria bilateral está correta. Os anelídeos, incluindo os oligoquetas, exibem simetria bilateral, o que significa que o corpo pode ser dividido em duas metades iguais em relação a um plano sagital.
06. (UNICAMP) Nos quadrinhos a seguir, o personagem Garfield questiona a relevância ecológica do animal representado à direita.
Assinale a alternativa que descreve corretamente aspectos zoológicos e ecológicos referentes a esse animal.
- As minhocas são invertebrados do filo dos anelídeos, possuem corpo celomado e segmentado, convertem detritos ingeridos em matéria orgânica e melhoram o arejamento do solo.
- As cobras-cegas são vertebrados do filo dos anelíideos, possuem corpo pseudocelomado e reprodução sexuada, são predadoras de pragas agrícolas e melhoram o arejamento do solo.
- As cobras-cegas são invertebrados do filo dos cordados, possuem corpo celomado e não segmentado e são capazes de controlar ervas daninhas, pois consomem suas raízes.
- As minhocas são invertebrados do filo dos anelídeos, possuem pseudoceloma e reprodução assexuada, são predadoras de pragas agrícolas e melhoram o arejamento do solo.
Resposta: A
Resolução: Os anelídeos, como as minhocas, são animais celomados e metamerizados (segmentados). São detritívoros, transformando os detritos ingeridos em compostos orgânicos, além de criarem galerias subterrâneas que melhoram o arejamento do solo.
07. (FAG) As minhocas pertencem à Classe Oligochaeta e são representadas pelas espécies 'Pheretyma hawayana' (minhoca brasileira), 'Lumbricus terrestris' (minhoca européia) e 'Eisenia phoetida' (minhoca vermelha da Califórnia). Todas as espécies participam ativamente na produção de húmus, o que contribui para o aumento da fertilidade do solo. Além disso, cavam inúmeras galerias subterrâneas que são responsáveis pela drenagem e aeração do solo.
Com base no texto e em seus conhecimentos, é correto afirmar que as minhocas são organismos
- monóicos, isto é, cada indivíduo apresenta apenas um órgão sexual; triploblásticos, isto é, possuem os três folhetos embrionários; protostômios, isto é, a cavidade anal é originada do blastóporo; armazenam o esperma recebido de outra minhoca no interior do clitelo.
- dióicos, isto é, cada indivíduo apresenta tanto órgãos sexuais masculinos como femininos; diploblásticos, isto é, possuem apenas dois folhetos embrionários; deuterostômios, isto é, apresentam a cavidade oral originada do blastóporo; armazenam o esperma na cavidade celomática.
- dióicos, isto é, cada indivíduo apresenta tanto órgãos sexuais masculinos como femininos; diploblásticos, isto é, possuem apenas um dos dois folhetos embrionários (ectoderma ou endoderma); deuterostômio, isto é, apresentam cavidade anal originada do blastóporo; armazenam o esperma recebido de outra minhoca em seus apêndices carnosos denominados de parapódios.
- monóicos, isto é, cada indivíduo apresenta tanto órgãos sexuais masculinos quanto femininos; triploblásticos, isto é, possuem os três folhetos embrionários; protostômios, isto é, apresentam a cavidade oral originada do blastóporo; armazenam nas vesículas seminais o esperma recebido de outra minhoca.
- monóicos, isto é, cada indivíduo apresenta tanto órgãos sexuais masculinos quanto femininos; triploblásticos, isto é, possuem apenas três folhetos embrionários; deuterostômios, isto é, apresentam a cavidade oral originada do blastóporo; liberam o esperma armazenado nas vesículas seminais quando o casulo contendo óvulos passa pelas aberturas dos receptáculos seminais.
Resposta: D
Resolução:
Monóicos: As minhocas são hermafroditas, o que significa que cada indivíduo possui tanto órgãos sexuais masculinos quanto femininos. Isso permite que as minhocas se reproduzam através de troca de esperma entre dois indivíduos.
Triploblásticos: As minhocas são organismos triploblásticos, o que significa que durante o desenvolvimento embrionário, eles formam três folhetos germinativos distintos - ectoderma, mesoderma e endoderma.
Protostômios: As minhocas são protostômios, o que significa que durante o desenvolvimento embrionário, o blastóporo se transforma na boca do organismo. Esse é um dos principais critérios de classificação em relação à formação da abertura bucal.
Armazenamento de esperma: As minhocas armazenam o esperma recebido de outra minhoca nas vesículas seminais. Esse esperma é utilizado posteriormente na fertilização dos ovos, permitindo a reprodução.
08. (URCA) Observe atentamente a descrição a seguir: Monóico, com clitelo, moela, nefrídeos, cerdas, circulação fechada e respiração cutânea.
Você diria que esse animal é... responda corretamente.
- Um peripatus;
- Uma planária;
- Uma barata;
- Uma minhoca;
- Uma lombriga.
Resposta: D
Resolução: As características mencionadas, como ser monóico, possuir clitelo, moela, nefrídeos, cerdas, circulação fechada e respiração cutânea, são típicas das minhocas (anelídeos oligoquetas).
Monóico: O termo monóico significa que o animal possui órgãos sexuais masculinos e femininos no mesmo indivíduo. No caso das minhocas, isso permite a reprodução cruzada, onde os indivíduos trocam esperma.
Clitelo: O clitelo é uma estrutura importante para a reprodução das minhocas. Durante o acasalamento, o clitelo secreta uma substância mucosa que envolve os órgãos genitais e ajuda na formação do casulo onde os ovos são depositados.
Moela: A moela é uma parte do sistema digestivo das minhocas que auxilia na trituração mecânica dos alimentos ingeridos.
Nefrídeos: Os nefrídeos são órgãos excretores responsáveis pela regulação do equilíbrio hídrico e eliminação de resíduos metabólicos.
Cerdas: As cerdas são estruturas filamentosas presentes nos segmentos do corpo das minhocas, que ajudam na locomoção e na fixação do corpo no solo.
Circulação fechada: O sistema circulatório fechado das minhocas significa que o sangue circula dentro de vasos sanguíneos, mantendo-se separado dos tecidos.
Respiração cutânea: As minhocas realizam a respiração através da pele, que é fina e permeável. Isso permite a troca eficiente de gases com o ambiente.
09. (FATEC) O animal na figura assemelha-se a um anelídeo. No entanto, trata-se de um vertebrado da classe dos anfíbios, conhecido popularmente como cecília.
É possível verificar que se trata de um vertebrado e não de um anelídeo por meio do exame da estrutura interna desse animal. Isso porque, como todo vertebrado e, ao contrário dos anelídeos, esse animal apresenta
- crânio.
- cerdas.
- vasos sanguíneos.
- sistema digestório.
- segmentação interna.
Resposta: A
Resolução: Anelídeos: São animais invertebrados de corpo mole, alongado, cilíndrico e dividido em anéis revestidos por celoma.
Anfíbio Cecília: Possui corpo cilíndrico e alongado, não possui patas e nem escamas. Apresenta uma pele úmida com anéis queratinizados em toda sua extensão. Possui uma cabeça com olhos atrofiados, com presença de tentáculos sensoriais que a auxilia para esta função.
10. (UCS) Os anelídeos compreendem um filo com mais de 15 mil espécies. Uma classe desse filo foi muito utilizada para fins medicinais, e atualmente essa prática está sendo retomada. A prática consiste em utilizar __________, que produzem uma substância __________, para remover __________ resultantes de lesões traumáticas ou pós-cirúrgicas.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas acima.
- hirudíneos, anticoagulante, hematomas
- oligoquetos, anestésica, hematomas
- poliquetos, anticoagulante, tumores
- hirudíneos, antitumoral, tumores
- oligoquetos, antitumoral, coágulos
Resposta: A
Resolução:
Hirudíneos: Hirudíneos são uma classe de anelídeos, que inclui as sanguessugas. Elas são conhecidas por seu corpo achatado e segmentado, além de ventosas na parte anterior e posterior do corpo, o que facilita sua fixação ao hospedeiro durante a alimentação.
Anticoagulante: As sanguessugas produzem anticoagulantes na saliva. Essas substâncias impedem a coagulação do sangue durante a alimentação, garantindo um fluxo contínuo para a sanguessuga enquanto ela se alimenta de sangue do hospedeiro.
Hematomas: Durante a alimentação, as sanguessugas perfuram a pele do hospedeiro e se alimentam do sangue. A presença do anticoagulante na saliva evita que o sangue coagule, resultando muitas vezes em hematomas no local de fixação da sanguessuga.
As sanguessugas geralmente se alimentam de sangue de outros animais, e seu uso medicinal tem sido registrado historicamente, especialmente na prática conhecida como "hirudoterapia", onde sanguessugas são aplicadas para diversos fins, incluindo a promoção de circulação sanguínea e o tratamento de alguns distúrbios médicos.
11. (UnB) Animais fazem fotossíntese?
A lesma marinha Elysia chlorotica é um animal hermafrodita capaz de produzir alimento através da captação de luz solar. Pensava-se que a clorofila necessária ao funcionamento dos cloroplastos era acumulada por ingestão das algas, mas pesquisadores descobriram que a lesma marinha produz sua própria clorofila.
Tendo o texto como referência inicial, julgue o item.
A melhor explicação para o fato descrito no texto é a de que a Elysia chlorotica
- acumula clorofila a partir da digestão das algas.
- apresenta mitocôndrias produtoras de clorofila.
- tem o mesmo ancestral que as atuais algas fotossintetizantes.
- apresenta, em seu genoma, gene ou genes codificadores de clorofila.
Resposta: D
Resolução: A razão é que o texto menciona que a lesma marinha Elysia chlorotica é capaz de produzir sua própria clorofila, sugerindo que ela possui os genes ou informações genéticas necessárias para a síntese desse pigmento fotossintético em seu próprio corpo.
12. (IFPE) Leia o TEXTO para responder à questão.
TEXTO
EXTINÇÃO DE INVERTEBRADOS
Um quinto dos invertebrados existentes no mundo podem estar ameaçados de extinção, segundo dados da ZSL (Sociedade Zoológica de Londres) e da IUCN (Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais).
Segundo conclusões da ZSL, publicadas em 2012, os animais invertebrados correspondem a 80% de todas as espécies do planeta. Um quinto das espécies de insetos, crustáceos, moluscos e outros poderão sumir por completo do planeta Terra, comprometendo a biodiversidade e alterando a qualidade de vida do ser humano.
Culturalmente, os invertebrados são vistos como pragas ou animais nojentos, estando a questão da extinção mais atrelada aos animais vertebrados de grande porte, gerando desconhecimento à questão dos invertebrados. Dentre as principais causas da extinção dessas espécies, podemos destacar a poluição, a diminuição dos habitat, as mudanças climáticas, a utilização do agrotóxico nas plantações, a acidificação dos oceanos e a invasão de espécies exóticas.
Sabemos que um inseto torna-se uma praga somente quando há um desequilíbrio ambiental que prolifera a sua intensa reprodução na ausência de predadores naturais e de alterações nos ecossistemas, porém, a ausência de um determinado grupo de insetos pode prejudicar a fonte de alimentação de outras espécies e a polinização.
REBOUÇAS, Fernando. Pense Green. Disponível em: . Acesso em: 03 out. 2018 (adaptado).
O TEXTO fala sobre a extinção de animais invertebrados. Com relação às características desses animais, assinale a alternativa CORRETA.
- A utilização de agrotóxicos nas plantações poderá levar à extinção algumas espécies de insetos˗ artrópodes que apresentam quelíceras e pedipalpos.
- Os moluscos marinhos, prejudicados pela acidificação dos oceanos, são classificados em: oligoquetas, poliquetas e aquetas.
- A poluição dos mangues afeta negativamente a reprodução dos crustáceos˗artrópodes que apresentam 4 pares de antenas.
- Os anelídeos, grupo que inclui as minhocas, as quais podem sofrer impacto negativo na utilização de agrotóxicos, apresentam, como uma de suas principais características, a metameria.
- Os nematelmintos são vermes de corpo achatado e indispensáveis no processo de polinização.
Resposta: D
Resolução: No contexto das minhocas, a metameria é especialmente visível, e essa segmentação contribui para a locomoção eficiente no solo. Além disso, a metameria é uma característica importante na regulação da pressão interna do corpo das minhocas durante a locomoção e escavação. Em ambientes agrícolas, a presença de minhocas pode ser benéfica para o solo, ajudando na aeração e na decomposição de matéria orgânica. No entanto, o uso excessivo de agrotóxicos pode ter impactos negativos nessas e em outras espécies, afetando a saúde do solo e do ecossistema como um todo.
13. (FUVEST) Um determinado animal adulto é desprovido de crânio e apêndices articulares. Apresenta corpo alongado e cilíndrico. Esse animal pode pertencer ao grupo dos
- répteis ou nematelmintos.
- platelmintos ou anelídeos.
- moluscos ou platelmintos.
- anelídeos ou nematelmintos.
- anelídeos ou artrópodes.
Resposta: D
Resolução: Anelídeos ou artrópodes.
Sob esse aspecto, podemos fazer as seguintes considerações:
Os répteis: esses animais possuem cranio.
Os platelmintos: se caracterizam por não possuírem corpo cilíndrico, e sim achatado.
Os moluscos: são animais que não apresenta corpo alongado e nem cilíndrico.
Os artrópodes - são animais caracterizados pela presença dos apêndices articulados.
Por isso que podemos afirmar que o animal adulto que é desprovido de crânio e apêndices articulares são os anelídeos ou nematelmintos.
14. (UEFS) A sustentação do corpo é fundamental para que um animal possa interagir no seu hábitat e atuar em seu nicho ecológico. A minhoca é um organismo integrante do grupo dos anelídeos e apresenta sustentação corporal por intermédio de um esqueleto
- calcário.
- quitinoso.
- ósseo.
- hidrostático.
- cartilaginoso.
Resposta: D
Resolução: Hidrostático.
Na natureza podemos encontrar animais que não possuem um esqueleto como o dos humanos, mas sim uma bolsa com fluido nos compartimentos dos músculos.
Ao contrair continuamente os músculos ao redor da bolsa, eles aplicam uma pressão que lhes permite mover-se horizontalmente. Essa estrutura é chamada de esqueleto hidrostático porque, quando está cheia de líquido, permite que os animais se movam.
Existem muitos invertebrados que possuem este tipo de esqueleto. Estrelas-do-mar e ouriços-do-mar viajam dessa maneira, assim como minhocas e outros invertebrados.
15. (UDESC) Assinale a alternativa incorreta quanto ao reino animal.
- Os animais, em sua maioria, são celomados.
- Os platelmintos são organismos acelomados.
- Os anelídeos são organismos pseudocelomados.
- Os nematódeos são organismos pseudocelomados.
- Animais diblásticos possuem apenas dois folhetos embrionários: ectoderma e endoderma.
Resposta: C
Resolução: Os anelídeos são organismos pseudocelomados.
O celoma compreende a cavidade que existe revestindo todos os órgãos internos, e serve como critério para diferenciação dos seres vivos.
Existem os seres celomados, como os seres humanos, os acelomados (não possuem uma cavidade interna, como os platelmintos) e os pseudocelomados, cujas características apresentam uma cavidade entre a mesoderme e a endorme, presente nos nematódeos, e ausente nos anelídeos.