Ora, Ora

Parece que você tem um Bloqueador de Anúncios ativo, e quem não usa?

Contudo a Agatha Edu se mantém essencialmente com a renda gerada por anúncios, desativa aí rapidinho, parça. 😀

Home > Banco de Questões > Biologia > Fisiologia >Sistema Respiratório

Sistema Respiratório

Lista de 10 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Sistema Respiratório com questões de Vestibulares.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Sistema Respiratório.




01. (UFRN) Durante a respiração, quando o diafragma se contrai e desce, o volume da caixa torácica aumenta, por conseguinte a pressão intrapulmonar:

  1. diminui e facilita a entrada de ar.
  2. aumenta e facilita a entrada de ar.
  3. diminui e dificulta a entrada de ar.
  4. aumenta e dificulta a entrada de ar.
  5. aumenta e expulsa o ar dos pulmões.

Resposta: A

Resolução: Quando o diafragma se contrai e desce, aumenta o volume da cavidade torácica, resultando em uma diminuição da pressão intrapulmonar (pressão dentro dos pulmões). Esta diminuição da pressão facilita a entrada de ar nos pulmões, devido à diferença de pressão entre o ambiente externo e o interior dos pulmões.

02. (Fuvest-SP) No homem, o controle dos movimentos respiratórios é exercido

  1. pelo cérebro.
  2. pelo cerebelo.
  3. pelo bulbo.
  4. pela medula.
  5. pela hipófise.

Resposta: C

Resolução: O controle dos movimentos respiratórios é feito pelo bulbo (bulbo raquidiano), que é uma parte do tronco cerebral responsável por regular funções vitais como a respiração e a frequência cardíaca.

03. (FGV-SP) Alguns rapazes cometeram a imprudência de dirigir logo depois de terem tomado várias cervejas. Durante o percurso, suspeitaram que, um pouco mais à frente, no posto rodoviário, poderia estar sendo realizado o teste do bafômetro. Nesse teste, o motorista deve soprar o ar em um aparelho que irá detectar a presença e a quantidade de álcool ingerida. Com o intuito de mascarar o teste e despistar os policiais, os rapazes lavaram a boca, beberam água e chuparam várias balas de hortelã.

Parados no posto rodoviário e feito o teste do bafômetro, este deu resultado:

  1. negativo. O álcool é rapidamente digerido e absorvido pelas paredes digestórias. Só pode ser detectado a partir de gotículas da bebida que permanecem na mucosa da boca. A água e os elementos aromáticos da bala mascaram a detecção pelo aparelho.
  2. negativo. O álcool é lentamente absorvido pelas paredes digestórias, sem sofrer digestão. Alcança a corrente sangüínea, é totalmente metabolizado pelo fígado e eliminado pelos rins. A água bebida pelos rapazes acelera a eliminação do álcool pela urina, e os elementos aromáticos da bala mascaram o odor da bebida.
  3. positivo. O álcool é lentamente digerido e absorvido pelas paredes digestórias. O álcool ainda presente no estômago libera vapores que são expelidos pela boca junto com o ar soprado no aparelho.
  4. positivo. O álcool é rapidamente digerido e absorvido pelas paredes digestórias. Alcança a corrente sangüínea e chega aos demais tecidos do corpo, inclusive mucosas bucais. Moléculas de álcool nas mucosas são detectadas pelo aparelho.
  5. positivo. O álcool é rapidamente absorvido pelas paredes digestórias, sem sofrer digestão. Alcança a corrente sangüínea e chega rapidamente aos demais tecidos do corpo, inclusive pulmão. Moléculas de álcool nos alvéolos são liberadas junto com o ar soprado no aparelho.

Resposta: E

Resolução: Após a absorção do álcool pela corrente sanguínea, ele chega aos pulmões, onde é expelido junto com o ar exalado. O bafômetro detecta o álcool no ar expirado, por isso a presença de álcool nos pulmões pode resultar em um teste positivo, mesmo após a lavagem da boca e ingestão de água.

04. (Fuvest) O botulismo provocou a morte de 1,1 mil cabeças de gado, no último mês de agosto, numa fazenda em Mato Grosso do Sul. A suspeita clínica inicial foi confirmada pelo exame das amostras de grãos úmidos de milho fornecidos aos animais, demonstrando a presença da toxina botulínica, que é produzida pela bactéria Clostridium botulinum.

Considerando que a toxina botulínica bloqueia a transmissão neuromuscular, a morte dos animais deve ter sido decorrente de

  1. infecção generalizada.
  2. hemorragia interna.
  3. desidratação provocada por diarreia.
  4. acidente vascular cerebral.
  5. parada respiratória

Resposta: E

Resolução: A toxina botulínica bloqueia a transmissão dos impulsos nervosos para os músculos, causando paralisia muscular. Isso pode resultar em uma parada respiratória, pois os músculos responsáveis pela respiração não conseguem se contrair adequadamente.

05. (PUC-Rio) Quando uma pessoa prende a respiração, ocorrem alterações sanguíneas que levam à necessidade de respirar.

A esse respeito, considere as alterações abaixo:

I – Aumento de O2.

II – Diminuição de O2.

III – Aumento de CO2.

IV – Diminuição de CO2.

Na situação descrita acima, ocorrem as alterações:

  1. Apenas I e II.
  2. Apenas I e III.
  3. Apenas I e IV.
  4. Apenas II e III.
  5. Apenas III e IV.

Resposta: D

Resolução: Durante a retenção da respiração, há uma diminuição do oxigênio (O₂) e um aumento do dióxido de carbono (CO₂) no sangue. Essas alterações são detectadas pelos quimiorreceptores que estimulam a necessidade de respirar para restaurar o equilíbrio desses gases.

06. (UEA - SIS) Um jogador de futebol de Manaus viajou para a cidade de La Paz, na Bolívia. Ao chegar à cidade, o atleta sentiu o “mal das altitudes”, mas foi melhorando com o passar dos dias. Sabe-se que, em relação ao nível do mar, as altitudes das cidades de Manaus e de La Paz são próximas de 90 m e 3600 m, respectivamente.

O mal-estar sentido pelo atleta deveu-se

  1. à desidratação excessiva dos tecidos.
  2. à retenção de sódio no sangue.
  3. à falta de anticorpos no sangue.
  4. à pouca glicose no sangue.
  5. ao pouco gás oxigênio nos tecidos.

Resposta: E

Resolução: Em altitudes elevadas, a pressão atmosférica é menor, resultando em menor disponibilidade de oxigênio. Isso pode causar sintomas como falta de ar e mal-estar devido à dificuldade do corpo em obter oxigênio suficiente.

07. (UFN) O esquema que ilustra o percurso do ar nos pulmões dos humanos é identificado pela alternativa

  1. brônquios → alvéolos → brônquios.
  2. bronquíolos → brônquios → alvéolos.
  3. alvéolos → brônquios → bronquíolos.
  4. brônquios → bronquíolos → alvéolos.
  5. bronquíolos → alvéolos → bronquíolos.

Resposta: D

Resolução: O ar entra nos pulmões passando primeiro pelos brônquios, depois pelos bronquíolos e finalmente alcança os alvéolos, onde ocorre a troca gasosa.

08. (ETEC) Praticar uma atividade física é uma experiência muito prazerosa. No entanto, às vezes, ocorre uma forte dor na região abdominal que obriga a pessoa a parar com a atividade. Essa dor pode estar associada à falta do gás oxigênio em um músculo que participa da respiração fisiológica e fica localizado entre o tórax e o abdome. Isso acontece, provavelmente, porque o exercício está sendo feito num ritmo mais intenso que o condicionamento aeróbico do praticante e, em consequência, a respiração não consegue suprir a demanda do gás oxigênio, solicitado pela musculatura.

http://tinyurl.com/m94o229%20Acesso%20em:%2008.04.2017.%20Adaptado.

O músculo a que o texto se refere é denominado

  1. bíceps.
  2. deltoide.
  3. trapézio.
  4. diafragma.
  5. miocárdio.

Resposta: D

Resolução: O diafragma é o músculo principal responsável pela respiração. Ele se contrai e se move para baixo durante a inspiração, aumentando o volume da cavidade torácica e permitindo a entrada de ar nos pulmões.

09. (UDESC) No processo de inspiração, o ar rico em __________ é filtrado, aquecido e umedecido quando passa pelas vias respiratórias, sendo levado __________. No pulmão o __________ do ar inspirado entra na circulação sanguínea. O dióxido de carbono do sangue __________ é liberado nos__________ para que seja eliminado com o ar expirado.

Assinale a alternativa que preenche corretamente, na sequência, os espaços em branco no texto acima.

  1. oxigênio – aos pulmões – oxigênio – venoso – alvéolos
  2. dióxido de carbono – aos pulmões – oxigênio – arterial – alvéolos
  3. dióxido de carbono – à traqueia – dióxido de carbono – arterial – alvéolos
  4. oxigênio – à traqueia – oxigênio – arterial – alvéolos
  5. oxigênio – aos pulmões – dióxido de carbono – venoso – alvéolos

Resposta: A

Resolução: O ar inspirado é rico em oxigênio (O₂), que é filtrado, aquecido e umedecido pelas vias respiratórias e levado aos pulmões. No pulmão, o oxigênio do ar inspirado entra na circulação sanguínea, enquanto o dióxido de carbono (CO₂) do sangue venoso é liberado nos alvéolos para ser eliminado com o ar expirado.

10. (URCA) A sequência das estruturas que formam o sistema respiratório humano da parte externa para a interna é:

  1. Fossas nasais faringe laringe traqueia – brônquios.
  2. Fossas nasais laringe esôfagotraqueia – brônquios.
  3. Fossas nasais laringe faringe traqueia – brônquios.
  4. Fossas nasais faringe esôfagotraqueia – brônquios.
  5. Fossas nasais faringe traqueia laringe– brônquios.

Resposta: A

Resolução: A sequência correta é: fossas nasais → faringe → laringe → traqueia → brônquios. Esta é a ordem pela qual o ar passa desde a entrada pelo nariz até chegar aos pulmões.

Clique Para Compartilhar Esta Página Nas Redes Sociais



Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp